Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Na Itália, já principiou a temporada do Calcio, a Juventus dominante

Mesmo numa estréia medíocre, 1 X 0 sobre o Parma, a "Velha Senhora" de Turim demonstrou potência para arrebatar o seu nono título consecutivo

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

De celeste, a Juve celebra a sua primeira vitória em 2019/20
De celeste, a Juve celebra a sua primeira vitória em 2019/20 De celeste, a Juve celebra a sua primeira vitória em 2019/20

No dia 20 de Abril, um sábado, diante da sua torcida, no Allianz Stadium da capital do Piemonte, repleto em seus 41.507 lugares, sem contar os inevitáveis 2.000 penetras, ao sobrepujar a Fiorentina por 2 X 1 a Juventus de Turim açambarcou o seu 35º “scudetto” no campeonato da Bota, o seu oitavo em sequência. A grande conquista aconteceu aos 108 anos, 5 meses e 22 dias de existência da chamada “Velha Senhora”. Pois neste 24 de Agosto, agora 96 dias depois daquela celebração, a “Zebra” alvinegra começou uma nova jornada de galope e de potência à procura das primazias do Calcio.

Visão aérea do Tardini
Visão aérea do Tardini Visão aérea do Tardini

Aconteceu no Ennio Tardini, em Parma, evidentemente a “Terra do Queijo de Macarrão e do Presunto Cru”, cidade da Emìlia-Romagna, cerca de 250 quilômetros de Turim, um estádio bem simpático de 22.352 lugares, situado em pleno centro urbano e sede do hoje Parma Calcio 1913. A campeoníssima visitante, de fardamento inusitado, em azul-celeste, se exibiu modestamente. Mas, com o placar mínimo, 1 X 0, se safou da sua primeira viagem.

O Parma, campeão da Europa League em 1999
O Parma, campeão da Europa League em 1999 O Parma, campeão da Europa League em 1999

Embora tão centenário como a Juve, o time dos “Ducali”, que alcançou o apogeu com os títulos da Europa League de 1995 e de 1999, faliu e trocou de nome três vezes, até assumir o seu batismo atual. Perambulou nas divisões de baixo, re-subiu à Série A em 2018, quase caiu de novo em 2019 e enfrenta o certame de 2019/20, na sua temporada de número 88 na História do Calcio, sem pretensões além de ficar entre os 16 sobreviventes dos 20 inscritos.

Giovanni Martusciello
Giovanni Martusciello Giovanni Martusciello

Fora do clube o treinador Massimiliano Allegri, desfeito o seu casamento com a Juve mesmo depois de cinco dos oito “scudetto”, a equipe também não pôde apresentar, de forma oficial, em campo, o seu substituto, Maurizio Sarri. Convalescente de uma infecção pulmonar, o napolitano, ex-Chelsea, cedeu o posto ao assistente Giovanni Martusciello, 48 de idade, ex-meio-campista.

Publicidade
Roberto D'Aversa
Roberto D'Aversa Roberto D'Aversa

O treinador do Parma, Roberto D’Aversa, outro volante do passado, 44, já comanda os “Ducali” desde 2014. Seu principal destaque: o marfinense Gervinho, ala-artilheiro, ex-Arsenal de Londres e ex-Roma. Pouco, em relação aos super-astros da “Senhora”, do lusitano Cristiano Ronaldo ao holandês Matthijs de Ligt, central contratado ao Ajax de Amsterdam pelo equivalente a R$ 360 milhões, valor mais elevado que já se pagou por um defensor.

Chiellini, com DiSciglio, 1 X 0
Chiellini, com DiSciglio, 1 X 0 Chiellini, com DiSciglio, 1 X 0

Da “panchina” dos reservas, aliás, De Ligt testemunhou o tento de 1 X 0 da nova “squadra”, registrado aos 20’ pelo becão Chiellini, 35 completados no último dia 14, a sua “rete” de número 28 em 386 pelejas com a sua equipe no campeonato da Série A. Um lance que envolveu dois brasileiros. Escanteio levantado por Douglas Costa, o tiro de Alex Sandro e o desvio, de destra, do veteraníssimo capitão, um canhoto. Uma vantagem natural da “Zebra”.

Publicidade
O impedimento, milimétrico, do CR7
O impedimento, milimétrico, do CR7 O impedimento, milimétrico, do CR7

Douglas Costa ainda participaria, e esplendidamente, de um segundo tento da Juve, aos 30’, gol que, sem o VAR, jamais seria invalidado, tão insignificante foi a posição de impedimento de Cristiano Ronaldo, ou o CR7, receptor do passe magistral do ala de Sapucaia do Sul/RS, disparado o melhor do cotejo. Fabio Maresca, o árbitro do prélio, decidiu acertadamente pela anulação.

A vibração dos "Ducali" na sua estréia no Tardini
A vibração dos "Ducali" na sua estréia no Tardini A vibração dos "Ducali" na sua estréia no Tardini

Claro, o Parma acordou e reagiu, com o apoio vibrante da sua “tifoseria”. De todo modo, a “rete” não faria falta à Juve. Apesar de uma estréia medíocre, a octocampeã fez os três pontos necessários a inaugurar a sua marcha rumo a um inacreditável nono troféu consecutivo. Sim, Maurizio Sarri dispõe de um elenco excelente. Só que, por enquanto, ainda não tem um time.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tuitar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.