Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coluna da Team Nogueira: ritual do corredor polonês, certo ou errado? Rogério Minotouro opina sobre

Coluna da Team Nogueira: ritual do corredor polonês, certo ou errado? Rogério Minotouro opina sobre

Tatame|

Motivado pelo questionamento do grande professor Fabio Gurgel, um dos líderes da Alliance, ao final do seu texto, em seu blog, em que ele fala sobre a tradição do corredor polonês nas graduações de Jiu-Jitsu, onde ele pergunta como as academias de artes marciais funcionam atualmente, se tem ou não tem este tipo de rito de passagem, resolvi criar esta artigo para falar como funcionam as graduações dentro da Team Nogueira.

Este texto não poderia ser mais pertinente, uma vez que nossa unidade do Recreio, que aliás é a nossa matriz, nossa primeira academia da rede Team Nogueira, estará em festa celebrando mais uma graduação de Jiu-Jitsu e Muay Thai no próximo dia 2 de dezembro.

O fato é que nos tempos de hoje não podemos fazer mais isso. Este ritual de corredor polonês não trás reconhecimento para ninguém, não passa de uma agressão. A Team Nogueira é contra esse tipo de ritual e a graduação do Jiu-Jitsu é um rito de passagem que deve ser levado a sério e com muito orgulho. Todos os grandes eventos da vida tem uma cerimônia, essa é uma grande confraternização deveras importante entre os alunos.

É lá que os alunos terão o reconhecimento por parte de instrutores, demais alunos, familiares, etc. Representa o simbolismo de que agora o aluno deu um passo adiante no seu nível de evolução dentro do grupo. Aprender vai além das técnicas vistas na academia. Disciplina, pontualidade, ética, psicologia de combate, todas essas características não fazem parte da técnica adquirida, mas certamente um mestre de lutas e artes marciais as possui. Um mestre busca sempre obter impacto positivo na vida das pessoas, sejam elas participantes de lutas ou não. É uma filosofia de vida, sempre passada aos alunos.

Publicidade

Por isso, como mestre, acho desnecessário a utilização do ritual do corredor polonês, pois o mais importante o aluno já fez, que foi cumprir a jornada. Ele treinou duro por meses e meses, até mesmo passando por todas as dificuldades do dia a dia e superando todas elas.

Pedimos aos professores das nossas academias que não pratiquem esse ritual. O propósito do exame de graduação é ranquear o nível técnico de cada aluno, criando metas, avaliando com mais critério o desenvolvimento de cada um. Seja com faixa ou prajieds (kruangs), o sistema de classificação ajuda a mensurar o nível de dedicação e aptidão que cada aluno.

Publicidade

Manter nosso aluno motivado a aprender e executar movimentos aos quais não estão acostumados, tirando da zona de conforto, com metas de chegar à conquista da próxima graduação. O exame é a melhor ferramenta para organizar a academia e mensurar os resultados obtidos. Funciona como forma de testar nível técnico e, em alguns casos, físico.

Os praticantes de lutas e artes marciais, de um modo geral, tendem a se prender em técnicas e exercícios nos quais executam com maior facilidade, dificultando o aprendizado de novos movimentos, golpes e exercícios. Mas quando o aluno tem que prestar um exame contendo novas técnicas nas quais ele não possui um bom conhecimento ou domínio, o instrutor força a busca desse novo conhecimento, aumentando assim seu aprendizado.

Publicidade

O instrutor deverá sempre avaliar os alunos e mostrar a seus alunos os aspectos positivos na realização dos exames de graduação. Por fim, deixo com vocês a reflexão do Dr. em Ed. Física, Jorge Felipe Columá, que é o criador da metodologia de ensino Team Nogueira.

Confira abaixo:

“Os ritos de iniciação e de passagem na Team Nogueira são realizados em cerimoniais que remetem a busca do caminho, cristalizado, sobretudo, na expressão oriental DÔ, vindo a significar o caminho do bem agir, do conviver, enfim, uma metáfora do sagrado, a partir das boas condutas e tomadas de atitude do praticante de lutas e artes marciais. A iniciação ou primeira graduação em alguma modalidade de luta inaugura um pacto, compromisso do praticante com a modalidade e em consequência com a Team Nogueira. Ao receber sua primeira graduação o praticante passa a fazer parte de um novo grupo, assumir uma nova identidade que pode retê-lo na turma e consequentemente na Team Nogueira. Os rituais, além de apontar os iniciados e diferenciar os alunos dentro das modalidades, são, sobretudo, de caráter formativo, afinal, assim como nossas aulas e eventos, as cerimônias possuem aspectos educacionais previstos em nossa metodologia. A Team Nogueira deve significar para seus praticantes uma instituição formadora de valores ligados à saúde, educação, disciplina e cidadania. Um local seguro e convidativo, uma verdadeira família”.

Já conhece o App da TATAME para celular e o nosso shopping virtual? Confira!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.