Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O drama da Juve e as definições que ainda faltam no Futebol da Itália

Já campeã a Internazionale, rebaixados Crotone e Parma, ainda resta a luta por vagas na "Champions" e a "Senhora" corre o risco de ficar fora da principal competição interclubes da Europa

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Os vinte clubes da Série A da Itália
Os vinte clubes da Série A da Itália Os vinte clubes da Série A da Itália

Restam três rodadas, apenas nove pontos a se disputarem no Campeonato Italiano de 2020/2021. A Internazionale já conquistou o título da temporada, o 19º “scudetto” da sua história inaugurada em 1908. O lanterna Crotone, 18 pontos, e o Parma penúltimo classificado, 20, já caíram à Série B. Ainda existem, porém, algumas questões básicas à espera de uma decisão. No topo e no porão da tabela. Analisarei de baixo para cima.

A festa da Inter campeã
A festa da Inter campeã A festa da Inter campeã

O regulamento da Seria A estabelece o rebaixamento de três clubes. Além dos já condenados, Parma e Crotone, cinco ainda pererecam na zona de queda. E o complicado time do Benevento, 31 pontos, pode interferir de forma fundamental no topo da tabela. Nesta quarta-feira, dia 12, vai até Bérgamo desafiar a Atalanta, que batalha por um posto na próxima Liga dos Campeões, ou “Champions”. Numa situação extrema, delicadíssima, o Benevento necessita de um sucesso sobre a “Deusa” para se aliviar: no domingo, 16, como favorito absoluto, receberá o puído Crotone. Seis pontos podem representar a "salvezza".

O desalento do Crotone rebaixado
O desalento do Crotone rebaixado O desalento do Crotone rebaixado

Com quatro vagas na “Champions”, assegurada a Inter, a Bota deverá apreciar, nas “giornate” remanescentes, uma batalha super-nervosa entre quatro agremiações: com 72 pontos a Atalanta e o Milan, com 70 o Napoli, e com 69 a Juventus. Claro, leva vantagem quem já assumiu a frente. De todo modo, sem especular, apresento os caminhos que cada qual percorrerá, cada qual com a sua expectativa e com a sua dificuldade:

Atalanta
Atalanta Atalanta

ATALANTA – 84 gols pró e 42 contra

Publicidade

Quarta, dia 12 – Benevento, em Bérgamo

Sábado, dia 15 – Genoa, em Gênova

Publicidade

Domingo, dia 3 – Milan, em Bérgamo

No papel, a rota mais tranquila dos quatro contendores, principalmente porque pegará o Milan dentro de casa. No primeiro quesito de um eventual desempate, o confronto direto, leva vantagem sobre a Juve, se iguala ao Napoli e fica espera da pugna do dia 3 contra o "Diavolo". No segundo critério, saldo de tentos, é absolutamente descomunal a sua folga.

Publicidade
Milan
Milan Milan

MILAN – 65 gols pró e 41 contra

Quarta, dia 12 – Torino, em Turim

Domingo, dia 16 – Cagliari, em Milão

Domingo, dia 23 – Atalanta, em Bérgamo

Que o “Diavolo” não se iluda com a aparente fragilidade dos seus adversários mais próximos. Ambos precisam de pontos pra fugir do perigo do tombo à segunda divisão. No confronto direto, vantagem sobre Napoli e Juventus. Ameaça basilar, a Atalanta, dia 23.

Napoli
Napoli Napoli

NAPOLI – 78 gols pró e 34 contra

Terça, dia 11 – Udinese, em Nápoles

Domingo, dia 16 – Fiorentina, em Florença

Domingo, dia 23 – Verona, em Nápoles

Também, na teoria, um percurso sossegado. O problema, no entanto, está no fato de Udinese e Verona, com que jogará em casa, serem livre-atiradores e apenas atuarem no cumprimento de tabela, Além disso, contra a Fiorentina, alimenta uma rivalidade visceral.

Juventus
Juventus Juventus

JUVENTUS – 67 gols pró e 34 contra

Quarta, dia 12 – Sassuolo, em Reggio della Emilia

Sábado, dia 15 – Inter, em Turim

Domingo, dia 23 – Bologna, em Bolonha

Na rabeira da turma. Imperdoável não a sua derrota para o Milan no último domingo mas a sequência de partidas horrorosas. Andrea Pirlo, o seu treinador, conseguiu um recorde absurdo, 35 formações diferentes nas 35 porfias do campeonato. Cristiano Ronaldo, o CR7 artilheiro do torneio, 27 tentos, anotou só dois nas seis partidas mais rccentes.

"Conference League", a nova competição da UEFA
"Conference League", a nova competição da UEFA "Conference League", a nova competição da UEFA

Detalhe: a Bota ainda tem direito a duas vagas na Liga Europa, as quais devem ficar com a Lazio e com a equipe que arrebatar a Copa Itália, em prélio único, terça-feira, dia 18: no Olímpico de Roma, Atalanta X Juventus. E ainda tem direito a um lugar na nova “Conference League”, uma disputa paralela, já delimitada entre a Roma e o Sassuolo.

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.