Esportes Olímpicos Olimpíada de Tóquio será realizada sem público estrangeiro

Olimpíada de Tóquio será realizada sem público estrangeiro

Segundo agência internacional de notícias, autoridades japonesas temem disseminação de variantes do coronavírus

Jogos Olímpicos de Tóquio-2021 serão realizados sem público estrangeiro

Jogos Olímpicos de Tóquio-2021 serão realizados sem público estrangeiro

Kim Kyung-Hoon/Reuters - 3/2/2021

Os Jogos Olímpicos de Tóquio-2021 serão realizados sem a presença de público estrangeiro, segundo a agência de notícias Kyodo News. O objetivo das autoridades japonesas, claro, é evitar a disseminação do coronavírus no país, especialmente após a confirmação da existência de variantes do vírus, mais transmitíveis e, portanto, mais perigosas.

O governo e o comitê japonês que organiza os Jogos devem se reunir ainda nesse mês, de forma virtual e remota, com o COI (Comitê Olímpico Internacional) e duas outras entidades para formalizar a decisão de não permitir público de fora do país no evento esportivo.

No início do mês, surgiram as primeiras informações sobre uma possível exclusão de público estrangeiro em Tóquio-2021. No dia 3, após uma reunião por videoconferência do Comitê Organizador com as autoridades de saúde do país e membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) e Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), ficou definido que a decisão final sobre o assunto será dada no final deste mês.

Posteriormente, em abril, as autoridades japonesas se reúnem para decidir o número de espectadores permitidos para cada evento esportivo. Os diferentes locais de provas permitem uma flexibilidade de público. 

Além das restrições durante os Jogos, a tradicional cerimônia de abertura com a tocha olímpica também será realizada sem público, para evitar aglomerações nas ruas. Por conta disso, a cerimônia será feita em Fukushima, com poucos participantes e convidados.

Parte da população japonesa se opõe aos eventos esportivos em meio à pandemia. Uma pesquisa realizada em janeiro mostrou que mais de 75% dos entrevistados gostariam que os Jogos fossem cancelados ou novamente adiados. O COI já avisou que não vai adiar a Olimpíada. Se ela não acontecer na nova data, será cancelada.

Conheça as mascotes de todos os Jogos Olímpicos de Verão

Últimas