Esportes Dono de loja de pianos em São Paulo faz sucesso no Rally dos Sertões

Dono de loja de pianos em São Paulo faz sucesso no Rally dos Sertões

São 29 anos de velocidade nas estradas e muita história para contar. O veterano Edu Piano, de 51 anos, está em sua 25.ª participação no Rally dos Sertões e vive um desafio inédito por causa da pandemia do novo coronavírus. Para diminuir o risco de contágio, a organização da prova optou pelo formato de "bolhas" e mudou a data do evento, que costumava ocorrer em julho/agosto. "Esse ano está sendo totalmente diferente, tanto por causa dos protocolos de covid-19 como pela época da prova, com chuva, piso molhado, muita água nos rios e neblina", disse Edu Piano ao Estadão.

O nome é conhecido no off road, mas a verdadeira identidade deste paulistano da Vila Maria, que atualmente mora em Tatuí, no interior paulista, é Eduardo Domingues. O apelido veio por causa de seu primeiro ofício. "Tenho uma loja de piano em São Paulo, sou técnico afinador de piano e esta foi minha primeira profissão. De lá para cá comecei no rali como hobby. Fui mexendo nos carros, gostando de fazer isso, e foi assim que minha vida mudou. Em 1999 montei minha equipe, a Território Motorsport, e desde então estou me dedicando apenas a isso. A troca aconteceu naturalmente", contou.

No Rally dos Sertões, ele tem um currículo invejável. Já foi campeão geral nas categorias carros, caminhões, caminhões leves, caminhões pesados e UTVs (Over 45). Tem ainda quatro títulos na Mitsubishi Cup, entre outros resultados expressivos. "Já competi com pick up, caminhões e agora UTV. Todos são bons de pilotar. O pessoal gosta muito, fica aguardando chegar nas cidades. Cada um tem a sua particularidade. O UTV, que estou nesta edição do Rally dos Sertões, é mais ágil e tem manutenção mais fácil", explicou.

UTV é a sigla em inglês para Utility Task Vehicle, algo como veículo utilitário multitarefas. Ele é como se fosse uma mistura de carro com quadriciclo e pode levar duas pessoas, o piloto e o navegador. Edu Piano disputa o Rally dos Sertões junto com o inseparável navegador Solon Mendes, com quem conquistou os últimos sete títulos no evento - são 14 edições juntos. A dupla compete na categoria UTV desde 2016 e está em busca de mais um título na 28.ª edição da competição de 5 mil quilômetros que termina neste sábado.

Um dos momentos mais marcantes para Edu Piano foi quando furou o radiador durante a prova, no interior do Maranhão. "Nesses 25 anos tem várias histórias, boas e ruins. Uma que me marcou muito foi essa. Parei numa casa e pedi um pouco de água para continuar. Me deram um pouco, pedi mais e aí trouxeram uma água amarelada. Depois que coloquei, o senhor me falou que tinha acabado a água deles. Era tudo que ele e sua família, com crianças, tinha para passar até o dia seguinte. Eles pegavam em uma cacimba que ficava a várias léguas dali. Isso me marcou muito", contou emocionado.

Esta e outras experiências marcantes ajudaram a moldar o caráter do piloto, que sempre que pode leva seus filhos para conhecer a realidade do sertão brasileiro. A filha Nicole, de 14 anos, já está pilotando e pode um dia seguir os passos do pai famoso. Já houve ocasião que eles foram de carro para o interior do País levando presentes para as crianças de localidades mais humildes. Como combustível dessa família ligada ao off road está o desempenho de Edu Piano, ano após ano. Nesta edição, ele está na briga por mais um troféu em sua galeria de conquistas.

Últimas