Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Copa 2018

Inglaterra pega Colômbia de olho em acabar com jejum de títulos

Campeão em 1966, time não avança às quartas de final da Copa do Mundo desde 2006. Técnico Gareth Southgate perdeu pênalti decisivo na Eurocopa

Copa 2018|André Avelar, do R7, em Moscou, na Rússia

Southgate tem nas mãos segundo elenco mais jovem em média de idade da Copa
Southgate tem nas mãos segundo elenco mais jovem em média de idade da Copa

Os brasileiros em especial adoram tirar onda com o jejum de títulos dos argentinos. Mas há outro rival de Copa do Mundo em uma seca ainda maior por uma mísera conquista. A Inglaterra enfrenta a Colômbia nesta terça-feira (3), no Estádio do Spartak, de olho em evitar mais uma frustração da seleção campeã em casa em 1966.

Veja os duelos das oitavas de final da Copa

Daquele título para cá, 52 anos se passaram e avôs, pais e netos viram grandes nomes desperdiçarem Mundiais em sequência. A comparada Argentina foi campeã do mundo em duas oportunidades e venceu pela última vez na Copa América de 1993. Caso vençam os colombianos a partir das 15 horas (de Brasília), os ingleses já repetirão pelo menos a Alemanha 2006, quando também chegaram às quartas de final.

O técnico Gareth Southgate reconhece que o jejum incomoda. Com um elenco de 26 anos de média (a segunda menor da Copa, perdendo apenas para os 25 anos e nove meses dos nigerianos), o time sabe que pode fazer história na Rússia 2018. O time caiu nas oitavas na África do Sul 2010 e não passou da primeira fase no Brasil 2014.


Southgate perdeu pênalti decisivo
Southgate perdeu pênalti decisivo

“É uma oportunidade para este time chegar onde outros experientes times não chegaram”, disse Southgate. “A chave para uma fase eliminatória é fazer uma preparação bem feita, séria, treinando duro e é isso que estamos tentando fazer.”

Mas não é apenas em Copas do Mundo que o time tem fracassado por anos seguidos. Em Eurocopas, a situação também é desfavorável. Para piorar, o time nunca venceu a competição continental. Nas duas últimas Euros que participaram, caíram nas quartas e nas oitavas de final respectivamente.


O próprio técnico Southgate faz parte dessa geração que frustrou expectativas. Quando jogador, ele errou o pênalti decisivo que eliminou a Inglaterra contra a Alemanha, em casa, em 1996. Ele ainda atuou na França 1998 e na Euro de dois anos depois, na Bélgica e na Holanda.

Uma das teorias mais aceitas para o jejum inglês culpa a badalada Premiere League pelo desempenho ruim da seleção. A lógica se dá no lema “club over country” (ou time primeiro, seleção depois em uma tradução livre). Com um campeonato nacional tão forte, os jogadores nascido no país perdem espaço para estrelas do futebol internacional e, por isso, não têm como se desenvolver e também não chegam como deveriam à seleção.


Leia também

“Temos que focar no jogo de amanhã. Temos um adversário muito difícil pela frente, jogar concentrando, com a mesma mentalidade do início ao fim. É preciso continuar a ter o mesmo futebol que demonstramos até agora. Se conseguirmos isso, será uma ótima noite”, limitou-se a dizer o treinador.

O vencedor de Colômbia x Inglaterra enfrenta quem avançar de Suécia x Suíça, que acontece horas antes, em São Petersburgo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.