Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com Warriors 106 X 105 Raptors, haverá o jogo 6 na NBA/2019

Mesmo traumatizado pelo drama da nova lesão de Kevin Durant, o time do Golden State vence Toronto com uma cesta crucial de Klay Thompson

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

O momento exato da contusão de Kevin Durant
O momento exato da contusão de Kevin Durant O momento exato da contusão de Kevin Durant

Passava pouco das 11h00 da manhã em Toronto, Canadá, meio-dia em Brasília, quando, na Scotiabank Arena, um cidadão de nome Kevin Durant, de agasalho sem mangas mas com capuz, saiu do corredor que conecta o vestiário do time visitante à quadra de Basquete e se entregou a um treinamento coletivo de trinta minutos. Sinal claro de que estaria presente na partida que, mais tarde, a partir das 21, os seus Golden State Warriors travariam contra o elenco dos Toronto Raptors. Uma partida crucial. Com 3 X 1 na série melhor-de-sete que definiria o título da NBA nesta temporada de 2018/19, os Raptors só necessitavam de um quarto triunfo, e em sua casa, diante de 19.800 torcedores de vermelho, para assegurarem ao Canadá o seu primeiro topo de pódio em sete décadas de basquete profissional.

Durant, a caminho da quadra, pela manhã
Durant, a caminho da quadra, pela manhã Durant, a caminho da quadra, pela manhã

O MVP, ou “Most Valuable Player”, nas duas conquistas dos Warriors em 2017 e em 2018, Durant havia cravado a média de 34,2 pontos nas 11 pelejas de que participou na “Post Season”. Então, na média dos seus resultados, o esquadrão de Golden State sobrepujou os adversários por 7 vitórias a 4 e por 119 pontos a 102. Daí, quando Durant se lesionou, ainda houve uma prevalência de sucessos, 6 X 3. Todavia, os resultados encolheram, 111 X 109.

Durant não é apenas crucial no ataque dos Warriors, mas exerce funções essenciais na defesa e na armação. Havia acumulado 15% dos rebotes da sua equipe de 12 atletas, 18% dos tocos/bloqueios, e também 17% das assistências e 16% das bolas roubadas. Repetiria esse desempenho? E como sucederia o seu duelo direto com Kawhi Leonard, o astro maior dos Raptors, 31,1 pontos agora e o MVP das “Finals” de 2014, quando estava nos San Antonio Spurs e, só 14,3 pontos, levou o laurel pelo conjunto da obra?

Kawhi Leonard
Kawhi Leonard Kawhi Leonard

Impacto. Durant saiu da pugna de forma prematura, por causa de um problema no tendão-de-aquiles da mesma perna direita, e a sua saída tornou muito mais heróica a vitória de Golden State, 106 X 105 sobre Toronto. Steve Kerr, o treinador dos Warriors, havia antecipado que o apelidado KD atuaria de maneira intermitente no combate. E de fato o substituiu depois de 6’10 quando KD já havia convertido 6 pontos, em dois tiros de 3, e Golden State vencia o jogo por 19 X 16. Passou algum tempo no banco, uma bolsa de gelo na panturrilha lesionada, e só voltou ao faltarem 3’33, o combate nos 23 X 23. Ao se encerrar o primeiro quarto de 12’, os Warriors venciam por 34 X 28 e Durant já tinha acumulado 11 pontos, quase um terço do total do seu time. Claro, mais, muito mais do que ostensiva, a sua importância.

Publicidade
Steve Kerr e Kevin Durant, no aquecimento
Steve Kerr e Kevin Durant, no aquecimento Steve Kerr e Kevin Durant, no aquecimento

Num lance boboca, todavia, quando restavam 9’46 para o intervalo, Durant acusou uma estranha machucadura com o placar de 39 X 34 a favor de Golden State. Até mesmo a platéia da Scotiabank Arena se enfronhou no drama. O super-craque amparado, a mancar, de rosto contraído, a abandonar a partida vaiado por um punhado de idiotas mas aplaudidíssimo por inúmeros presentes. Problemaço, a sua ausência? Caberia aos seus companheiros a reação ao trauma e a resposta no resultado. Depois de brilhar em 11’57” de batalha, e de testemunhar, nos vestiários, sobre uma maca, diante de um fisioterapeuta, todo o estoicismo dos seus colegas, Durant sofreu diante de um aparelho de TV mas acabou por partir, de muletas, até um hospital.

No Twitter dos Warriors, uma homenagem a Steph Curry
No Twitter dos Warriors, uma homenagem a Steph Curry No Twitter dos Warriors, uma homenagem a Steph Curry

Embora evidentemente esfacelados no emocional, e apesar dos patéticos, inacreditáveis 9 “turnovers”, bolas fáceis, entregues tolamente ao rival, os “teamates” de Durant fecharam em vantagem, por 62 X 56, a primeira etapa da porfia. Steph Curry, de novo, carregou Golden State nas costas com os seus 23 pontos, absurdos 37%. Leonard se limitou aos 13, melhor do que ele Marc Gasol, com 15. Felizmente, para Kerr e seus pupilos, no terceiro quarto, aquele em que os Warriors habitualmente detonam o adversário, a folga ao menos se preservou, 84 X 78. Leonard? Estacionaria nos 13, não convertesse um lance livre em duas chances. E apenas acordaria nos 12' remanescentes.

Publicidade
Curry X Kawhi Leonard
Curry X Kawhi Leonard Curry X Kawhi Leonard

Nada de boa técnica no quarto derradeiro. Predominou a tensão, inclusive provocada por vários equívocos do trio de arbitragem. Então, quando restavam 5’10”, Leonard ressuscitou e em 50 segundos, capturou um rebote e em três arremessos sucessivos fez a Arena explodir de prazer e de euforia, Toronto 103 X 97. Auxiliou os Raptors uma devastadora série de tiros sem pontaria dos Warriors. E a anulação polêmica de um tapinha de DeMarcus Cousins que recolocaria Golden State na briga. Mas Curry cravou 103 X 103 quando faltavam 72”. Thompson realizou 106 X 103 quando faltavam 57”. Kyle Lowry diminuiu, 105 X 106, quando faltavam 29”9. Daí, confusa, a arbitragem ainda apontou uma falta de ataque, inexistente, contra Cousins, 16”. E Lowry, então, pensou em demasia e desperdiçou a vitória no relógio zerado.

"Strenght in Numbers", a capa do Twitter dos Warriors
"Strenght in Numbers", a capa do Twitter dos Warriors "Strenght in Numbers", a capa do Twitter dos Warriors

Haverá o jogo 6, agora em Oakland, na Oracle Arena, inteirinha de amarelo, 19.568 espectadores, na próxima quinta-feira, dia 13 de Junho de 2019. Com o dia 16 de Junho de 2016 na memória. Então, os Warriors ostentavam a folga de 3 X 2 sobre os Cleveland Cavaliers de LeBron James e sucumbiram, 112 X 97, na quadra do inimigo. Cairiam, ainda, 89 X 93, dentro de sua casa, na decisão do dia 19. Favoritos, exatamente como os Raptors, desta vez.

Publicidade

Com 26 pontos, Kawhi Leonard ficou abaixo da sua performance tradicional. Curry, com 31, e Klay Thompson, com 26, compensaram a ausência do KD. A decepção de 2016 foi a única, em toda a história da NBA, em que a equipe com 3 X 1 cedeu a reviravolta. Poderão os Warriors curtir a vingança? Apostas abertas. Detalhe: com qualquer placar, será sua última aparição na Oracle Arena. Em Agosto, os Warriors se mudarão de Oakland para uma mansão de US$ 6bi no lado oposto da maravilhosa baía de San Francisco.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.