Compras Games
Jogos Mídia digital ou física? Descubra qual das duas é a melhor opção de compra para você

Mídia digital ou física? Descubra qual das duas é a melhor opção de compra para você

Lojas digitais vendem games mais baratos mas podem ser fonte de dor de cabeça

Muitos jogadores estão deixando de comprar jogos físicos para adquirir as versões digitais dos mesmos

Muitos jogadores estão deixando de comprar jogos físicos para adquirir as versões digitais dos mesmos

Reprodução/Montagem R7

Com a chegada das lojas online nos consoles onde os jogadores podem adquirir os seus títulos favoritos onde quer que estejam, uma nova discussão nasceu: o que é melhor, comprar mídia digital ou física? 

Para tentar responder a este dilema, o R7 Jogos listou alguns prós e contras de adquirir mídias em ambos os formatos. Veja a seguir:

Jogos Digitais - Prós

Mais espaço na sua casa

Uma coisa é fato, a partir de certo ponto, sua casa fica tão cheia de caixas de jogos que é muito difícil manter a organização, sem contar o espaço utilizado. Ao adquirir um jogo em formato digital, sua casa se livra de umas boas dezenas de capinhas de plástico.

Loja física, para que te quero?

A fim de comprar aquele novo jogo às sete da manhã? Claro que dá. Não consegue dormir e quer jogar um game novo às três da manhã? Por que não? Com as lojas de cada plataforma você pode adquirir novos títulos quando e onde você quiser, sem a necessidade de se dirigir até uma loja.

Emprestar nunca foi tão fácil

Se, por exemplo, você é de São Paulo e tem um amigo que mora no Piauí e quer emprestar um game para ele, o sistema de jogos digitais facilita muito a tarefa. Compartilhando uma conta secundária, ele tem acesso ao jogo que você quer emprestar sem nem sair de casa.

Ansiosos de plantão tem vez

Com os jogos digitais, você é capaz de garantir uma cópia daquele game que você está super ansioso para jogar antes que ele chegue nas lojas físicas.

Melhor para o bolso

Com exceção da Nintendo, muitas vezes a versão digital de um game acaba sendo mais barata do que a contrapartida física, resultando num custo benefício relevante para o gamer.

Contras

Menos espaço no HD

Mais espaço em casa é legal? Sim, mas em questão de jogos digitais isso também significa menos espaço no HD. Com muitos jogos na memória do console, vai chegar uma hora que não vai dar mais para adquirir um novo.

Internet discada nem pensar

Você comprou um jogo novo e agora é só alegria, não é? Nem tanto se a sua internet não for boa. Os arquivos de cada jogo são bem grandes, nada menor do que 10 GB, e baixar essa quantidade enorme de arquivos numa conexão não muito rápida pode ser uma tarefa terrível.

Economia ou crime? Saiba tudo sobre a compra compartilhada de games digitais
Passo a passo! Aprenda a comprar games no Xbox Live
Tutorial! Aprenda a comprar games na Playstation Store

Mídias Físicas - Prós

Revenda ou troca?

Com o jogo físico nas mãos, é muito mais fácil revendê-lo para amigos ou mesmo pela internet via sites de venda e redes sociais. Trocar o jogo também não se mostra um problema quando o game está nas mãos do negociante.

Cheio de frufrus

Gamer que é gamer de verdade gosta muito quando o jogo físico vem com manuais, adesivos e diversos outros brindes e elementos adicionais que fazem a compra da mídia física valer a pena. Isso sem contar o valor sentimental que certo jogo físico pode ter para o gamer.

Funciona em qualquer lugar

Com os jogos físicos, mesmo na casa da vovó sem acesso a internet e às vezes até com televisão de tubo, o videogame funciona e proporciona horas de diversão, sem precisar de uma conexão de internet ou do sistema do videogame para o jogo rodar.

Especialíssimo

É lindo o momento no qual alguma produtora resolve lançar uma versão especial de um game porque aí é quase certo que esta nova versão virá cheia de extras, brindes, uma embalagem nova e vários outros mimos para os gamers. Coisas assim nunca acontecem com jogos digitais.

Falta de sistema? Sem problema!

Quando o sistema do Playstation ou Xbox tem algum problema, jogar um game pode se tornar uma dor de cabeça. Mas agora com os jogos físicos esse tipo de coisa nunca acontece.

Contras

Menos espaço em casa

Ter os jogos físicos em casa é maravilhoso, mas o espaço que eles ocupam não é brincadeira. Com umas 15 capinhas já fica difícil encontrar um cantinho em casa para armazená-los.

CDs riscam

Quem nunca sofreu por uma mídia riscada? Qualquer arranhão, batida e caída no chão pode resultar numa perda irreversível do game.

    Access log