Futebol Catar afirma poder receber a Copa do Mundo-2022 em qualquer época do ano

Catar afirma poder receber a Copa do Mundo-2022 em qualquer época do ano

O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2022 se declarou nesta quarta-feira pronto para receber o Mundial-2022 no verão ou em qualquer outra época do ano, isto logo antes de uma reunião da Fifa que deve levantar esta questão.

"Nós nos candidatamos para o Mundial-2022 no verão porque tínhamos encontrado soluções para oferecer aos jogadores e aos torcedores boas condições, até com um clima como o do nosso país", explicou o Comitê.

"Mas si a comunidade internacional do futebol encontrar um consenso para trocar a data do evento, temos a capacidade de nos adaptar. Isto não afetará nossos planos nem nossa preparação", garantiu.

Um Comitê Executivo da Fifa deve abordar nesta quinta e sexta-feira a questão das datas da competição ao longo de uma reunião, na Suíça.

O Catar venceu em 2010 a disputa para sediar a Copa de 2022, mas a Uefa, o sindicato dos jogadores e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, já se mostraram contrários à disputa da competição no verão porque a temperatura pode chegar a 50 graus naquela época ano.

A perspectiva de um mudança de data do Mundial foi, por outro lado, muito bem recebida pelos grandes clubes europeus, que se preocupam com o auto número de jogos no ano e veem com bons olhos uma possível pausa no meio da temporada.

ak/pi/cle/el/am/lg