Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Corinthians quer retomar caminho das conquistas no Paulistão 2022

Maior campeão estadual, Timão foi buscar reforços experientes e já conhecidos da Fiel, como Paulinho, Renato Augusto e Willian

Campeonato Paulista|Do Live Futebol BR

Técnico Sylvinho está à frente do elenco corintiano neste Paulistão
Técnico Sylvinho está à frente do elenco corintiano neste Paulistão Técnico Sylvinho está à frente do elenco corintiano neste Paulistão

Maior campeão estadual, com 30 títulos, o Corinthians inicia a disputa do Paulistão 2022 buscando retomar o caminho das conquistas, que não ocorrem desde 2019. O último troféu levantado pelo Timão foi justamente no Campeonato Paulista daquele ano, quando a equipe ainda era comandada por Fábio Carille – hoje no Santos.

Nos últimos dois anos, Tiago Nunes e Vágner Mancini não conseguiram aumentar a conta alvinegra e viram os rivais Palmeiras e São Paulo comemorarem.

Repleta de "nomes de peso", como Róger Guedes, Renato Augusto, Paulinho, Giuliano e Willian, a equipe agora comandada por Sylvinho pretende voltar a ser dominante no estado.

O time

Publicidade

O Alvinegro inicia o Paulistão 2022 com um elenco bem diferente do que parou nas semifinais da última edição para o Palmeiras.

Do plantel que terminou o campeonato de 2021, saíram Bruno Méndez (Internacional), Jemerson (Metz, da França), Araos (Necaxa, do México), Camacho (Santos), Cazares (Fluminense), Matheus Vital (Panathinaikos), Otero (Cruz Azul, do México), Ramiro (Al-Wasl FC, dos Emirados Árabes) e Léo Natel (APOEL, do Chipre).

Publicidade

Além deles, não seguem no Corinthians para a nova temporada: Éderson (Fortaleza), Sornoza (Independiente Del Valle), Everaldo (América-MG), Matheus Davó (São Bernardo), Janderson (Grêmio), Léo Santos (Ponte Preta), Matheus Alexandre (Coritiba), Matheus Jesus (Ponte Preta), Richard (Ceará), Vitinho (Vasco), Thiaguinho (Santo André), Cauê (Lommel SK, da Bélgica), Rafael Bilu (Criciúma) e Caíque França (Ponte Preta).

Em contrapartida, o clube do Parque São Jorge se reforçou e inicia a caminhada no estadual com a volta de algumas caras bem conhecidas pela Fiel Torcida: o volante Paulinho e os meio-campistas Renato Augusto (Beijing Guoan, da China) e Willian (Arsenal), esses dois últimos que vieram na janela de transferências do meio do ano passado e por isso não chegaram a jogar o último estadual.

Publicidade

Além deles, o Corinthians trouxe Róger Guedes (Shandong Taishan, da China), Giuliano (İstanbul Başakşehir, da Turquia), Bruno Melo (Fortaleza), Robson Bambu (Nice, da França) e Ivan (Ponte Preta) – desses, só o goleiro que estava na Macaca ainda não foi anunciado oficialmente.

O técnico

Contratado para assumir o time no lugar de Vágner Mancini após a eliminação no Paulista de 2021, Sylvinho tentará seu primeiro título como treinador.

Como jogador, o ex-lateral revelado nas categorias de base do Timão conquistou pelo clube três estaduais (1995, 1997 e 1999), além da Copa do Brasil de 1995 e do Brasileirão de 1998.

Depois da campanha no Brasileirão no ano passado que levou o time diretamente para a fase de grupos da Libertadores, o comandante foi confirmado para a temporada 2022 e segue prestigiado dentro do clube.

Provável escalação

Com chegadas e partidas, o Corinthians de Sylvinho deve ter como time principal no Paulistão a seguinte formação:

Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Cantillo, Giuliano e Renato Augusto; Willian, Roger Guedes e Mantuan.

Histórico no estadual

Maior campeão estadual, com 30 títulos, o Corinthians busca quebrar uma sequência de dois anos vendo seus maiores rivais, Palmeiras e São Paulo, conquistar o Paulistão.

O jejum que veio após o tricampeonato de 2017/2018/2019, no entanto, não chega perto do maior do período sem conquistas corintianas de expressão. Exatos 22 anos, oito meses e sete dias separaram a conquista do Paulistão de 1954 (que teve sua final em fevereiro de 1955) e a explosão da Fiel com o gol de Basílio em 1977.

Desde então, o maior período sem conquistas estaduais do clube foi de seis anos.

Estreia

A estreia do Corinthians no Paulistão 2022 está marcada para a próxima terça-feira (25) e será contra a Ferroviária, às 21h, na Neo Química Arena. O Timão está no grupo A, ao lado de Guarani, Inter de Limeira e Água Santa.

Veja 11 bons motivos para acompanhar o futebol na Record TV

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.