Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

No Calcio, uma rodada crucial na luta pelo topo da classificação

Em ascensão no rumo da vice-liderança, a Lazio visita a Roma rivalérrima. E a Juventus. no rumo do octocampeonato, viaja ao alçapão da Terra da Pizza.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

A comemoração de um dos tentos da Juventus no certame
A comemoração de um dos tentos da Juventus no certame A comemoração de um dos tentos da Juventus no certame

Embora a sua tabela preveja um total de 38 rodadas e o torneio mal tenha ultrapassado a metade, neste domingo, 26 de Janeiro, a “giornata” de número 21 do Campeonato Italiano de 2019/20 promete três duelos fundamentais na definição dos principais postos da ordem de classificação. Às 8h30, pelo fuso de Brasília, a Internazionale de Milão, 47 pontos, recebe o Cagliari da Sardenha, 30, adversário direto do Milan, 31, na luta pelas duas vagas da Bota na próxima Europa League. Às 14h00 acontece o “Derby della Capitale” entre a Roma, 38, e a Lazio, 45 mas ainda uma partida atrasada a realizar, como favorita, mandante, diante do Verona, 26, dia 5 de Fevereiro. Daí, às 16h45, a líder Juventus de Turim, 51, visita o Napoli, somente 24, porém um inimigo ferido pelos seus próprios donos e na busca de sua reabilitação.

João Paulo, do Cagliari, e o filho André Felipe
João Paulo, do Cagliari, e o filho André Felipe João Paulo, do Cagliari, e o filho André Felipe

Programado para o Giuseppe Meazza, o clássico estádio da Lombardia em que manda os seus jogos, mais do que os três pontos o combate da “Biscione”, contra o time dos “Quatro Mouros” da ilha do Mar Tirreno, valerá por um resgate. A Inter chegou a assumir a ponta da tabela mas sofreu dois empates terríveis, em casa com a boa Atalanta de Bérgamo e então em viagem diante do Lecce quase na zona de rebaixamento à Série B. O Cagliari até se animou com uma chance de qualificação na Champions League e de repente desandou. Já não vence faz seis porfias. Outra contenda paralela se desenvolverá na lista dos artilheiros do certame. O belga-congolês Romelu Lukaku, da Inter, anotou 14 dos 41 tentos da sua agremiação. E João Paulo, mineiro de Ipatinga, de passagem fulminante pelo Santos, mesmos nas funções contidas de médio-volante, registrou 13 dos 35 do Cagliari.

Ciro Immobile, da Lazio, numa temporada excepcional
Ciro Immobile, da Lazio, numa temporada excepcional Ciro Immobile, da Lazio, numa temporada excepcional

No Olímpico da Cidade Eterna, 65 vitórias contra 46 em 173 cotejos, a “Loba” vai procurar o seu terceiro sucesso consecutivo, como mandante, diante da “Águia”. Perdeu pela última vez, 1 X 3, em 30 de Abril de 2017. A Lazio, por seu lado, provém de um resultado precioso de 3 X 1, exatamente sobre a Juventus, na decisão da Supercopa da Itália, e buscará ampliar um recorde fenomenal. Ostenta onze triunfos em série. Na temporada de 1999/2000, a do seu segundo “scudetto”, havia estabelecido o seu primado de antologia, nove vitórias. Agora, quer superar a marca fantástica da Inter, o extraordinário recorde de dezessete, na temporada de 2006/07. O bósnio Edin Dzeko anotou 8 dos 37 tentos da “Loba”. Ciro Immobile, 19 partidas, 18 como titular, incrível, cravou 23 dos 46 da Lazio, 50%. Média, sem dúvida, excepcional.

Gattuso e Ancelotti em seus idos de atleta e treinador do Milan
Gattuso e Ancelotti em seus idos de atleta e treinador do Milan Gattuso e Ancelotti em seus idos de atleta e treinador do Milan

Juventus e Napoli protagonizaram o mais significativo desafio do Calcio nos anos recentes. Uma octocampeã, a “Velha Senhora” acumula títulos desde 2012. No mesmo interregno o “Burro” da Terra da Pizza foi o vice quatro vezes e ficou na terceira posição em duas. Pena que, em 10 de Dezembro de 2019, irritado pelas intromissões da Família De Laurentiis, proprietária do clube, o “mister” Carlo Ancelotti tenha se demitido na noite em que promoveu o Napoli à fase de oitavas-de-final da Champions. Assumiu o cargo Gennaro Gattuso, antigo volante do Milan e, até, pupilo de Ancelotti. Ironicamente, sob Gattuso o “Burro” empacou: perdeu quatro das cinco pugnas que disputou.

Publicidade
Cristiano Ronaldo, da Juventus
Cristiano Ronaldo, da Juventus Cristiano Ronaldo, da Juventus

No passado, apenas dois esquadrões do Calcio chegaram a acumular cinco títulos “in fila”. A Juve, de 1930/31 até 1934/35. E o Torino, vizinho de Piemonte, entre 1942/43 e 1948/49 – por causa da II Guerra Mundial, não houve o campeonato em 1943/44 e em 1944/45. Por enquanto na liderança tranqüila da “stagione”, 27 pontos mais do que o “Burro”, a “Zebra” também dispõe de uma folga farta nas estatísticas. Em 171 cotejos, 81 vitórias a 32. No San Paolo da Terra da Pizza, procura o seu terceiro triunfo em seguida. Realizou 39 “reti” e concedeu 19, contra os 28 X 28 do Napoli. Cristiano Ronaldo, o seu “cannoniere”, já acumulou 16 gols, mais do que os melhores do "Burro", somados: o polonês Milik tem 7 e o belga Mertens tem 4.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”, Muito obrigado. E um grande abraço!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.