Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O Napoli impacta a Lazio e assume a liderança do "Nazionale" da Bota

Placar de 2 X 1 do "Burro" sobre a "Águia" no Olímpico da capital. Agora, mesmo número de pontos que o Milan mas a vantagem no confronto direto. Nesta próxima semana, as semis da Copa Itália.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Festa do Napoli em Roma, de novo a liderança
Festa do Napoli em Roma, de novo a liderança Festa do Napoli em Roma, de novo a liderança

Um desafio paralelo pintou de cores muito mais vivas o duelo entre as duas agremiações do Calcio que valorizam o celeste nos seus fardamentos. Posições no campeonato à parte, nesta “domenica”, 27 de Fevereiro, pela jornada 27 do “Nazionale” de 2021-2022, no Olímpico da capital da Bota, a Lazio e o Napoli, pateticamente eliminadas da Europa League no meio da semana, também lutariam em nome de mais dignidade na temporada. Depois de perder do Porto na ida, 1 X 2, a “Águia” de Roma não conseguiu se recuperar no retorno em casa e ficou no empate de 2 X 2. Pior, o “Burro da Terra da Pizza”, que havia arrancado uma igualdade ao Barcelona, 1 X 1 no Camp Nou, no seu Maradona desabou por 2 X 4.

O fracasso da Lazio na Europa League
O fracasso da Lazio na Europa League O fracasso da Lazio na Europa League

Moral e psicologia à parte, para a Lazio o desafio ainda poderia significar alívio em relação ao futuro. Na sexta colocação na tabela, um triunfo lhe propiciaria ampliar a distância sobre a Fiorentina na sétima posição e melhorar as suas chances de garantir vaga na próxima EL. Por sua vez, o Napoli ostentava perspectivas mais alentadas. Três pontos o levariam aos mesmos 57 do Milan e à retomada da liderança que foi sua da jornada #4 à #15. No caso de uma igualdade em pontos, o primeiro critério a se usar na definição de quem toma a frente é o do choque direto. E, no turno inicial do certame, no San Siro, o Napoli suplantou o “Diavolo” por 1 X 0, gol de Elmas. A tabela prevê o confronto do returno para 6 de Março.

O fracasso do Napoli na Europa League
O fracasso do Napoli na Europa League O fracasso do Napoli na Europa League

Tudo isso sem dizer que Ciro Immobile, o “capitano” da Lazio, obviamente entrou no gramado do Olímpico com um objetivo suplementar: brigaria muito para recuperar o posto de comando da relação dos artilheiros. No sábado, pela Juventus, com dois tentos nos 3 X 2 sobre o Empoli, o sérvio Dusan Vlahovic, o DV7, havia subido ao degrau dos 20, um acima do “laziale”. Ironia: Immobile provém de Torre Annunziata, uma cidadezinha de pouco além de 46.000 habitantes, colada em Nápoles. E o “Burro” teria na batalha, agora inteiro, após uma sucessão de lesões, o seuu atacante Victor Osimhen, menos gols, nove, mas em só 16 porfias. Em resumo, a teoria prometia emoções no duelo de fato, e no seu paralelo.

Eis a fichas das pelejas deste dia 27:

Publicidade
O Napoli, um sucesso já nos acréscimos
O Napoli, um sucesso já nos acréscimos O Napoli, um sucesso já nos acréscimos

LAZIO (7/43/27) 1 X 2 NAPOLI (1/57/27)

Roma, Stadio Olímpico

Publicidade

Árbitro: Marco Di Bello

Gols: Pedro X Insigne, Fabián Ruíz

Publicidade

Nos bancos respectivos, dois personagens polêmicos, de temperamento explosivo. Um toscano de 62 anos de idade, Luciano Spalletti havia supervisionado a “Loba” de 2005 até 2009 e depois em 2016/2017. Napolitano de 63, Maurizio Sarri fôra o treinador do “Burro” de 2015 a 2018. Claro que os seus times se digladiaram como conviria, fogosamente, as investidas de lado a lado. Atentíssimas, porém, as defesas prevaleceram, na proteção de Strakosha e de Ospina, até o intervalo, placar de 0 X 0 em um jogo que tranquilamente merecia 2 X 2, talvez mesmo 3 X 3. No repouso, Spalletti e Sarri exclusivamente usaram o tempo para recarregar as energias de seus pupilos, esfalfados pelo esforço ingente.

Insigne, um golaço e uma assistência nos 2 X 1
Insigne, um golaço e uma assistência nos 2 X 1 Insigne, um golaço e uma assistência nos 2 X 1

Inexorável que, no segundo tempo, o ritmo diminuísse. E que, ao invés das infiltrações, ambos os elencos optassem pelos arremates à distância. De um tiro rasteiro e preciso, aos 62’, brotaria o 1 X 0 em favor do Napoli. Livre, junto da meia-lua, Insigne desfrutou um passe lateral de Elmas e fulminou o arqueiro albanês da “Águia”. Insigne ainda anotaria os 2 X 0, aos 69’, num lance que DiBello, depois de recorrer ao VAR, anulou por impedimento.

O Napoli, euforia justíssima
O Napoli, euforia justíssima O Napoli, euforia justíssima

Cresceu muito o apetite do “Burro” enquanto os ímpetos da Lazio paulatinamente se reduziam. Aos 88’, todavia, num lance fortuito, a “Águia” perpetrou o 1 X 1. Falta cobrada junto à lateral e bate-rebate maluco frente o arco do Napoli, petardo de voleio de Pedro na entrada da área, golaço. O “Burro”, todavia, não desistiu. E aproveitou os acréscimos para apertar. Então, aos 94, bingo! De novo nas imediações da meia-lua, o esperto Insigne colocou a pelota à disposição de um foguetaço de Fabián Ruíz, sem chance para Strahoska. No fim das contas, o placar que o Napoli merecia. A “Terra da Pizza” no topo do pódio.

SPEZIA (16/26/27) 0 X 1 ROMA (6/44/27)

La Spezia, Stadio Alberto Picco

Árbitro: Michael Fabbri

Gol: Abrham/pen

TORINO (11/33/26) 1 X 2 CAGLIARI (17/25/27)

Turim, Stadio Olimpico Grande Torino

Árbitro: Manuel Volpi

Gols: Belotti X Bellanova, Deola

VERONA (9/40/26) 3 X 1 VENEZIA (18/22/26)

Verona, Stadio Marcantonio Bentegodi

Árbitro: Juan Luca Sacchi

Gols: Simeone/3 X Okereke

Jogos da segunda, dia 28:

ATALANTA (5/44/25) X SAMPDORIA (15/26/26)

Bérgamo, Gewiss Stadium

Árbitro: Simone Sozza

Pugnas realizadas na sexta, dia 25:

Milan, mais um insucesso em seus domínios
Milan, mais um insucesso em seus domínios Milan, mais um insucesso em seus domínios

MILAN (2/57/27) 1 X 1 UDINESE (14/26/25)

Milão, Stadio di San Siro

Árbitro: Matteo Marchetti

Gols: Rafael Leão X Udogie

GENOA (19/17/27) 0 X 0 INTER (3/55/26)

Gênova, Stadio Luigi Ferraris

Árbitro: Daniele Chiffi

No sábado, dia 26:

SALERNITANA (20/15/25) X BOLOGNA (12/32/26)

Salerno, Stadio Arechi

Árbitro: Giovanni Ayroldi

Gols: Nortea X Arnautovic

SASSUOLO (10/36/27) 2 X 1 FIORENTINA (8/42/26)

Sassuolo, MAPEI Stadium

Árbitro: Alessandro Prontera

Gols: Traoré, Defrel X Cabral

A Juventus, pela consolidação da quarta vaga
A Juventus, pela consolidação da quarta vaga A Juventus, pela consolidação da quarta vaga

EMPOLI (13/31/27) 2 X 3 JUVENTUS (4/50/27)

Empoli, Stadio Carlo Castellani

Árbitro: Fabio Maresca

Gols: Zarkowski, La Mantia X Kean, Vlahovic/2

Inaugurada em 21 de agosto de 2021, e com seu desfecho previsto para 22 de maio de 2022, esta edição da Série A do Futebol da Velha Bota, a 120ª na História do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos, em turno e em returno, já apresentou 264 jogos e 779 gols, média de 2,95. Principais artilheiros: Dusan Vlahovic (Fiorentina/Juve), 20gols =17/3; Ciro Immobile (Lazio), 19; Giovanni Simeone (Verona), 15; Tammy Abraham (Roma), 12; Lautaro Martínez (Inter), 11; João Pedro (Cagliari), Edin Dzeko (Inter), Domenico Berardi e Gianluca Scamacca (Sassuolo) e Antonin Barak (Verona), 10

Simeone, do Verona, em ascensão dentre os artilheiros
Simeone, do Verona, em ascensão dentre os artilheiros Simeone, do Verona, em ascensão dentre os artilheiros

Nesta próxima semana ressurge em cartaz a Coppa Italia, agora na fase de semifinais, a única etapa, em toda a competição, com jogos de ida e volta. Terça-feira, dia 1º de Março, pelo “Derby della Madonina”, o Milan recebe a rivalérrima Inter – retorno previsto para 20 de Abril. E na quarta, dia 2, em Florença, no seu Artemio Franchi, a Fiorentina hospeda a Juventus – retorno em 21 de Abril. A seguir se desenrolará a jornada 28 do “Nazionale”.

Ciro Immobile, da Lazio, parem a guerra!
Ciro Immobile, da Lazio, parem a guerra! Ciro Immobile, da Lazio, parem a guerra!

Dia 4, sexta-feira:

INTER X SALERNITANA

Dia 5, sábado:

UDINESE X SAMPDORIA

ROMA X ATALANTA

CAGLIARI X LAZIO

Dia 6, domingo:

GENOA X EMPOLI

BOLOGNA X TORINO

FIORENTINA X VERONA

VENEZIA X SASSUOLO

JUVENTUS X SPEZIA

NAPOLI X MILAN

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu Facebook. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.