Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O Milan humilha a Juve e a coloca fora da chamada Zona Champions 

Depois de nove derrotas consecutivas em Turim, o "Diavolo" faz opulentos 3 X 0 na "Senhora" e torna dramática a situação da ex-eneacampeã no certame da Bota e na busca de vaga na Europa

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

O devastador placar final em Turim e a celebração de Tomori
O devastador placar final em Turim e a celebração de Tomori O devastador placar final em Turim e a celebração de Tomori

Até esta “domenica”, dia 9 de Maio de 2021, representou um fracasso rotundo, para Juventus e Milan, a temporada futebolística na Itália e na Europa. Depois de alinhavar, na Bota, um inédito e prodigioso eneacampeonato, nove títulos em série, a “Senhora” sucumbiu, na “Champions League”, eliminada pelo Porto de Portugal nas oitavas de final. Sem conquistar um “scudetto” desde 2010/2011, da jornada 3 até a 22 o “Diavolo” liderou, tranquilamente, o certame atual, e daí degringolou. Paralelamente, desabou diante do Manchester United nas oitavas da Liga Europa. Mas daria uma surra na Juventus, 3 X 0.

O Milan campeão de 2010/2011
O Milan campeão de 2010/2011 O Milan campeão de 2010/2011

De fato se tornou além de crucial o clássico que travaram no Allianz Stadium de Turim, a sede da Juve. No cotejo não se disputou, apenas, um predomínio numa rivalidade que data de 28 de Abril de 1901, quando o Milan bateu a Juve por 3 X 2 no velho Velódromo Umberto I da capital do Piemonte. Para a “Senhora”, o jogo significou o drible eventual num desastre e, eventualmente, a sobrevivência de uma cúpula formada pelo presidente Andrea Agnelli e por Fabio Paratici, o seu remunerado Diretor de Futebol. Para o “Diavolo”, significou o sepultamento definitivo ou a ressurreição de um projeto inaugurado em 2018 quando a Elliott, corporação norte-americana de investimentos, comprou seu controle acionário a um suspeitíssimo grupo de especuladores chineses, sucessores do clã de Silvio Berlusconi.

A Inter campeã de 2020/2021
A Inter campeã de 2020/2021 A Inter campeã de 2020/2021

Definido o “scudetto” em favor da Internazionale, o seu 19º, praticamente a metade dos 36 abiscoitados pela Juve e um acima dos 18 do Milan, restam as batalhas pelas três vagas remanescentes da Itália na próxima “Champions”, as duas na Liga Europa, um lugarzinho de consolação na futura “Conference Cup”, e pela permanência na Série A. No caso da “Champions”, ao perder da Fiorentina, 0 X 2, no sábado, a Lazio basicamente se despediu da briga. Ao devastar o Spezia, 4 X 1, o Napoli aumentou bastante as suas chances. Neste domingo, Juve e Milan apostaram as suas fichas no choque direto enquanto a Atalanta visitava o Parma já rebaixado. Despachado, faz tempo, o Crotone, o Benevento e o Cagliari igualmente se assombraram no choque direto. Eis os principais confrontos do domingo:

O alívio do Cagliari, em Benevento
O alívio do Cagliari, em Benevento O alívio do Cagliari, em Benevento

BENEVENTO 1 X 3 CAGLIARI

Publicidade

Benevento, Stadio Ciro Vigorito

Árbitro: Daniele Doveri

Publicidade

Gols: Lapadula X Lykogiannis, Pavoletti, João Pedro

Um resultado dramático para o hospedeiro, atrás no marcador logo no minuto inicial, jogada ensaiada, num escanteio, Naingollan até Marin e a bola atrasada para a finalização do volante grego. Lapadula ainda igualou, aos 16’, num raro contra-ataque do Benevento. O Cagliari daí pressionou, ingentemente, e acabou premiado com os 2 X 1 aos 64’, um belo cruzamento de Zappa e testada de Pavoletti. O brasileiro João Pedro artilheiro do time sardo, completou, nos acréscimos, o seu gol 16 no certame. Impressionante, o time todo do Cagliari meramente realizou 43 "reti", até agora, em todo este campeonato de 2020/2021.

Publicidade
A Atalanta, firme e forte na vice-liderança
A Atalanta, firme e forte na vice-liderança A Atalanta, firme e forte na vice-liderança

PARMA 2 X 5 ATALANTA

Parma, Stadio Ennio Tardini

Árbitro: Antonio Giua

Gols: Brunetta, Sohn X Malinovskiy, Pessina, Muriel/2 Miranchuk

Peleja absolutamente unilateral. Já rebaixado, foi como se o elenco anfitrião homenageasse mais uma temporada excelente da “Deusa” de Bérgamo, que abriu 3 X 0 antes de o Parma realizar o seu primeiro gol. A Atalanta exibe a melhor ofensiva do torneio. Por enquanto, 84 tentos em 35 partidas, a média primorosa de 2,40. Muriel registrou o seu gol de número 21, como Lukaku, da Internazionale. A “Deusa” permanece firme e forte na segunda posição.

Na casa da Juventus, um Milan absolutamente arrasador
Na casa da Juventus, um Milan absolutamente arrasador Na casa da Juventus, um Milan absolutamente arrasador

JUVENTUS 0 X 3 MILAN

Turim, Allianz Stadium

Árbitro: Diego Valeri

Gols: Brahim Díaz, Rebic, Tomori

Bastante nervoso, obviamente, o jogo 235 da história dos duelos entre a “Senhora” e o “Diavolo”. Teve trabalho o apitador Paolo Valeri, nascido em Roma, a celebrar o seu 43º aniversário no próximo dia 16. Conseguiu segurar os ânimos sem distribuir advertências e cartões. E, quase no encerramento da etapa inicial, ainda foi crucial ao validar o tento de Brahim Díaz, que teria, supostamente, ajeitado a bola com o braço. Mas não acontececeu, mesmo, a infração. O VAR imediatamente reforçaria a decisão correta de Valeri.

Depois da saída grotesca de Szczesny, o tento de Brahim Díaz, Juve 0 X 1 Milan
Depois da saída grotesca de Szczesny, o tento de Brahim Díaz, Juve 0 X 1 Milan Depois da saída grotesca de Szczesny, o tento de Brahim Díaz, Juve 0 X 1 Milan

Na verdade, desafortunadamente ocorreu o erro ridículo do arqueiro Szczesny, a saída estabanadíssima da meta, num levantamento, e o desfrute do armador ibérico, por cobertura, no canto oposto. Uma câmara indiscreta pegou Gigi Buffon, o eterno “portiere” da Juve, no seu banco de reservas, incrédulo a colocar as duas mãos na cabeça. Um

problemaço para o treinador Andrea Pirlo, ex-volante do Milan e da própria Juve, agora no banco da “Senhora, no intervalo, arrumar o seu time, outra vez desconjuntado.

A festa de Brahim Díaz com o treinador Stefano Pioli
A festa de Brahim Díaz com o treinador Stefano Pioli A festa de Brahim Díaz com o treinador Stefano Pioli

Szczesny ao menos se regeneraria, aos 57’, ao defender um penal mal batido por Kessie, um claríssimo desvio de braço de Chiellini que Valeri não hesitou em apontar. E a “Senhora” ainda se favoreceria, aos 66’, com a contusão sofrida pelo sempre perigoso Ibrahimovic. Não melhorou em nada a sua atuação, porém, Carecia de uma fagulha, capaz de incendiar o apagadíssimo Cristiano Ronaldo. Ao contrário, foi Rebic, o substituto do Ibra, quem desferiu o petardo fenomenal, decisivo, aos 77’, no ângulo da meta da “Senhora”. Pobre e desalentado Szczesny, nem viu. Nó tático de Stefano Pioli, ex-Juve, aliás, em Andrea Pirlo.

Detalhe da defesa do penal pelo arqueiro Szczesny, da "Senhora"
Detalhe da defesa do penal pelo arqueiro Szczesny, da "Senhora" Detalhe da defesa do penal pelo arqueiro Szczesny, da "Senhora"

A humilhação se ampliaria aos 77’, numa cabeçada de Fikayo Tomori, um inglês, nascido no Canadá, de pais nigerianos. Falta cobrada por Calhanoglu e Tomori subiu muito mais alto do que três “bianconeri”, Milan 3 X 0, a sua “rete” de estréia na Bota e seu enfim um triunfo do “Diavolo” no Allianz depois de nove derrotas em sequência. Situação lastimável da ex-eneacampeã, agora desabada à quinta colocação na tabela, um ponto fora da chamada “Zona Champions” e três rodadas impiedosas a cumprir. Terá que vencer nas três. Em casa, uma única peleja, e contra a Inter campeã. Fora, contra o Sassuolo e contra o Bologna.

Fim de partida, Juve 0 X 3 Milan
Fim de partida, Juve 0 X 3 Milan Fim de partida, Juve 0 X 3 Milan

Todos os jogos da jornada 35:

SÁBADO, dia 8 de Maio

Spezia (34pts/17ºlugar) 1 X 4 Napoli (70/3)

Udinese (40/11) 1 X 1 Bologna (40/12)

Inter (85/1) 5 X 1 Sampdoria (45/9)

Fiorentina (38/13) 2 X 0 Lazio (64/6)

DOMINGO, dia 9 de Maio

Genoa (36/14) 1 X 2 Sassuolo (56/8)

Benevento (31/18) 1 X 3 Cagliari (35/16)

Parma (19/20) 2 X 5 Atalanta (72/2)

Verona (43/10) 1 X 1 Torino (35/15)

Roma (58/7) 5 X 0 Crotone (18/20)

Juventus (69/5) 0 X 3 Milan (69/3)

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.