Queda do avião da Chapecoense
Esportes Buscas em local de acidente são encerradas com resgate de 71 corpos 

Buscas em local de acidente são encerradas com resgate de 71 corpos 

Seis pessoas sobreviveram à queda do avião; caixas-pretas foram encontradas durante a tarde

Buscas em local de acidente são encerradas com resgate de 71 corpos 

Autoridades colombianas confirmaram, por volta das 18h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (29), o encerramento das buscas no local do acidente com avião do Chapecoense. No total, 71 corpos foram resgatados e seis pessoas sobreviveram. 

A primeira lista de nomes indicava que 81 pessoas estavam a bordo, porém quatro não embarcaram no voo, entre elas o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (PSB). Além dele, desistiram da viagem: Plínio Nes Filho, dirigente da Chapecoense; Gelson Merisio, deputado de Santa Catarina, e Ivan Carlos Agnoletto, jornalista.

Os corpos da maior parte das vítimas — entre elas jogadores, equipe técnica e jornalistas — foram encontrados na fuselagem do avião. Eles foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal de Medellin. Os sobreviventes estavam em um terreno um pouco mais distante do local da queda. 

Lateral da Chapecoense Alan Ruschel pode ficar paraplégico, e zagueiro Neto está em estado crítico

Pouco mais de 16 horas depois do acidente, a Aeronáutica Civil colombiana confirmou o acesso às duas caixas-pretas da aeronave BAe 146, único modelo da pequena companhia aérea venezuelana.

Os equipamentos, que gravam ruídos da cabine de comando, poderão apresentar a conversa dos pilotos e outros detalhes úteis para a investigação.

A delegação estava a caminho do aeroporto José Maria Córdova (confira o trajeto do avião abaixo), em Medellin, onde a equipe enfrentaria o Atlético Nacional pela final da Copa Sul-Americana deste ano, quando o acidente aconteceu. Era a primeira vez que o time tinha a oportunidade de jogar no exterior. 

Após a tragédia, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, afirmou que o time catarinense estava representando o Brasil com muita honra ao longo da competição. Também disse que a pasta e o governo brasileiro trabalham para apoiar o resgate e o tratamento dos sobreviventes do acidente. 

Confira o trajeto do avião do Brasil até a Colômbia: