Tóquio 2020

Esportes COI: presidente diz que Olimpíada de Tóquio será 'luz no fim do túnel'

COI: presidente diz que Olimpíada de Tóquio será 'luz no fim do túnel'

Thomas Bach reafirma que Jogos mandarão uma mensagem de "solidariedade e resiliência" em relação à pandemia

Agência Estado - Esportes
Evento foi adiado em um ano

Evento foi adiado em um ano

EFE

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, voltou a afirmou nesta terça-feira que os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiado em um ano por causa da pandemia do novo coronavírus, mandarão uma mensagem de "solidariedade e resiliência", além de ser uma "luz no fim do túnel" em meio à crise provocada pelo surto global da covid-19.

Veja também: Comitê dos Jogos de Tóquio confirma que chama olímpica vai passar por todas as cidades do Japão

Em um evento dedicado aos Jogos Olímpicos em Atenas, na Grécia, Bach afirmou que a competição receberá os "melhores atletas do mundo". "Os Jogos de Tóquio darão as boas-vindas aos melhores atletas do mundo, queremos mandar uma mensagem de solidariedade e resiliência para a humanidade. Será a luz no fim do túnel em que ainda nos encontramos", disse o presidente do COI.

"Nós nos encontramos pela última vez bem no início da pandemia (em março do ano passado) e agora estamos caminhando para o final da pandemia", afirmou Bach em um encontro com Kyriakos Mitsotakis, primeiro ministro da Grécia, sobre o avanço da vacinação pelo mundo. "Nós estamos vendo já uma luz no final do túnel, particularmente com os Jogos em Tóquio", completou.

O dirigente do COI revelou que se a situação da covid-19 evoluir, todos precisarão se adaptar e "fazer sacrifícios". Tanto que o governo do Japão já decidiu que não haverá a presença de torcedores estrangeiros durante a Olimpíada. Ele mais uma vez não cogitou a hipótese de adiar ou cancelar os Jogos.

"Se a situação evoluir, vamos nos adaptar. Teremos que ser criativos, flexíveis e fazer sacrifícios. Se todos respeitarmos as medidas, haverá as melhores condições possíveis, protegendo uns aos outros. Será uma Olimpíada diferente e estamos trabalhando com os amigos japoneses para ter um evento seguro para todos os participantes e para a população local, essa é a nossa prioridade", finalizou Bach.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão programadas para acontecer entre os dias 23 de julho e 8 de agosto deste ano. Já os Jogos Paralímpicos serão de 24 de agosto a 5 de setembro.

Conheça as mascotes de todos os Jogos Olímpicos de Verão

Últimas