IGN IGN Spoiler: A história de Bioshock Infinite

IGN Spoiler: A história de Bioshock Infinite

Relembre uma das melhores histórias dos games

Relembre uma das melhores histórias dos games

Um dos grandes games do final da geração passada é BioShock Infinite. Lançado para PC, PS3 e Xbox 360 em 26 de março 2013 (e remasterizado para PS4 e Xbox One posteriormente), o game traz uma história tão incrível quanto o seu gameplay, ao apresentar uma cidade voadora chamada Columbia e seu maluco criador Comstock.

Para que você entenda tudo o que acontece nesse grande game, obrigatório para ter em sua biblioteca, este IGN Spoiler conta tudo para você.

História

Em 1893, o carismático líder religioso Zachary Comstock apresentou ao mundo sua grande invenção: a cidade flutuante de Columbia. Utilizando a “partícula Lutece” -- descoberta pela cientista Rosalind Lutece -- a cidade podia voar pelos céus graças a levitação quântica. Ela era o orgulho do governo americano, sendo um símbolo de supremacia política e religiosa. Mas todo o deslumbre se tornou medo no ano de 1901.

Durante a Rebelião dos Boxer -- um levante anti-ocidental e anti-cristão que aconteceu na China--, Columbia atacou e destruiu Pequim, a capital chinesa sem autorização do governo americano. Recebendo ordens para ser desativada, em 1902 a cidade cortou laços com o governo e desapareceu no ano seguinte.

Sob o domínio de Comstock, reverenciado como um grande profeta religioso, a cidade era uma ditadura teocrática. Para ele, foi um erro abolir a escravidão, e ele incentivava a supremacia racial na cidade. Essa religião com cunho de partido político era chamada de The Founders, e reverenciava os chamados fundadores dos Estados Unidos, como George Washington.

Minorias eram obrigadas a trabalhar nas indústrias de Columbia, em um regime quase escravo. Qualquer tentativa de mudar a situação era fortemente reprimida pela polícia.

A tecnologia de Rosalind, que lhe permitia ver universos alternativos, foi usada por Comstock para fins religiosos. Olhando os possíveis futuros, ele fingia para a população que tinha a habilidade de prever acontecimentos, garantindo assim o título de Profeta.

Rosalind usa a mesma tecnologia para se encontrar com Robert Lutece, sua contraparte masculina em outra realidade. Juntos, os chamados Gêmeos Lutece -- que, de certo modo, são a mesma pessoa em diferentes planos -- expandem ainda mais sua tecnologia quântica.

É nesta época que um milagre acontece, ou pelo menos, é isso que Comstock conta para a população. Annabelle Comstock, esposa de Zachary, gera sozinha uma criança e dá a luz em apenas sete dias. Ela seria a sucessora do trono de Columbia, e sua missão seria varrer os “pecados” do mundo lá embaixo. Esta criança é chamada de Elizabeth.

Continua na próxima página...

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!

Continuação da página anterior.

Comstock, por motivos que falaremos mais para frente, mata sua esposa e culpa Daisy Fitzroy, uma de suas empregadas. Mas Daisy escapa e funda a Vox Populi, movimento revolucionário que visa derrubar a sociedade racista e elitista de Columbia.

Ele também sabota a invenção dos Lutece, com o objetivo de matá-los. Mas o resultado é espalhar os dois pelo contínuo do espaço tempo, permitindo que eles viagem por todas as realidades.

E aqui chegamos no ano de 1912, quando começa a história de Bioshock Infinite, jogo da 2K Games lançado em 2013. Sim, estamos apenas começando.

É em 1912 que Booker DeWitt é contratado pelos Lutece com uma missão: Ir até Columbia, sequestrar Elizabeth e com isso pagar sua dívida. Uma dívida que é muito maior do que Booker imagina. Uma dívida que mudou sua vida no passado e mudará o mundo e as realidades para todo o sempre.

O Falso Profeta

Booker é levado pelos Lutece para um farol no meio do oceano. Este farol é o acesso até Columbia. Ao entrar na cidade, ele é obrigado a passar por um batismo.

Tudo corre normalmente até a polícia ver na mão de Booker uma tatuagem escrita AD. Comstock profetizou que um dia um homem chegaria à cidade com esta marca. Este homem faria com que Elizabeth deixasse seu caminho de salvadora e provocaria a queda de Columbia. Isso basta para que Booker passe a ser chamado de Falso Pastor e comece a ser caçado pela polícia.

Booker parte para Monument Island, onde Elizabeth é mantida em uma torre. Matando todos em seu caminho, ele alcança seu objetivo de chegar até a jovem. Mas o que deveria ser um sequestro, se torna um resgate: Elizabeth revela ser mantida em cativeiro na torre e vê em Booker sua chance de escapar.

Ela também revela ter o poder de abrir fendas no espaço tempo, podendo trazer objetos de diferentes realidades. É aqui que Booker conhece Songbird, uma gigantesca criatura de ferro que protege Elizabeth e a vê como uma filha. Lembra dos Big Daddies e das Little Sisters? É quase isso.

A dupla passa por muitas aventuras, matando todos que se colocam em seu caminho. Eles roubam um dirigível, com o objetivo de usá-lo para fugir de Columbia. Elizabeth tem o sonho de ir para Paris, e Booker diz que vai levá-la à Cidade Luz, o que obviamente é uma mentira. Ele na verdade direciona o dirigível para Nova Iorque, pronto para entregá-la aos Lutece.

Os dois brigam, mas não vão longe. Daisy Fitzroy toma o controle do dirigível e diz que só o devolverá para Booker se ele recuperar um carregamento de armas em troca.

No entanto, Elizabeth já usou muito de seus poderes até aqui, e começa a perdê-los de controle. Como resultado, uma fenda é aberta acidentalmente e os leva para outra realidade: na qual Booker morreu e se tornou um mártir para a Vox Populi.

Um mártir só tem valor se estiver morto, concorda? Bom, quer você concorde ou não, é assim que Daisy pensa. Vendo que um novo Booker chegou a esta realidade, a líder rebelde passa a caçá-lo, para que a força de sua causa não diminua. Agora, Booker e Elizabeth tem a Vox Populi como inimigos.

Após muitas batalhas, eles ficam frente a frente com Daisy. Ela está usando uma criança como refém. Para salvar a criança, Elizabeth mata Daisy.

Apesar de ajudar Booker a matar muitas pessoas, esta é a primeira vez que Elizabeth mata alguém com suas próprias mãos. Ela agora é uma assassina, algo que a muda completamente. Simbolizando a mudança, ela corta os longos cabelos.

Songbird

A dupla tenta fugir em um dirigível, mas é impedida por Songbird. Se enquanto a criatura existir será impossível sair de Columbia, é preciso achar uma forma de controlar o grande pássaro de ferro.

A dupla chega até a lápide de Annabelle Comstock. Lá, Comstock usa um mecanismo para tentar conter os poderes de Elizabeth, fazendo com que seja criado um espectro de Annabelle, um ser nascido dos sentimentos negativos da mulher.

Booker e Elizabeth enfrentam o espectro e o derrotam. Aqui, uma verdade é revelada. De tanto usar as invenções quânticas dos Lutece, Comstock se tornou estéril. Ele deseja ter um filho do próprio sangue, de forma a carregar seus ideais e ser o futuro líder de Columbia.

Para isso, Comstock pede para os Lutece buscarem um filho que outra versão dele teria tido em outra realidade. E ele existe na realidade de Robert. Ou melhor, ela: foi assim que Elizabeth foi parar em Columbia: ela era filha de Comstock em uma das realidades paralelas. Com medo dos poderes da garota, Comstock constrói um grande mecanismo que limita seus poderes -- não é a toa que ela estava em uma torre.

Annabelle é contra a atitude do marido, e ameaça revelar a verdade sobre Elizabeth. E é por isso que Comstock a mata. E para garantir que a verdade nunca seja revelada, ele tenta matar os Lutece também.

Com esta verdade revelada, Booker e Elizabeth partem para a casa de Comstock, acreditando que lá eles encontrarão uma forma de controlar Songbird. Mas o pássaro aparece e sequestra a garota.

Em sua busca para resgatá-la, Booker é levado para o futuro. Lá, ele se encontra com uma velha Elizabeth e testemunha um futuro aterrador. Nesta realidade, ele não foi capaz de salvar Elizabeth. Por isso, ela sofre lavagem cerebral e se torna tudo que seu pai sonhou: uma ditadora que usa Columbia para atacar e destruir todo o mundo da superfície.A velha Elizabeth diz que em todas as realidades Songbird impede a fuga dos dois. Ela então entrega um papel para Booker, dizendo que isto impedirá que a Elizabeth que Booker tenta proteger se torne a velha que trouxe destruição ao mundo.

Após Booker conseguir se reencontrar com a jovem Elizabeth, eles vão juntos para o dirigível de Comstock. Lá, eles finalmente se encontram com o Profeta. Booker o mata, afogando o profeta em uma pira de batismo.

A Vox Populi ataca o dirigível. Elizabeth percebe que o papel entregue pela Velha Elizabeth é uma canção. Usando um tocador de músicas, Booker e Elizabeth usam a melodia para controlar Songbird.

Uma grande batalha tem início no dirigível, com a ajuda de Songbird para derrotar a Vox Populi. Após a batalha, Booker ordena que Songbird destrua o mecanismo que limita os poderes de Elizabeth.

Isto faz com que o tocador que Booker estava usando para controlar o pássaro se quebre e então a criatura o ataca. Elizabeth, no entanto, está tranquila. Com seus poderes completos, ela abre uma fenda que transporta ela, Booker e Songbird para uma cidade no fundo do oceano. Songbird, no entanto, fica do lado de fora, morrendo pela pressão do oceano enquanto vê a jovem pela última vez.

Anna DeWitt

Booker e Elizabeth deixam a cidade por meio de um farol. Eles saem em um local estranho, que Elizabeth explica ser fora do espaço tempo. Lá, eles vêem vários faróis, Elizabeths e Bookers. A jovem então revela toda a verdade sobre ela, Booker e Comstock. Prestem bastante atenção, pois a verdade é um tanto complexa:

Elizabeth explica que existem infinitos universos, alguns com pequenas diferenças, outros com muitas diferenças. Em alguns, em vez de existir Columbia, existe uma cidade submersa chamada Rapture. Mas existe uma constante entre todas as realidades, ou melhor, três constantes. São elas: a existência de um homem de grandes ambições, um farol e uma cidade.

Esta não é a primeira tentativa dos Lutece de corrigir seus erros de viagens no tempo e tudo o que isso acarretou. Eles já trouxeram vários Bookers de várias realidades para deter Comstock, e mesmo que eles tenham tido sucesso, Comstock continuaria vivendo em outras realidades.

Para pôr um fim definitivo no profeta ditador, é preciso impedir que ele “nasça”. E seu nascimento é o dia de seu batismo. O dia em que um homem amargurado pelas coisas que viu e fez na guerra decide buscar redenção através da religião. Este é o dia em que Booker DeWiit se torna Zachary Comstock.

Comstock e Booker são a mesma pessoa! Booker existe em uma realidade onde ele recusa o batismo, enquanto Comstock existe na realidade em que o batismo foi aceito. Esse batismo é basicamente um pacto: cheio de dívidas, no ano de 1893, Booker recebe uma visita de Robert Lutece, que está em busca de uma criança. Em troca de pagar sua dívida e seus pecados, Booker entrega sua pequena filha Anna para Robert. Quando ele vê sua filha sendo levada, Booker corre atrás de Robert e um homem que nada mais é que ele mesmo em outra dimensão: Comstock. Os dois estão atravessando uma fenda de volta para a realidade deles.

E é então que fica clara a verdadeira identidade de Elizabeth: ela é filha de Booker, sendo seu nome verdadeiro Anna DeWitt. O AD tatuado em Booker é as iniciais do nome da filha.

Booker tenta impedi-los, mas falha. Quando a fenda se fecha, acaba cortando um dedo de Elizabeth. Esta é a origem dos poderes da garota. Por ter seu corpo dividido entre duas realidades, ela se torna capaz de abrir fendas no espaço tempo. Booker não se lembrava de nada disso por conta de um efeito colateral ao viajar entre realidades.

Booker e Elizabeth retornam ao dia do batismo. Elizabeths de múltiplas realidades se juntam a eles. A decisão está feita. Elizabeth afoga Booker, impedindo que ele possa escolha entre ser ou não batizado, eliminando assim possíveis chances de Comstock surgir. Com isso, todas as Elizabeths começam a desaparecer. Mas não vemos o que acontece com a última delas.

No ano de 1893, vemos Booker em seu escritório. Ele ouve um choro de bebê e corre até o quarto de onde vem o som, gritando o nome de Anna. Ele abre a porta do quarto, mas a cena acaba antes que possamos ver qualquer coisa.

Por Gentileza…

Voltemos a Rapture com a expansão Burial at Sea, episódio 1 e 2. É ano novo de 1959. O investigador particular Booker DeWitt recebe uma visita de uma mulher chamada Elizabeth. Ela o contrata para encontrar uma garota chamada Sally. Sua única pista é a informação de que o artista Sander Cohen sabe a localização da garota.

A dupla vai então até o artista, que promete dizer a localização se os dois dançarem juntos. Isto é uma forma de inspirá-lo para sua nova obra-prima. Os dois dançam, mas Sander os apaga.

Quando acordam, eles estão em uma batisfera, que Sander promete que os levará até Sally. Os dois então enfrentam vários Splicers pelo caminho, e no fim, são obrigados a lutar contra um Big Daddy.

Após a luta, eles descobrem que Sally foi transformada em uma Little Sister. É neste momento que memórias esquecidas de Booker retornam. Ele era Zachary Comstock, em uma realidade onde fundou Columbia.

Mas quando tenta roubar Anna de sua versão alternativa, algo diferente acontece nesta realidade. Em vez do dedo da garota ser cortado na fuga, ela acaba cortando a cabeça. Arrependido, ele pede para os Lutece o mandarem para outra realidade, onde ele possa fugir de seus problemas e responsabilidades. Ele vai para Rapture, perdendo sua memória no processo, retornando com o nome de Booker e se torna um investigador.

E quanto a Elizabeth, ela é a mesma que viveu uma jornada com Booker e o matou durante o batismo. Ao recuperar seus poderes, ela pôde sentir a dor de todas suas versões em outras realidades.

Booker implora por perdão. Mas Elizabeth está ali por vingança. O Big Daddy que eles haviam derrotado se levanta, matando Booker.

Elizabeth desperta, estando frente a frente com Atlas. O homem ameaça matá-la, mas uma visão de Booker aconselha ela a dizer que pode ajudar Atlas, em troca de sua vida.

Ela promete libertar Atlas, que está preso em uma parte da cidade que foi separada do resto. Ao ser libertada, ela encontra o próprio corpo. Ela foi morta pelo mesmo Big Daddy que matou Booker. Mas por conta de seus poderes, ela pôde continuar existindo no multiverso.

Agora ela está arrependida por ter usado Sally, e decide voltar para salvar a garota. Mas retornar a Rapture causa uma super-exposição quântica, o que faz com que ela perca sua conexão com outras Elizabeths. Isso não só a torna mortal, como também faz com que ela perca seus poderes.

Elizabeth vai até o laboratório de Suchong, o criador dos Big Daddys, onde descobre uma fenda que leva a cidade de Columbia.

Suchong estava em contato com Fink, o criador de Songbird. E é por isso que Songbird se assemelha tanto aos Big Daddys: ele foi criado a partir das ideias que Suchong passou para Fink.

Elizabeth para Columbia, para usar a mesma tecnologia que mantém a cidade flutuando para fazer com que o lugar onde está Atlas flutue de volta até o resto da cidade.

Lá ela descobre que Daisy -- sim, a empregada de Comstock -- conversou com os Lutece, e que ela ameaçou a criança justamente para que Elizabeth a matasse. De acordo com os Lutece, isso causaria uma mudança na garota e provocaria a queda de Columbia. Daisy se sacrificou em nome de sua causa.

IGN

IGN

IGN

Elizabeth consegue a tecnologia e cumpre o prometido. Mas Atlas acha que Elizabeth ainda tem utilidade para ele. Ele usa um soro da verdade, querendo descobrir sobre um item chamado Ace in the Hole. Após uma overdose do soro, Elizabeth desmaia.

Ela acorda duas semanas depois, no meio da guerra civil de Rapture. Após Atlas ameaçar Sally, Elizabeth promete ir atrás do tal Ace in the Hole, que ela sabe por suas visões que está no laboratório de Suchong.

No laboratório, ela vê o cientista ser morto pela sua própria criação. Ela pega o Ace in the Hole, um pequeno pedaço de papel com uma mensagem codificada. Elizabeth o leva para Atlas, que exige que ela traduza o código.

A jovem sabe traduzir por conta de suas visões. E ela sabe que ao fazer isso, Atlas irá traí-la e matá-la. Mesmo assim, ela o traduz.

Ela sabe que as duas palavras do código, que Atlas acredita ser seu trunfo, na verdade serão sua perdição. Essas duas palavras, que Atlas acredita que será o fim das Little Sister, na verdade será a salvação das garotas. Duas palavras, que mudarão a história de Rapture para todo o sempre: Por gentileza…

Atlas fere Elizabeth mortalmente e a deixa com Sally. A garota canta para Elizabeth, que morre feliz, sabendo que Sally e todas as Little Sisters serão salvas.

Ao fim, vemos uma batisfera se aproximando da cidade. Jack chegou em Rapture.

Pelo menos por enquanto, é aqui que termina toda a saga de Bioshock. Mas existem muitas histórias que podem ser contadas neste universo. Como Elizabeth bem disse, sempre existirá um homem, um farol e uma cidade.

Já fomos para as profundezas do Oceano e de lá para a imensidão do céu azul. Para onde você acha que iremos agora?

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!