Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nesta semana se definem as semis da Champions e da Liga Europa

Na terça e na quarta, dois a dois, os quatro jogos da interclubes mais importante do planeta. Risco de eliminação do campeão Bayern. Na quinta, os quatro prélios da irmã menos privilegiada. 

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Craques dos oito remanescentes da "Champions"
Craques dos oito remanescentes da "Champions" Craques dos oito remanescentes da "Champions"

Mais três datas e mais oito partidas determinarão, desta terça-feira, 13 de Abril, até a quinta, o dia 15, os quatro semifinalistas da Liga dos Campeões e os quatro semifinalistas da Liga Europa, respectivamente a disputa interclubes mais significativa do planeta e a sua irmã mais humilde. A “Champions”, abreviadamente a LC, terá dois jogos na terça e dois outros na quarta. E a LE realizará a sua definição inteiramente na quinta.

Os oito remanescentes da Liga Europa
Os oito remanescentes da Liga Europa Os oito remanescentes da Liga Europa

No caso de ocorrer um resultado contrário ao do prélio de ida, mas com o mesmo placar, por exemplo 1 X 0 e 0 X 1, haverá uma prorrogação e, eventualmente, a loteria dos penais. Com placar diverso e o mesmo saldo de gols, por exemplo 1 X 0 e 1 X 2, valerão em dobro os tentos anotados como visitante. O mesmo conceito permanece quando sucedem dois empates pela mesma contagem – prorrogação etc. E por contagem diferente, 1 X 1 e 2 X 2, quando sobrevive aquela agremiação que registra mais tentos em viagem,

Terça, dia 13, prélios da “Champions”:

O jogo de ida
O jogo de ida O jogo de ida

CHELSEA X PORTO

Publicidade

Sevilha, Espanha, Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán

Na ida: Chelsea 2 X 0 Porto

Publicidade

Gols: Mount, Chilwell

Por causa das restrições impostas às viagens de Portugal à Inglaterra e vice-versa, os dois adversários concordaram com a UEFA, que optou pelo Sánchez-Pizjuán de Sevilha como a sede dos duelos de ida e volta. O “Dragão” de Sérgio Conceição apenas prosseguirá se registrar 3 X 0 nos “Blues” de Thomas Tuchel. Embora os dois prélios ocorram em campo neutro, prevalece o conceito do mandante. Ironia: o Porto perdeu como dono-da-casa.

Publicidade

Resumo histórico:

Jogos: 9 = 6vit Che/1emp/2vit Por

Gols: 14Che X 7Por

O jogo de ida
O jogo de ida O jogo de ida

PSG X BAYERN

Paris, França, Parc des Princes

Na ida: Bayern 2 X 3 PSG

Gols: Choupo-Moting, Mueller X Mbappé/2, Marquinhos

Problemaço para Hans-Dieter Flick, o treinador interino que deu certo após assumir o comando dos “Bávaros” em Dezembro de 2019 e então levá-los aos títulos da LC e do Mundial da FIFA: sobrepujar os “Parisiens” de Mauricio Pocchetino, na terra do rival, por dois gols de folga, uma missão intrincadíssima, caso o seu departamento médico não recupere o seu lesionado astro-artilheiro Robert Lewandowski.

Resumo histórico:

Jogos: 10 = 6vit Par/0emp/4vit Bay

Gols: 15Par X 13Bay

Quarta, dia 14, prélios da “Champions”:

O jogo de ida
O jogo de ida O jogo de ida

BORUSSIA DORTMUND X MANCHESTER CITY

Dortmund, Alemanha, Wesfalenstadion

Na ida: Manchester City 2 X 1 Borussia Dortmund

Gols: De Bruyne, Phil Foden X Marco Reus

Para reverter o seu destino a “Muralha Amarela” de Edin Terzic precisa vencer por 1 X 0 ou, caso os “Citizens” de Pep Guardiola façam um gol, com a folga de dois tentos.

Resumo histórico:

Jogos: 3 = 1vit Bor/1emp/1vit Cit

Gols: 3Bor X 3Cit

O jogo de ida
O jogo de ida O jogo de ida

LIVERPOOL X REAL MADRID

Liverpool, Inglaterra, Anfield Road

Na ida, Real Madrid 3 X 1 Liverpool

Gols: Vinícius Júnior/2, Asensio X Salah

Tarefa brutal para os “Reds” de Juergen Klopp, superar os “Merengues” de Zinedine Zidane por 2 X 0 ou, caso o Real obtenha um único gol, por três tentos de diferença.

Resumo histórico:

Jogos: 7 = 3vit Liv/0emp/4vit RMa

Gols: 8Liv X 10RMa

Quinta, dia 15, prélios da Liga Europa:

O jogo de ida
O jogo de ida O jogo de ida

MANCHESTER UNITED X GRANADA

Manchester, Inglaterra, Old Trafford

Na ida: Granada 0 X 2 Manchester United

Gols: Rashford, Bruno Fernandes/penal

Inviável o Granada suplantar o United por 3 X 0.

Resumo histórico:

Jogos: 1 = 1vit Utd/0emp/0vit Gra

Gols: 2Utd X 0Gra

O jogo da ida
O jogo da ida O jogo da ida

SLAVIA PRAHA X ARSENAL

Praga, República Tcheca, Sinobo Stadium

Na ida: Arsenal 1 X 1 Slavia Praha

Gols: Pépé X Tomàs Holes

Graças ao gol como visitante, o Slavia segue no rumo das semis caso preserve o 0 X 0.

Resumo histórico:

Jogos: 3 = 0vit Sla/2emp/1vit Ars

Gols: 1Sla X 8Ars

O jogo da ida
O jogo da ida O jogo da ida

ROMA X AJAX

Roma, Itália, Estadio Olìmpico

Na ida: Ajax 1 X 2 Roma

Gols: Klaessen X Lorenzo Pellegrini, Ibañez

A “Loba” se qualifica até se perder o jogo por 0 X 1.

Resumo histórico:

Jogos: 3 = 1vit Rom/1emp/1vit Ajx

Gols: 4Rom X 4Ajx

O jogo de ida
O jogo de ida O jogo de ida

VILLARREAL X DINAMO ZAGREB

Villarreal, Espanha, Estadio de la Cerámica

Na ida: Dinamo Zagreb 0 X 1 Villarreal

Gol: Gerard Moreno

Os “Purificadores” da Croácia agora precisarão de um placar de, no mínimo, 2 X 0.

Resumo histórico:

Jogos: 3 = 2vit Vil/0emp/1vit Din

Gols: 4Vil X 2Din

Desde o seu início, 8 de Agosto de 2020, a “Champions” ostentou 51 mata-matas de eliminatórias, 96 combates do Grupo A até o H, os 16 jogos de oitavas de final e mais os quatro primeiros das quartas, o acumulado de 167 prélios e 493 gols, média de 2,95. Público? Aqui e ali a Covid-19 permitiu algumas poucas ousadias e 165.939 audaciosos apareceram nos estádios. Média pouco digna até do Futebol de Areia, 1.431 pessoas.

Destino: Istambul
Destino: Istambul Destino: Istambul

Esta, da temporada de 2020/2021, é a 66ª edição da LC, a 29ª desde que, na competição de 1992/93, abandonou o seu nome original de Copa dos Campeões e se rebatizou de “Champions League”. Principiou com 79 equipes de 54 das suas 55 afiliadas. Uma única e exclusiva exceção: Liechtenstein, cujos times disputam os torneios da Suíça. Num paralelo, curiosamente, as Ilhas Far Oer e Gibraltar, que dependem da Dinamarca e da Inglaterra, já dispõem de suas próprias federações. Seu atual campeão: Bayern. Semis programadas para 27-28 de Abril e 4-5 de Maio. A decisão, em partida única, deverá se realizar no dia 29 de Maio no espetaculoso Ataturk Olympic Stadium de Istambul, na Turquia.

Na Liga Europa, que começou em 18 de Agosto de 2020, se realizaram 351 jogos com 1.073 gols, a média de 3,06. Depauperado pelos protocolos de segurança anti-Covid-19, o seu global de espectadores soma 98.455. Média de público, a tristeza de 505 pessoas. Semis programadas para 29 de Abril e 6 de Maio. E a decisão, em peleja única, se realizará em 26 de Maio no Stadion Miejski de Gdansk, na Polônia. Detém o troféu o Sevilla da Espanha, que mereceu o direito de se agregar à LC mas perdeu, nas oitavas, para o Dortmund.

Destino: Gdansk
Destino: Gdansk Destino: Gdansk

Esta é a sua edição de número 50 desde que nasceu como Copa UEFA, em 1971/1972, e a de número 12 desde que, em 2009/2010, abarcou a Copa dos Vencedores de Copas e amealhou o seu gigantismo atual e o seu novo batismo. Quando principiou, a LE ostentava uma relação mastodôntica: 205 equipes das 55 federações da UEFA. Atravessou oito eliminatórias e mais um mini-certame de 12 grupos com 48 agremiações. Daí, aos 12 ganhadores e aos seus vices se agregaram oito repescados, os terceiros colocados das chaves da LC. Ou os 32 clubes, que se confrontaram em mata-matas para depurar os 16 das oitavas de final, cujos vencedores, então, agora se digladiam nestas quartas.

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.