Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nas oitavas-de-final, recomeça a Champions League de 2017/18

Pelos mata-matas de ida, oito jogos cruciais na rodada de ida, inclusive Juventus X Tottenham, Real Madrid X PSG e Chelsea X Barcelona

Silvio Lancellotti|Sílvio Lancellotti

A taça, hoje com o Real Madrid
A taça, hoje com o Real Madrid A taça, hoje com o Real Madrid

Com quatro cotejos, se inicia nesta terça-feira, dia 13 de Fevereiro, e prossegue na quarta, dia 14, com mais outros tantos, uma primeira etapa de ida das oitavas-de-final da Champions League de 2017/18. Em ação, por enquanto, oito dos dezesseis clubes remanescentes na competição: cinco da Inglaterra, três da Espanha, dois da Itália, e um de Alemanha, França, Portugal, Suíça, Turquia e Ucrânia. Engenhosamente dirigido, o sorteio impediu que ocorressem confrontos entre equipes de uma mesma federação. 

Uma segunda etapa das oitavas, com mais oito esquadras, está programada para 20 e 21 de Fevereiro. As pugnas de volta, em Março, respectivamente acontecerão em 7 e 8, e em 13 e 14. No dia 16 haverá o sorteio das quartas-de-final, então sem a preocupação geográfica de se evitarem os duelos de times de mesma nação. A decisão, em jogo único, foi programada para 26 de Maio, no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia.

O Olímpico de Kiev, estádio da decisão
O Olímpico de Kiev, estádio da decisão O Olímpico de Kiev, estádio da decisão

Puderam se inscrever na competição 79 representantes de 54 países da Europa. De 27 de Junho até 6 de Dezembro, em três rodadas pré-eliminatórias, uma fase de playoffs e mais uma de oito grupos, aconteceram 190 prélios e 546 tentos, média de 2,87. Público de quase 7,57 mi, a média generosa de 38.230 pagantes. As oitavas se desenvolvem através dos mata-matas e pelo critério do gol qualificado: no caso de uma igualdade em pontos, valem o dobro os tentos anotados no campo do inimigo. Uma igualdade em pontos e em tentos leva á prorrogação e/ou aos penais.

Os jogos desta terça, 13 de Fevereiro:

Publicidade
O Juventus Stadium
O Juventus Stadium O Juventus Stadium

JUVENTUS (ITA) X TOTTENHAM (ING)

Juventus Stadium de Turim, cap. 41.507 lugares

Publicidade

JUV – 11 pontos, 3vit-3emp-1der, 7pró/5contra

TOT – 16 pontos, 5vit-1emp-0der, 15pró/4contra

Publicidade

Um duelo ainda inédito no Futebol do Velho Continente. A “Vecchia Signora” do Piemonte, segunda na Chave D, atrás do Barcelona, recebe o rival de melhor performance na fase de grupos. Detalhe: não perde em Turim, na CL, desde 10/4/2013, quando caiu diante do Bayern, 0 X 2. Nesse ótimo percurso positivo, acumulou 14 triunfos e 8 empates, marcou 34 tentos e cedeu 14.

St.-Jakob Park
St.-Jakob Park St.-Jakob Park

BASEL (SUI) X MANCHESTER CITY (ING)

St.-Jakob Park de Basiléia, cap. 38.512 lugares

BAS – 12 pontos, 4vit-0emp-2der, 11pró/5contra

MCI – 15 pontos, 5vit-0emp-1der, 14pró/5contra

Um duelo ainda inédito no Futebol do Velho Continente. Na fase de grupos, os helvéticos participaram da Chave A, meros 3 pontos abaixo do United, o principal inimigo metropolitano do City. Perderam de 0 X 3 dentro de Old Trafford, porém cravaram 1 X 0 em seu complicado alçapão suíço.

Os jogos desta quarta, 14 de Fevereiro:

Estádio do Dragão
Estádio do Dragão Estádio do Dragão

PORTO (POR) X LIVERPOOL (ING)

Estádio do Dragão, Porto, cap. 50.033 lugares

POR – 10 pontos, 3vit-1emp-2der, 15pró/10contra

LIV – 12 pontos, 3vit-3emp-0der, 23pró/6contra

Em dois combates anteriores, vantagem dos britânicos da Terra dos Beatles, um sucesso e uma igualdade. Aliás, os dois clubes classificados na Chave E, o líder Liverpool e o vice Sevilla, brilhantemente subiram dos playoffs. O Porto foi, de longe, 10 pontos a 14, apenas o vice do Besiktas da Turquia.

REAL MADRID (ESP) X PSG (FRA)

Estádio Santiago Bernabéu, Madrid, cap. 81.044 lugares

REA – 13 pontos, 4vit-1emp-1der, 11pró/7contra

PSG – 15 pontos, 5vit-0emp-1der, 25pró/4contra

Em seis combates anteriores, a igualdade absoluta, duas vitórias de cada lado. De que vale, porém, esse equilíbrio numérico, diante da impiedade das bolinhas do sorteio da UEFA, que anteciparam às oitavas um duelo que deveria valorizar a disputa do título levantado pelos “Merengues” em três das últimas quatro edições da CL? Teve culpa o Real, pateticamente só o vice na Chave E em que refulgiu o impactante Tottenham.

Os jogos de 20 de Fevereiro:

CHELSEA (ING) X BARCELONA (ESP)

BAYERN (ALE) X BESIKTAS (TUR)

Os jogos de 21 de Fevereiro:

SEVILLA (ESP) X MANCHESTER UNITED (ING)

SHAKHTAR DONETSK (UCR) X ROMA (ITA)

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tuitar”, ou registre a sua importante opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.