Esportes Erro administrativo tira seis nadadores poloneses dos Jogos de Tóquio

Erro administrativo tira seis nadadores poloneses dos Jogos de Tóquio

Seis nadadores poloneses que deveriam participar dos Jogos de Tóquio tiveram que deixar o Japão antes do início da competição devido a um erro administrativo da Federação Polonesa de Natação (PZP). Ocorre que a entidade inscreveu mais atletas para o evento do que o permitido.

De volta à Polônia no domingo, os nadadores Bartosz Piszczorowicz, Mateusz Chowaniec, Jan Holub, Alicja Tchorz, Dominika Kossakowska e Aleksandra Polanska ameaçaram abrir um processo contra a entidade e pediram a renúncia do presidente da PZP. Além dos atletas prejudicados, os outros 17 nadadores que seguiram em Tóquio também endossaram o pedido de saída da diretoria da federação polonesa.

"Quero expressar meu mais profundo pesar e tristeza pela situação", lamentou o presidente da federação, Pawel Slominski, em um comunicado, reconhecendo o erro. Ele também afirmou ter tomado ciência da situação quando os nadadores já haviam embarcado para a capital japonesa e disse compreender a insatisfação dos nadadores: "A reação, suas emoções e ataques à PZP são justificáveis", avaliou.

Alicja Tchorz, uma das seis integrantes da equipe de natação que regressou à Polônia, denunciou nas redes sociais a "incompetência" da PZP, dizendo que a federação "não entendeu as regras".

"Imagine dedicar cinco anos de sua vida e lutar para competir no mais importante evento esportivo, abrir mão de sua vida privada e seu trabalho, sacrificando sua família. O resultado de sua dedicação é um fiasco total. E você tem seus sonhos negados por causa da incompetência de terceiros", reclamou Tchorz, que participou das Olimpíadas de 2012 e 2016.

Chowaniec usou o Instagram para dizer que está "profundamente chocado" e que se trata de "uma situação absurda para mim que nunca deveria ter acontecido. Espero eventualmente acordar deste pesadelo. Lamento que, devido a pessoas incompetentes da FZP, eu esteja na Polônia e não na capital do Japão."

A cerimônia de abertura dos Jogos de Tóquio é nesta sexta-feira, às 8h (horário de Brasília), e as provas de natação começam no sábado.

Últimas