Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O "Timão" resiste mas o "Urubu" abre uma folga de quatro pontos

Diante de 50.000 pessoas, no Maracanã, apenas 1 X 0, o suficiente, porém, para valer os três degraus que o Flamengo subiu na tabela do Brasileiro

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Vizeu: entrou e logo fez 1 X 0
Vizeu: entrou e logo fez 1 X 0 Vizeu: entrou e logo fez 1 X 0

Por incrível que pareça, uma vitória do Corinthians sobre o Flamengo neste domingo, 3 de Junho, no Maracanã, colocaria o “Mosqueteiro” bandeirante no mesmo degrau dos 17 pontos do “Urubu”, no topo da classificação do Campeonato Brasileiro de 2018. Melhor, uma vitória por três tentos de diferença colocaria o “Timão” na liderança, apenas na quarta partida de Osmar Loss como o seu novo treinador. Passaria o Flamengo no quesito do saldo.

As duas torcidas: mais gente do que, somados, os oito clubes subsequentes
As duas torcidas: mais gente do que, somados, os oito clubes subsequentes As duas torcidas: mais gente do que, somados, os oito clubes subsequentes

Foi a contenda de número 131 do chamado “Clássico do Povo”, o duelo quase centenário entre as duas principais torcidas do País: segundo uma pesquisa do DataFolha, datada de Abril, respectivamente 32,5 milhões de rubro-negros para 27,3 de alvinegros, mais do que a soma dos oito rivais subsequentes. A primeira porfia entre ambos havia acontecido em 1º de Dezembro de 1917, no campo da Rua Paissandu, do Rio, Corinthians 1 X 0. Desta vez, o resultado se inverteu, ganhou o Flamengo, 1 X 0 e, na História, 51 sucessos a 52.

A foto de um jogo da década de 20
A foto de um jogo da década de 20 A foto de um jogo da década de 20

Exatamente como se desenrolou sua pugna mais recente, triunfo rotundo de 3 X 0 no Estádio Luso-Brasileiro da Ilha do Governador, em 19 de Novembro de 2017, agora sob a gritaria constante de 50.000 fanáticos vestidos com as suas cores, desde o minuto inicial o fogoso “Urubu” basicamente acuou um “Mosqueteiro” de estratégia apenas fundamentada nos contrataques e na versatilidade de Jadson e de Rodriguinho. Só que, aos 30’, depois de tentar um arremate de fora da área, Jadson sentiu a famosa fisgada na parte posterior da coxa direita e Osmar Loss se compeliu a trocá-lo por Roger.

Loss: três tombos em quatro pelejas
Loss: três tombos em quatro pelejas Loss: três tombos em quatro pelejas

Claro, uma modificação radical de sistema. Roger atua à maneira de um centroavante convencional. E o Flamengo mais e mais apertou o”Timão”, principalmente através do seu flanco esquerdo, atrás da marcação do nervoso garoto Mantuan. Éverton Ribeiro, Diego e, em especial, Vinícius Júnior, atordoavam a zaga do Corinthians. Quando a bola não rebatia em Balbuena e em Henrique, cabia a Walter, o atentíssimo arqueiro dos alvinegros, se multiplicar. E a primeira etapa se encerrou com a igualdade em 0 X 0.

Publicidade
Walter: um único lance menos afortunado
Walter: um único lance menos afortunado Walter: um único lance menos afortunado

Na derradeira, até os 55’, o “Mosqueteiro” equilibrou as ações e, com Pedrinho e Mateus Vital, até incomodou a meta de Diego Alves. Daí, porém, de novo o “Urubu” voltou a voar, sinistramente, sobre a retaguarda visitante, a ponto de os centrais do Corinthians se transformarem nos destaques até então. Cada vez mais pareceu impossível um placar capaz de conduzi-lo à liderança.

Paquetá: um levantamento precioso
Paquetá: um levantamento precioso Paquetá: um levantamento precioso

Na verdade, pareceu dificílimo sequer um mero triunfo. De fato, aos 79’, Paquetá tentou um encobrir Walter com um lindo chute de canhota e de curva. Walter espalmou. Todavia, o recém entrado Vizeu desfrutou a sobra, 1 X 0. Um placar estreito, mas que levou o Flamengo a abrir uma folga de 4 pontos sobre o São Paulo na classificação. Nesta segunda-feira, o Fluminense, que tem 14, poderá chegar aos 17. Viaja a Curitiba para enfrentar o Paraná Clube, 3 e nos porões da tabela. É, talvez Fla-Flu no comando do torneio.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou registre a sua importante opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.