Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dudu deixa o Palmeiras com recordes batidos, polêmicas e idolatria da torcida

|

O atacante Dudu deixa o Palmeiras após conquistar três títulos nacionais e sagrar-se um dos maiores jogadores de linha do século XXI da equipe alviverde. Ele foi emprestado ao Al Duhail, do Catar, mas antes de se despedir alcançou marcas expressivas e, por isso, se tornou ídolo da maior parte da torcida alviverde.

O jogador foi o que mais jogou e o que mais balançou as redes dos rivais. Sua trajetória teve iniciou em 2015, com a surpreendente notícia de que tinha sido contratado pelo Palmeiras. O time alviverde deu o famoso "chapéu" nos adversários.

Tudo começou em 2015, em uma negociação marcada pela vitória de dois "clássicos de bastidores" e uma consequente euforia da torcida alviverde. Isso porque o jogador estava com negociações adiantadas com o Corinthians e o São Paulo também estava forte na briga. Ninguém falava do Palmeiras no negócio. Mas, de forma surpreendente, o diretor Alexandre Mattos conseguiu convencer o jogador e seus empresários a aceitar a oferta alviverde e o acerto foi sacramentado.

A chegada de Dudu foi apoteótica e resgatou o orgulho de muitos torcedores, que andavam cheios de desconfiança do time. Se sua contratação foi considerada marcante para uma parcela dos palmeirenses, sua primeira temporada conquistaria o restante dos adeptos, que ainda o avaliavam com um pé atrás. O Palmeiras conquistou a Copa do Brasil diante do Santos, com dois gols de Dudu no tempo regulamentar da final.

Publicidade

No ano seguinte, o atacante deixou mais uma marca. O Palmeiras conquistou o Campeonato Brasileiro, o que não acontecia desde 1994. Ao longo do torneio, Dudu tornou-se capitão da equipe. Ele atuou em 33 das 38 rodadas da competição e sagrou-se líder de assistências do torneio, dando 16 passes para gols.

Em 2017, o Palmeiras não venceu nenhum campeonato que disputou. A melhor campanha da equipe foi, novamente, no Brasileirão, mas, dessa vez, ficou em segundo lugar. Mesmo assim, Dudu não desapontou e fez uma temporada regular. Foram 16 gols e 11 assistências.

Publicidade

Na temporada seguinte, o Palmeiras conquistaria mais uma vez o Brasileirão. O terceiro título nacional de Dudu no clube. Ele foi eleito o craque da competição, assim como o melhor atacante. Foram sete gols e 14 assistências no torneio nacional.

Durante todos esses anos e conquistas, Dudu brilhava pelos gols e assistências, mas também se envolvia em polêmicas. O jogador era constantemente advertido com cartões amarelos e vermelhos e isso causava muitas suspensões. Na final do Campeonato Paulista de 2015, por exemplo, ele chegou a empurrar o árbitro Guilherme Ceretta de Lima e isso acabou se tornando um processo que fez o jogador pagar R$ 25 mil ao, agora, ex-árbitro.

Publicidade

Mesmo com tudo isso, a idolatria do palmeirense poderia sofrer um abalo com isso, mas não perdia força. Em janeiro de 2019, a diretoria do Palmeiras chegou a um acordo com o jogador e renovou o seu contrato por mais quatro anos. A equipe chegou à final do Paulistão e terminou o Brasileirão na segunda colocação, mas não venceu nenhum torneio. Dudu, mais uma vez, fez uma temporada regular. Foram 13 gols e 17 assistências ao longo do ano.

Apesar da pandemia da covid-19 ter interrompido as competições nacionais e estaduais em março de 2020, Dudu conseguiu ultrapassar a marca de 300 jogos com a camisa do Palmeiras. Tirando o ex-goleiro Marcos, ele tornou-se o jogador que mais vestiu a camisa alviverde no século XXI, assim como mais marcou gols.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.