Pelé - Rei do Futebol

Especiais Pelé nasceu ‘Edison’, com ‘i’, em certidão que tentou corrigir grafia

Pelé nasceu ‘Edison’, com ‘i’, em certidão que tentou corrigir grafia

Dondinho, pai de Edson Arantes do Nascimento, queria homenagear Thomas Edison, inventor da luz elétrica, que iluminava Três Corações (MG)

  • Especiais | Do R7

Certidão de Pelé grafa 'Edison' e nascimento em 21 de outubro

Certidão de Pelé grafa 'Edison' e nascimento em 21 de outubro

Reprodução

A pergunta parece de game-show: “qual o verdadeiro nome de Pelé?”. Alguém pode até não lembrar, mas a resposta é Edson Arantes do Nascimento. Mas por que a certidão do Rei do Futebol, que completa 80 anos nesta sexta-feira (23), aparece Edison, com “i”? Pior. Por que está grafado que o Atleta do Século faz aniversário no dia 21?

Lá em 1940, como explica o próprio ex-jogador no livro Pelé, a autobiografia (2006), as exigências dos cartórios não eram assim tão exatas. Pelé conta que o pai, João Ramos do Nascimento, o Dondinho, queria sim homenagear o inventor norte-americano Thomas Edison, grafado com “i”, já que a luz elétrica havia acabado de chegar em Três Corações (MG). Mas a vogal seria omitida.

“Eu sou Edson sem 'i', mas para o meu eterno incômodo, frequentemente o 'i' aparece em documentos oficiais e volta e meia sou obrigado a explicar o motivo”, conta Pelé.

Já em relação à data de nascimento, não há uma explicação muito exata. Como Dondinho, casado com Celeste Arantes, registrou o filho quase um mês após o nascimento, é provável que tenha havido uma confusão nos dias. Nos documentos posteriores, o nome e a data aparecem Edson Arantes do Nascimento, nascido em 23 de outubro de 1940.

Arte/R7

CBF reúne tricampeões mundiais para inaugurar estátua de Pelé

Últimas