Futebol Classificação antecipada garante mais um recorde a Tite: "Agora vamos consolidar a equipe"

Classificação antecipada garante mais um recorde a Tite: "Agora vamos consolidar a equipe"

Seleção brasileira carimbou passaporte para Rússia com quatro rodadas de antecedência

  • Futebol | André Avelar e Dado Abreu, do R7

É oficial. A seleção brasileira carimbou o passaporte para a Copa do Mundo da Rússia. Com a vitória diante do Paraguai, na Arena Corinthians, somada à derrota do Uruguai, no Peru, o Brasil garantiu matematicamente a classificação para o Mundial de 2018 restando quatro rodadas para o término das Eliminatórias. A conquista de forma antecipada representa mais um recorde no impressionante retrospecto do time comandado por Tite.

Desde que o torneio sul-americano passou a ser disputado por pontos corridos, nenhuma seleção havia garantido a vaga com tamanha antecedência. Até então, a classificação mais precoce havia sido da Argentina, em 2002, quando a Albiceleste assegurou a vaga faltando três rodadas para o encerramento do torneio classificatório.

“Agora vamos consolidar a equipe”, comentou Tite. “Na medida que tu repetes o desempenho, e não oscila, vai criando consistência. Ela fica marcante, pesada. Mas, não é só não tomar gol. É consolidar. A equipe não está pronta”, garantiu o treinador que chegou a sua oitava vitória seguida nas Eliminatórias e continua com 100% de aproveitamento na seleção. 

O discurso do treinador é semelhante ao de Renato Augusto, cérebro de Tite dentro de campo. “Não adianta só classificar. Tem que manter padrão e jogar bem. Nos últimos jogos encontramos um padrão que deu sustentação à equipe, tanto na parte defensiva como ofensiva. Por isso, temos um equilíbrio que nos dá tranquilidade maior para trabalhar, para ter confiança”, comentou o meia.

Para consolidar a equipe, como exige Tite, e manter o padrão, esperado por Renato Augusto, a seleção terá mais quatro jogos nas Eliminatórias. Em 31 de agosto a equipe recebe, em local ainda não definido, o Equador, que derrapou nas últimas rodadas, mas ainda sonha com uma vaga na Copa do Mundo. Na sequência, no dia 5 de setembro, o desafio é fora de casa, contra a Colômbia, que vem de vitória. Para fechar a fase de classificação o Brasil encara a Bolívia, na altitude de La Paz, e o Chile, em terras brasileiras.

“A equipe está crescendo e se consolidando, sem medo de ser feliz. Se ela está confiante, que continue confiante. Se está alegre, que continue alegre. E eu vou seguir monitorando, para ela estar sólida, consistente”, frisou Tite, que com a classificação garantida deverá dar oportunidade a mais atletas. “No momento de classificação, abre perspectivas. Como aconteceu [no amistoso] contra a Colômbia, abre oportunidade para outros jogadores atuarem. Otimizarem, para outras oportunidades acontecerem”.

R7 Esportes: Inscreva-se no canal do Youtube

Últimas