Especiais Arara curiosa pega carona com ciclistas e intriga especialista

Arara curiosa pega carona com ciclistas e intriga especialista

Ornitólogo Willian Menq atribui caso à juventude do animal que seguiu grupo por cerca de 10 minutos entre Monte Alto e Barrinha, no interior de São Paulo

Arara ciclistas

Arara pegou carona com ciclista

Arara pegou carona com ciclista

Reprodução

Você sai para pedalar com os amigos, em um domingo de manhã, e depois de bons cem quilômetros sobre a bicicleta tem uma volta para casa especial. Uma curiosa arara decidiu acompanhar um grupo de ciclistas no último fim de semana, entre Monte Alto e Barrinha, no interior de São Paulo, e chamou a atenção de atletas e especialistas.

O grupo de praticantes já havia cumprido o exercício do dia, a 350 km da capital paulista, quando, na volta para casa, se deparou com um colorido atípico no céu. Uma arara-vermelha simplesmente se aproximou do grupo de cores igualmente extravagantes, capacete e, claro, bicicleta e decidiu não só dar rasantes, como também pegar uma carona por cerca de dez minutos.

LANCELLOTTI: Warriors sonham em virar a Dinastia das Dinastias

Jovem e curioso

Apesar dos muitos vídeos na internet registrando momentos semelhantes pelo Brasil, o ornitólogo Willian Menq, especialista em ecologia e conservação de aves de rapina neotropicais, garante que o momento é “bem interessante e intrigante”. Mais do que isso, o especialista, que é mestre em zoologia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina),  explica que inúmeros fatores podem despertar a atenção desses animais.

“As araras são aves bem inteligentes e bem curiosas, principalmente as jovens. Pode ser que o grupo estava passando de bicicleta e um jovem curioso decidiu surfar, voando de forma rasante pela cabeça deles. Não é comum essas interações de animais selvagens”, disse Menq, que pontua também uma possível oferta de alimento ao animal.

“Como a gente não sabe se é uma ave proveniente de soltura, é outra história e pode ter associado o humano a alimento por exemplo”, concluiu o ornitólogo.

Sucesso nas redes

Perfis dedicados ao ciclismo se encantaram com as imagens na internet. O “Mundo das Bikes”, no Instagram, foi um dos primeiros a mencionar o caso, com uma “pontinha de inveja” pela companhia especial no passeio pela margem da Rodovia Carlos Tonani (SP-333). Ronaldo Silva, administrador da conta no Instagram, se disse surpreso com o episódio.

COSME: Neymar, 70 dias fora. Injeções de células-tronco e não operação

“É a primeira vez que vejo algo assim. Essa arara é lá da região mesmo e sempre dócil com todo mundo. É uma coisa incrível para a gente que pratica e gosta de ciclismo e da natureza”, disse Silva.

Curta a página de Esportes do R7 no Facebook

Lady Gaga, Katy Perry, Madonna: grandes shows do Super Bowl

    Access log