Automobilismo Rali Dacar será disputado na Arábia Saudita a partir do ano que vem

Rali Dacar será disputado na Arábia Saudita a partir do ano que vem

ASO (Amaury Sports Organization), organizadora da prova, divulga contrato válido por 5 anos, e competição será realizada pela 2ª vez em um só país

rali dacar

Rali Dacar deixa a América do Sul e passará a ser disputado na Arábia Saudita

Rali Dacar deixa a América do Sul e passará a ser disputado na Arábia Saudita

Reprodução/Instagram

A próxima edição do Rali Dacar será realizada no deserto da Arábia Saudita, após 11 edições da competição na América do Sul e 30 na África, conforme divulgou nesta segunda-feira (15) a ASO (Amaury Sports Organization) organizadora da prova.

Esta será a primeira vez que a tradicional disputa chegará ao continente asiático, e a segunda com apenas um país como sede. 

“Depois de 30 anos desbravando a África e de 10 anos maravilhados com as paisagens sul-americanas, o maior rali do mundo vai escrever um novo capítulo nos profundos e misteriosos desertos do Oriente Médio, na Arábia Saudita”, afirmou o comunicado da ASO, que informou que o contrato, que já foi assinado, é válido por cinco anos.

A prova começou a ser disputada em 1978 com o nome de rali Paris-Dacar, já que era disputada entre as capitais de França e Senegal. Ao longo dos anos, a competição sofreu muitas alterações de trajeto.

Principalmente por motivo de segurança,. Por conta desses problemas, em 2008, a prova teve que ser cancelada. Para voltar a viabilizar a disputa, o rali passou para a América do Sul, onde foram realizadas dez edições, entre 2009 e 2019, passando por Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Paraguai.

Neste ano, a competição ocorreu apenas em um país, o Peru, que sediou dez etapas (em vez das 14 anteriores). A edição na Arábia Saudita, portanto, será a segunda vez em que o rali será disputado em só uma nação. 

“Nosso país é apaixonado pelo esporte e nosso objetivo estratégico é alimentar esse apetite a cada edição do rali, até 2030”, afirmou o príncipe Abdulaziz bin Turki Al Faisal Al Saud, presidente da entidade responsável pelo automobilismo na Arábia Saudita.

Pelé internado: Rei do Futebol convive com problemas de saúde