Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Emirados Árabes Unidos dominam pódios na estreia do Jiu-Jitsu nos Jogos Asiáticos; confira

O Jiu-Jitsu agora faz parte do movimento olímpico. Nesta sexta-feira (24), foi dada a largada para a primeira competição de Jiu-Jitsu nos Jogos Asiáticos, o segundo maior evento multiesportivo do mundo. A 18ª edição acontece nas cidades de Jacarta e Palembang, na Indonésia, e reúne milhares de atletas, em diversas modalidades. O primeiro dia de […]

Tatame|

O Jiu-Jitsu agora faz parte do movimento olímpico. Nesta sexta-feira (24), foi dada a largada para a primeira competição de Jiu-Jitsu nos Jogos Asiáticos, o segundo maior evento multiesportivo do mundo. A 18ª edição acontece nas cidades de Jacarta e Palembang, na Indonésia, e reúne milhares de atletas, em diversas modalidades.

O primeiro dia de competição, no Jakarta Convention Center, contou com três classes de peso, sendo duas masculinas e uma feminina. Veja abaixo o resumo de cada categoria.

UAE se destaca nas categorias masculinas

– Categoria até 56kg

Publicidade

Os Emirados Árabes Unidos controlaram as ações nesta categoria. Hamad Nawad e Khalid Alblooshi tiveram atuações contundentes até a decisão. Alblooshi começou nas oitavas com o pé direito ao vencer Hong Son Dao do Vietnã. Enquanto isso, Nawad surpreendeu Ariet Bekishov por 2 a 0 nos pontos para avançar na chave.

Na fase seguinte, Alblooshi encarou Doston Ruziev, do Uzbequistão, e venceu por 4 a 0, nas quartas de final. Seu compatriota, Hamad, venceu Akmal Amirov por decisão unânime dos árbitros para chegar às semifinais.

Publicidade

Os dois lutadores alcançaram a disputa pela medalha de ouro de maneira diferente. Alblooshi impôs seu jogo contra Nurzhan Seiudali, do Cazaquistão, para construir uma vantagem de 5 a 0 e garantir sua vaga na final. Nawad teve muito mais problemas contra o Eerdenebaatar Ulziitogtokh da Mongólia. Hamad abriu 2 a 0 na pontuação, entretanto, viu o adversário quase passar a guarda. O árbitro considerou a passagem e deu os três pontos. Depois que a partida terminou, os Emirados Árabes Unidos fizeram um protesto formal e conseguiu anular a pontuação e garantir Nawad na final com uma placar de 2 a 0.

A final foi rápida e curta. Depois de puxar para guarda, Nawad foi capaz de encontrar uma chave de pé e finalizar Alblooshi para garantir a medalha de ouro.

Publicidade

Pódio

1º – Hamad Nawad (EAU)

2º – Khalid Alblooshi (EAU)

3º – Nurzhan Seiduali (KAZ)

3º – Kemal Meredov (TUK)

– Categoria até 69kg

Torokan Bagynbai não escondeu sua felicidade depois da última luta contra Talib Alkirbi, dos Emirados Árabes Unidos. Uma queda no início do jogo foi o suficiente para construir uma vantagem de 2 a 0 nos pontos – que garantiu a medalha de ouro.

Antes disso, Bagynbai derrotou o tailandês Banpot Lertthaisong por 4 a 2, depois superou Jelilmuhammet Hojamyradov, do Turcomenistão, também por 4 a 2. Além disso, de maneira apertada, venceu Mansur Khabibulla, do Cazaquistão. Com uma campanha sólida, o faixa-preta ficou com o título.

Pódio

1º – Torokan Bagynbai (KZY)

2º – Talib Alkirbi (EAU)

3º – Nartay Kazhekov (KAZ)

4ª – Banpot Lertthaisong (PHI)

Faixa-preta do Camboja leva medalha de ouro

Categoria até 49kg

Jessa Khan, do Camboja, foi impiedosa durante as disputas em Jacarta. A faixa-preta atropelou a divisão com um ótimo desempenho. Ela estreou contra Swanan Boonsorn da Tailândia, finalizando a adversária com um armlock dentro do triângulo.

Tatame
Tatame Tatame

Na sequência, finalizou, da mesma forma, Nahid Pirhadi nas quartas de final. O lugar na disputa pela medalha de ouro veio com uma vitória apertada sobre Jenna Napolis, das Filipinas, por 1 a 0 nas vantagens. A adversária de Khan na final foi Marha Alhinaai, dos Emirados Árabes Unidos, que também teve uma ótima exibição em Jacarta.

Alhinaai derrotou Bayarmaa Munkhgerel da Mongólia em vantagens nas quartas de final e, depois, superou Thi Minh, do Vietnã, por impressionantes 14 a 0, na semifinal. A disputa pela medalha de ouro durou pouco, quando Jessa chamou para guarda e finalizou Mahra, com um armlock. A lutadora fez história no Jiu-Jitsu local.

Pódio

1º – Jessa Khan (CAM)

2º – Mahra Alhinaai (UAE)

3º – Thi Minh (VIE)

3ª – Margarita Ochoa (PHI)

As competições de Jiu-Jitsu nos 18º Jogos Asiáticos, em Jacarta, continuam neste sábado (25). O cronograma vai contar com as disputas no masculino na divisões -62kg e -92kg, além de -62kg para mulheres.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.