Copa 2018 Willian José é mais um campeão mundial sub-20 de 2011 na seleção

Willian José é mais um campeão mundial sub-20 de 2011 na seleção

Convocado por Tite, atacante Willian José é um três dos remanescentes do último título mundial sub-20 do Brasil na seleção atual

Novidade de Tite

Willian José foi campeão mundial sub-20 em 2011

Willian José foi campeão mundial sub-20 em 2011

Divulgação CBF

Em 2011, a seleção brasileira conquistou seu quinto título mundial sub-20 ao derrotar a seleção portuguesa na final. Na equipe comandada então pelo técnico Ney Franco, três jogadores estão hoje na seleção principal: o meia-atacante Philippe Coutinho (então do Vasco e hoje no Barcelona), o volante Casemiro (do São Paulo e hoje no Real Madrid) e o atacante Willian José (do São Paulo e hoje no Real Sociedad).

Camisa 9 da seleção brasileira naquele mundial sub-20, na Colômbia, Willian José foi titular em seis dos sete jogos e marcou dois gols na competição. O centrovante Henrique Almeida, que passou por São Paulo, Grêmio, Botafogo e Coritiba, acabou sendo o grande destaque daquele time sendo um dos artilheiros da competição com 5 gols e eleito o Bola de Ouro do torneio.

Coutinho, camisa 10 do Brasil campeão mundial sub-20 em 2011

Coutinho, camisa 10 do Brasil campeão mundial sub-20 em 2011

Divulgação CBF

Além de Casemiro, Coutinho e Willian José, o time campeão de 2011 revelou também outros jogadores que foram convocados recentemente pelo técnico Tite, como o lateral-direito Danilo (ex-Santos e hoje no Manchester City-ING), o atacante Dudu (ex-Cruzeiro e hoje no Palmeiras), o meia Oscar (ex-Internacional e hoje no Shanghai SIPG-CHN) e o lateral esquerdo Alex Sandro (ex-Santos e hoje na Juventus-ITA). O atacante Neymar, que jogou o sul-americano no início de 2011, acabou não indo ao mundial naquele ano.

Tite: "Queremos um nível de enfrentamento alto"

Outros jogadores da geração de 2011 que seguem com destaque hoje em dia são o zagueiro Juan Jesus (ex-Inter, agora na Roma-ITA), o volante Fernando (ex-Grêmio, hoje no Spartak Moscou-RUS), e o volante Allan (ex-Vasco, hoje no Napoli-ITA). Estavam no time também outros conhecidos como o goleiro César (Flamengo), o lateral-direito Rafael Galhardo (hoje no Vasco), o meia Alan Patrick (Shakhtar Donetsk-UCR), Henrique Almeida (Giresunspor-TUR) e Negueba (Gyeongnam-COR).

Casemiro foi campeão mundial sub-20 em 2011

Casemiro foi campeão mundial sub-20 em 2011

Divulgação CBF

Curiosidade - Naquele mundial sub-20, jogadores de outras seleções, que estão em destaque hoje em dia, são o francês Alexandre Lacazette (do Arsenal, um dos artilheiros da competição), o atacante Griezmann (Atlético de Madrid-ESP), o colombiano James Rodríguez (Bayern Munique-ALE), o atacante Rodrigo (Valencia-ESP), o nigeriano Musa (CSKA Moscou-RUS), o argentino Facundo Ferreyra (Shakhtar Donetsk-UCR), o egípcio Salah (Liverpool), o espanhol Isco (Real Madrid), o lateral Sergi Roberto (Barcelona), o meia Lamela (Tottenham) e o meia equatoriano Cazares (Atlético-MG).

Veja jogadores que estiveram em Copas, mas a torcida não queria

    Access log