Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pela sétima vez em 103 anos um "Derby" vai decidir o Paulistão

Desde o seu primeiro confronto, em 1919, Corinthians e Palmeiras fazem o clássico de maior rivalidade no Estado. Em seis mata-matas, estão no 3 X 3.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Corinthians, em 2019 o tricampeonato
Corinthians, em 2019 o tricampeonato Corinthians, em 2019 o tricampeonato

Produz um eco indecente a perspectiva de se festejar um título de campeonato de futebol em um Estado, como o de São Paulo, no qual tristemente se aproxima de 565 mil o número de infectados pela Covid-19 e cerca de 25 mil pessoas já faleceram. O fato, porém, existe, e a obrigação profissional do jornalista é analisá-lo com o máximo de respeito.

Particularmente porque o desafio pelo troféu, a se iniciar nesta quarta-feira, dia 5 de Agosto de 2020, vai antepor Corinthians e Palmeiras, inimigos de antologia. O “Verdão” não sobe ao alto do pódio desde 2008 enquanto que o “Timão” batalha por um inédito e autêntico tetracampeonato.

No turno de classificação, "Timão" 1 X 0
No turno de classificação, "Timão" 1 X 0 No turno de classificação, "Timão" 1 X 0

Apelidado de “Derby”, o confronto se inaugurou, em 6 de Maio de 1917, com a vitória do então Palestra Itália, 3 X 0, em seus domínios. Desde aquela data ocorreram 364 jogos entre o “Verdão” e o “Timão”, o mais recente em 22 de Julho na Arena ainda-sem-nome de Itaquera, Corinthians 1 X 0.

Dois motivos tornaram crucial esse último. Porque representou a ressurreição do Corinthians que, antes de a pandemia interromper o torneio, corria até o risco de cair à Série B. E também porque ntão desempatou, a seu favor, as estatísticas históricas, que apontavam 127 triunfos para cada lado.

Publicidade
Na decisão de 2018, Cássio pega um penal
Na decisão de 2018, Cássio pega um penal Na decisão de 2018, Cássio pega um penal

Sem contar outras competições e as porfias significativas no Paulistão de pontos corridos, considerados apenas os mata-matas, o “Verdão” e o “Timão” se digladiaram seis vezes no passado. Curiosamente, o Palmeiras ganhou os três certames mais antigos: 1936 (que apenas acabou em Abril de 1937), 1974 e 1993. O Corinthians abiscoitou os de 1995, 1999 e 2018.

Empolgante, aliás, a conquista de 2018. Em 31 de Março, visitante, o “Verdão” fez 1 X 0, e mandou o retorno, no seu Allianz Parque, apenas necessitado de um empate. O “Timão”, no entanto, também fez 1 X 0 e carregou a briga ao bingo dos penais. Cravou 4 X 3. Cássio, o herói, pegou duas cobranças.

Publicidade
Tiago Nunes e Vanderlei Luxemburgo
Tiago Nunes e Vanderlei Luxemburgo Tiago Nunes e Vanderlei Luxemburgo

Ambos os elencos ostentarão treinadores que assumiram os encargos no começo do ano. Vanderlei Luxemburgo, 68 de idade, agora na quinta passagem pelo Palmeiras. E Tiago Retzlaff Nunes, 40, na sua segunda experiência de clube de topo depois de 18 meses de Athletico/PR. Luxa tenta o nono laurel no Paulistão. Levantou, com o Corinthians, a taça de 2001.

Também tenta ultrapassar a marca de oito galardões de Luís Lula Alonso, do Santos. Mas, uma ironia envolve o choque direto. No Brasileiro de 2019, Tiago, com o Athletico, se igualou ao Vasco do Luxa, 1 X 1. Em 22 de Junho, Gil deu a vitória ao “Timão” e a ele, claro. Pois é. Tiago leva uma vantagenzinha.

Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.