Abel Braga é confirmado novo técnico do Cruzeiro no Brasileirão

Treinador, de 67 anos, fechou contrato com duração até final de 2020 e chega ao clube mineiro para substituir demitido Rogério Ceni

Último trabalho de Abel Braga havia sido no Flamengo, em maio deste ano

Último trabalho de Abel Braga havia sido no Flamengo, em maio deste ano

Divulgação/Cruzeiro

O Cruzeiro confirmou na tarde desta sexta-feira (27) que Abel Braga será o novo treinador da equipe celeste. O carioca, de 67 anos, fechou contrato com duração até o final de 2020 e chega ao clube para substituir o demitido Rogério Ceni.

Abel defendeu o Cruzeiro como jogador nos anos de 1981 e 1982 e iniciou a trajetória de técnico no ano de 1985, quando dirigiu o Goytacaz-RJ. Em mais de três décadas de carreira, o profissional comandou clubes como Internacional, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e Olympique de Marseille, enfileirando grandes conquistas.

Seu título de maior expressão na carreira é o Mundial de Clubes de 2006, conquistado pelo Internacional, time pelo qual também venceu a Copa Libertadores daquele ano. Pelo Fluminense, Abel foi campeão brasileiro em 2012.

O vice-presidente de futebol da Raposa, Itair Machado, fez o anúncio da contratação de Abel, que treinou o Flamengo antes de acertar com o clube mineiro.

Abel terá duas missões imediatas na chegada ao Cruzeiro: ajustar o time para reagir e sair da zona do rebaixamento e controlar o vestiário celeste, comandado por veteranos do elenco.

O Cruzeiro é o 17º colocado no Brasileiro com 19 pontos em 22 jogos. Abelão será o terceiro comandante da Raposa neste temporada. Mano Menezes e Rogério Ceni também comandaram o time azul este ano.

Abel Braga tem fama se relacionar bem com medalhões, tendo treinado alguns que estão no Cruzeiro, como Thiago Neves e Fred. Antes de Abel Braga, o Cruzeiro tentou contratar Dorival Júnior e até Luiz Felipe Scolari, porém sem sucesso.

'Dança das cadeiras': Brasileirão já teve 13 quedas de técnico em 2019