Clubes que não subiram na Holanda vão à justiça para reverter decisão

Eles se sentiram prejudicados pelo cancelamento do acesso à elite, consequência do encerramento precoce da temporada

De Graafschap é um dos clubes que subiriam

De Graafschap é um dos clubes que subiriam

Facebook/De Graafschap

A justiça da Holanda realizará primeira audiência em 8 de maio, para avaliar a ação movida por Cambuur e De Graafschap, clubes da segunda divisão do campeonato do país, que se sentiram prejudicados pelo cancelamento do acesso à elite, consequência do encerramento precoce da temporada.

Leia mais: 'Rotina é fundamental para afastar atletas da depressão', diz psicólogo

O processo sobre o caso terá a forma de julgamento rápido e o magistrado responsável, que tem o poder de decretar medidas cautelares, apresentará a decisão em duas semanas, no máximo, conforme anunciou nesta sexta-feira o tribunal de Utrecht, por meio de comunicado.

Na semana passada, depois do governo da Holanda proibir eventos até setembro, a federação do país anunciou o fim da temporada, que não teve campeão, rebaixado ou ascendido à primeira divisão.

Faltando nove rodadas para o fim do segundo escalão do Campeonato Holandês, o Cambuur liderava com 66 pontos, seguido pelo De Graafschap, com 62. Os dois ocupavam a zona de subida direta à elite.

"O sangue, o suor e as lágrimas derramadas durante um ano foram em vão e isso não é digestível. Consideramos que devemos a nossos jogadores, comissão técnica, funcionários, torcedores e patrocinadores, desafiar essa injusta decisão", divulgou o Cambuur, em comunicado que informou ter ido à justiça.

Veja também: Orçamento alto do Flamengo se traduz em títulos para o clube

O líder da segunda divisão aponta que, devido a vantagem de 11 pontos para o terceiro na tabela, o Volendam, e a pequena chance de não subirem de divisão, já vinha planejando a temporada seguinte, por exemplo, com renovação de contrato de quatro jogadores.

Por causa do encerramento da temporada, a elite do futebol da Holanda, por exemplo, não terá campeão. Ajax e AZ Alkmaar, que estavam nos dois primeiros lugares, com o mesmo número de pontos, foram indicados para disputar a próxima edição da Liga dos Campeões.

Memes: falta de futebol deixa internautas 'doentes' de saudades