Pelé - 80 anos do Rei do Futebol

Especiais Pelé no Brasil de Pelotas? Troca por Joaquinzinho quase aconteceu

Pelé no Brasil de Pelotas? Troca por Joaquinzinho quase aconteceu

Rei do Futebol, que completa 80 anos na sexta-feira (23), havia chamado atenção dos dirigentes do time gaúcho, em excursão pelo Rio Grande do Sul

Pelé havia feito apenas 11 partidas

Pelé havia feito apenas 11 partidas

Estadão Conteúdo - 1/1/1956

A história do Santos se misturou com a história de Pelé, sobretudo, nas décadas de 1950, 60 e 70. Mas como teria sido o futebol se o Atleta do Século, que completa 80 anos na sexta-feira (23), tivesse jogado no Brasil de Pelotas? Pelé, ainda garoto, por pouco não foi trocado com Joaquinzinho.

O Santos excursionava pelo interior do Rio Grande do Sul, em 1957. Com apenas 11 jogos pelo Peixe, aquele que viria a ser o Rei do Futebol chamou a atenção dos dirigentes xavantes. Aos 16 anos, ele não marcou, mas foi um dos destaques do empate por 2 a 2, no Estádio Boca do Lobo.

A proposta então teria acontecido no saguão do Grande Hotel de Pelotas. O time gaúcho teria oferecido o atacante Joaquinzinho, que havia marcado um gol no amistoso, e uma quantia em dinheiro em troca do pupilo do técnico Luiz Alonso Perez, o Lula. Nada feito. O treinador recusou a proposta e disse que Pelé era um diamante que ainda estava sendo lapidado.

Joaquinzinho, Joaquim Gilberto da Silva, se destacou no Brasil de Pelotas e depois jogou no Internacional, Corinthians, Fluminense, entre outros clubes. Ele morreu em 2007, em Pelotas.

Neymar, Ronaldo, Pelé... Veja atletas que apareceram em 'Os Simpsons'

Últimas