Novo Coronavírus

Futebol Brasil mantém 3º lugar no ranking da Fifa após parada do futebol

Brasil mantém 3º lugar no ranking da Fifa após parada do futebol

Com retorno do futebol e principais seleções europeias atuando, Brasil se mantém atrás de Bélgica e França. Portugal subiu para 5ª colocação

Agência Estado - Esportes
Última partida da seleção brasileira foi em novembro de 2019

Última partida da seleção brasileira foi em novembro de 2019

Lucas Figueiredo/CBF

A Fifa divulgou nesta quinta-feira (17) a primeira atualização de seu ranking desde o início da pandemia do novo coronavírus, que paralisou o futebol em todo o mundo por, pelo menos, três meses. As competições começaram a ser retomadas aos poucos a partir de maio e as seleções, principalmente as europeias, voltaram a entrar em campo neste mês. Assim, a Bélgica segue na liderança, seguida pela França e pelo Brasil.

Depois de seis meses de interrupção das competições e dos jogos internacionais devido à pandemia da covid-19, as 55 partidas realizadas em setembro entre seleções europeias, além do amistoso entre Usbequistão e Casaquistão (vitória dos usbeques por 2 a 1), produziu efeito no ranking e causou mudanças no Top 10.

Com vitórias sobre Dinamarca e Islândia, pelas primeiras rodadas da Liga das Nações da Uefa, a Bélgica manteve a ponta, com 1.773 pontos. A França, que bateu Suécia e Croácia, está em segundo com 1.744. Sem entrar em campo desde novembro do ano passado, a seleção brasileira é a terceira colocada, mas agora mais distante das rivais com 1.712.

A Inglaterra está em quarto lugar e a primeira mudança no Top 5 acontece em seguida. Com os triunfos sobre croatas e suecos, Portugal subiu para o quinto posto e ultrapassou Uruguai, em sexto, e Croácia, que despencou para a oitava colocação. A sétima posição está com a Espanha. Argentina e Colômbia completam o Top 10 do ranking.

Veja mais: Derrota de Neymar no julgamento. E racismo será apenas 'investigado'

Outras seleções com tradição, Itália, Holanda e Alemanha ganharam uma colocação cada com a queda de três posições da Suíça e ocupam, respectivamente, os 12.º, 13.º e 14.º lugares. O México ainda está à frente de todas no 11.º posto.

A Fifa atualizará o ranking no próximo dia 22 de outubro, depois de uma Data Fifa na qual é esperado que todas as seleções entrem em campo por competições continentais ou pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, que será no Catar.

Confira o ranking da Fifa:

1.º - Bélgica - 1.773 pontos

2.º - França - 1.744

3.º - Brasil - 1.712

4.º - Inglaterra - 1.664

5.º - Portugal - 1.653

6.º - Uruguai - 1.645

7.º - Espanha - 1.642

8.º - Croácia - 1.628

9.º - Argentina - 1.623

10.º - Colômbia - 1.622

Curta a página do R7 Esportes no Facebook

Neymar é homofóbico? Briga em campo é 2ª acusação em 3 meses

Últimas