Futebol Artilheiros do Paulistão não passam dos dez gols pelo 3º ano seguido

Artilheiros do Paulistão não passam dos dez gols pelo 3º ano seguido

Jean Mota, do Santos, terminou como grande goleador ao balançar a rede em sete oportunidades; no campeão Corinthians, Gustagol marcou quatro

Corinthians x São Paulo

Jean Mota, do Santos, foi um dos artilheiros do campeonato

Jean Mota, do Santos, foi um dos artilheiros do campeonato

@SantosFC

Nem as rivalidades regionais foram suficientes para os artilheiros livrarem seus times de uma marca negativa neste Campeonato Paulista. Pelo terceiro ano consecutivo, o principal goleador da competição não chegou a dez gols. Neste ano, aliás, o campeão Corinthians e o vice São Paulo não tiveram sequer o grande artista do espetáculo. O meia Jean Mota, do Santos, terminou a competição com sete gols.

COSME: Corinthians legítimo tri. O 30º título do 'dono' de São Paulo

Pelo lado do Corinthians, Gustagol tratou de anotar quatro dos 16 gols do time - Vagner Love, autor do gol do título neste domingo (21), no Itaquerão, marcou seu primeiro gol na competição. Já pelo lado do São Paulo, que fez 17 gols na competição, Pablo, que não pôde jogar a final por conta de uma cirurgia na região lombar, também balançou as redes em apenas quatro oportunidades, nos 18 jogos da equipe.

Em 2018, o vice-campeão Palmeiras teve Miguel Borja como artilheiro, tendo marcado também sete gols. Para se ter uma ideia, antes da marca do colombiano, lá em 1916, em outros tempos, formatos e até organização, o Corinthians, do artilheiro Aparício (sete gols, nas oito partidas realizadas) levou o campeonato organizado pela então LPF (Liga Paulista de Foot-Ball) — a Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos).

LANCELLOTTI: Enfim, depois de oito décadas, o tricampeonato

Ao longo dos anos, claro, a própria importância do Paulistão foi sendo modificada. Em 2017, William Pottker, da Ponte Preta, e Gilberto, do São Paulo, dividiram a artilharia com nove gols. O único a pasar dos dez gols nos últimos anos foi o atacante Roger, então pelo Red Bull Brasil, que marcou em 11 oportunidades.

Confira os últimos dez artilheiros do Paulistão:

2019 - Jean Mota (Santos) - 7 gols
2018 - Borja (Palmeiras) - 7 gols
2017 - Pottker (Ponte Preta) e Gilberto (São Paulo) - 9 gols
2016 - Roger (Red Bull Brasil) - 11 gols
2015 - Ricardo Oliveira (Santos) - 11 gols
2014 - Alan Kardec (Palmeiras) - 9 gols
2013 - William (Ponte Preta) - 13 gols
2012 - Neymar (Santos) - 20 gols
2011 - Liedson (Corinthians) - 11 gols
2010 - Ricardo Bueno (Oeste) - 16 gols

Curta a página de Esportes do R7 no Facebook

Gustagol vai de desacreditado a campeão paulista no Corinthians