Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Desencanta o "Timão" de Osmar Loss e supera o Botafogo, 2 X 0

Um golaço de Rodriguinho, outro de Romero, mais a vitória do São Paulo sobre o Flamengo, e o Corinthians melhora a sua posição na tabela

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

A celebração do golaço de Rodriguinho
A celebração do golaço de Rodriguinho A celebração do golaço de Rodriguinho

Até para a torcida do Corinthians existe ressaca de Copa do Mundo. Nesta quarta-feira, 18 de Julho, apenas três dias depois de a seleção da França derrotar a da Croácia, 4 X 2, e levantar a taça da competição em Moscou, meros 20.073 espectadores presenciaram, na Arena ainda-sem-nome-de-Itaquera, capacidade para 49.205 pessoas, o “Mosqueteiro” desafiar o Botafogo do Rio e sair com um sucesso digno do seu título de 2017.

Ressaca da Copa: só 20,000 pessoas na Arena
Ressaca da Copa: só 20,000 pessoas na Arena Ressaca da Copa: só 20,000 pessoas na Arena

Desde o seu amistoso inaugural, no Parque São Jorge, em 14 de Abril de 1929, Corinthians 4 X 3, até o cotejo mais recente, no Nílton Santos do Rio, pelo Brasileiro de 2017, em 22 de Outubro, triunfo do “Glorioso” 1 X 0, os rivais acumulavam 108 combates, larga vantagem do alvinegro da Estrela Solitária, 46 sucessos a 37, 163 tentos a 155. O “Mosqueteiro”, claro, nem de longe pretendia encurtar tal distância. Na verdade, num confronto direto, fantasiava a possibilidade de ultrapassar o Botafogo na tabela de classificação do atual campeonato nacional, do qual é o detentor do troféu.

Em 2010, no velho Pacaembu
Em 2010, no velho Pacaembu Em 2010, no velho Pacaembu

Os dois elencos subiram ao campo da Arena em situações bastante parecidas. Depois de 12 rodadas, o Corinthians ostentava 16 pontos, com 12 tentos a 9. O Botafogo tinha 17 pontos, com 16 tentos a 14. À parte a briga particular, ambos desejavam sobrepujar o Sport Recife, 19, que fora até Fortaleza pegar o lanterninha Ceará, 5, e havia parado na vibração do adversário, 1 X 0 em favor do anfitrião. E também não queriam se afastar mais do Flamengo, o líder nos 27 pontos: no mesmo horário o “Urubu” havia lutado com o São Paulo, 23, e tombado, 0 X 1. Nem desejavam se afastar do Grêmio, 20, que havia hospedado o Atlético Mineiro, 23, em Porto Alegre, e vencido,

Romero e Rodriguinho comemoram, 1 X 0
Romero e Rodriguinho comemoram, 1 X 0 Romero e Rodriguinho comemoram, 1 X 0

Não demoraram 3’ para que o Corinthians inaugurasse o marcador. Roger tocou a Romero que bateu, de quase 25 metros. Rabello devolveu e, um pouquinho mais atrás, de primeira, Rodriguinho fulminou o ângulo de Jefferson, 1 X 0, o seu quinto tento dentre os então 13 do “Timão”. O gol desfez as tensões do retorno depois de quase um mês de interrupção no certame. Inclusive os rapazes do Fogo, agora sob a orientação de Marcos Paquetá, que substituiu Alberto Valentim, transferido, em Junho, ao Pyramids do Egito. Enquanto o “Glorioso” tentava penetrar nos toques laterais, o “Mosqueteiro” optava pelas investidas em profundidade.

Publicidade
Osmar Loss
Osmar Loss Osmar Loss

Com as arquibancadas tristemente rarefeitas, ao menos em relação ao habitual da Arena, na etapa derradeira os pupilos de Osmar Loss mantiveram o seu estilo, controle do meio-campo e velocidade nas descidas. Roger, o seu centroavante, porém, parecia muito mais estático do que o famoso. Então, aos 73’, Loss colocou Jonathas, recém-chegado do Hannover da Alemanha. Curiosidade: aos 76, antes que Jonathas pegasse na pelota, Rodriguinho deu a Fagner que enfiou a Romero, perfeito, chute cruzado, 2 X 0. Impressionante, o Botafogo ainda conseguiu produzir quatro chances agudas, Mas, em todas, Cássio, no seu pós-Copa, espetacularmente fulgurou.

Romero
Romero Romero

Resumo do topo da tabela após as pelejas desta quarta: Flamengo 27 pontos, São Paulo 26, Atlético Mineiro 23, Grêmio 23, Internacional 22, Palmeiras 19, Corinthians 19, Sport 19, Cruzeiro 18, Botafogo 17. Nesta quinta, Santos X Palmeiras e Atlético Paranaense X Internacional.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou registre a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. Um abração.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.