Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Uruguaios ficam indignados com possível punição a Cavani por expressão "negrito"

FUTEBOL-CAVANI-URUGUAIOS:Uruguaios ficam indignados com possível punição a Cavani por expressão "negrito"

|

Por Fabián Werner

MONTEVIDÉU (Reuters) - A investigação iniciada pela Associação de Futebol da Inglaterra contra o atacante uruguaio Edinson Cavani devido ao uso da palavra "negrito" para agradecer os elogios de um torcedor por seus dois gols no final de semana causou surpresa e incômodo entre seus compatriotas.

Embora a expressão seja usada habitualmente entre amigos ou familiares no Uruguai, a federação do país europeu poderia aplicar ao jogador do Manchester United uma suspensão de três partidas, segundo a mídia local.

"A mensagem que publiquei depois da partida de domingo tinha a intenção de ser uma saudação afetuosa para um amigo, agradecendo-lhe seus cumprimentos após a partida", explicou Cavani em sua conta de Instagram junto com uma foto da pessoa à qual a mensagem se dirigiu.

Publicidade

Cavani fez dois gols no domingo na vitória de 3 x 2 dos "Diabos Vermelhos" sobre o Southampton.

Para a linguista Amparo Fernández, docente da Universidade da República do Uruguai (Udelar), neste caso existe uma intenção de "globalizar os significados", o que não é possível, e se perde de vista o contexto.

Publicidade

"Aquele que o usa (Cavani) não o racionaliza de forma nenhuma" como um insulto racista, explicou ela à Reuters.

Mas ela também observou que as comunidades afrouruguaias externaram no passado recente sua insatisfação com o uso deste tipo de expressão, já que pode haver pessoas que lhe atribuem um significado discriminatório.

O dicionário de Real Academia da Língua Espanhola (DRAE) também aponta negro como uma "manifestação de carinho entre casados, namorados ou pessoas que se querem bem" na Andaluzia e na América.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.