Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com um recorde do CR7, Portugal segue invicto na Liga das Nações

Agora, são 101 os tentos de Cristiano Ronaldo, o primeiro entre os internacionais da Europa. A Bélgica, 5 X 1 na Islândia, vai à frente no Grupo 3.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Homenagem to twitter da UEFA a Cristiano Ronaldo
Homenagem to twitter da UEFA a Cristiano Ronaldo Homenagem to twitter da UEFA a Cristiano Ronaldo

Com os seus quatro combates derradeiros se completou, nesta terça-feira, dia 8 de Setembro, a segunda rodada da fase de chaves da segunda edição da Liga das Nações, a “Nations League” da Europa, temporada de 2020/2021. Pelo Grupo 2 da Divisão A da competição se desafiaram a Dinamarca e a Inglaterra, placar de 0 X 0, e a Bélgica e a Islândia, 5 X 1. Pelo Grupo 3 se digladiaram a França e a Croácia, 4 X 2, a Suécia e Portugal, 0 X 2. E agora, a Liga das Nações se interromperá até 10 de Outubro, a data inicial programada para mais duas das suas seis etapas de classificação, a se encerrarem no dia 14.

Doku, a revelação da Bélgica nos 5 X 1 sobre a Islândia
Doku, a revelação da Bélgica nos 5 X 1 sobre a Islândia Doku, a revelação da Bélgica nos 5 X 1 sobre a Islândia

Idealizada pela UEFA, a entidade que rege o Futebol no Velho Continente, para aproveitar as “Datas FIFA” com pugnas efetivamente oficiais e não apenas caça-níqueis e sem valor comparativo, a CL reparte as suas 55 federações em quatro séries, com promoção e rebaixamento. Embora sem a torcida nos estádios, e sem uma premiação ao nível dos R$ 320mi de 2018/19, triunfo de Portugal, graças aos direitos de TV esta LC ainda poderá garantir perto de R$ 95mi ao ganhador. No presente modelo, oferece quatro vagas extras na qualificatória da Eurocopa e outras duas nas eliminatórias da Copa do Catar. E também serve para a crucial acumulação de pontos no ranking da entidade.

Eis as quatro chaves da Divisão A.

As quatro turmas da Divisão A da Liga das Nações
As quatro turmas da Divisão A da Liga das Nações As quatro turmas da Divisão A da Liga das Nações

GRUPO 1

Publicidade

Neerlândia (2), Itália (8), Bósnia-Herzegovina (9) e Polônia (14)

GRUPO 2

Publicidade

Inglaterra (3), Bélgica (5), Dinamarca (11) e Islândia (16)

GRUPO 3

Publicidade

Portugal (1), França (6), Suécia (12) e Croácia (13)

GRUPO 4

Suíça (4), Espanha (7), Ucrânia (10) e Alemanha (15)

JOGOS DO DIA 8 – GRUPO 2

Dinamarca 0 X 0 Inglaterra, um choque de medíocres
Dinamarca 0 X 0 Inglaterra, um choque de medíocres Dinamarca 0 X 0 Inglaterra, um choque de medíocres

Dinamarca 0 X 0 Inglaterra

Parken Stadium, Copenhague

Árbitro: István Kovacs (Rom)

Bastante ruim o clima na delegação da Inglaterra depois das exclusões do zagueiro Mason Greenwood e do ala Phil Foden, um por briga de rua e o outro porque levou uma mulher ao seu apartamento na viagem da semana anterior até a Islândia. Bastante ruim também a peleja dos “Três Leões”, apesar da inapetência da Dinamarca. Ao menos, nos 4 pontos, a Inglaterra preserva a sua segunda posição no Grupo 2. A “Dynamite” segue na terceira.

O momento do arremate de Doku, golaço, Bélgica 5 X 1 Islândia
O momento do arremate de Doku, golaço, Bélgica 5 X 1 Islândia O momento do arremate de Doku, golaço, Bélgica 5 X 1 Islândia

Bélgica 5 X 1 Islândia

Stade Roi Baudouin, Bruxelas

Árbitro: Pawel Raczkowski (Pol)

Gols: Witsel, Batshuayi/2, Mertens, Doku X Fridjonsson

Apesar da coragem do time visitante, que inaugurou o placar aos 11, quando Fridjonsson especulou de fora da área e o arqueiro Casteels aceitou, depressa, em apenas cinco minutos, com a preciosa colaboração de Kristinsson, o arqueiro rival, a hospedeira colocou ordem na casa. Aos 13, ele rebateu um tiro de Mertens no pé de Witsel. Aos 11, espalmou um tiro de Witsel no pé de Batshuayi. Mertens tranqüilizou os “Diabos Rubros”, aos 51, graças a um tiro cruzado, curto, à esquerda da área pequena. A quase devastação se fechou com Batshuayi, aos 69, e com o garoto Doku, um golaço, aos 80.

JOGOS DO DIA 8 – GRUPO 3

Martial, mesmo sem Mbappé, a virada da França, 2 X 1 na Croácia
Martial, mesmo sem Mbappé, a virada da França, 2 X 1 na Croácia Martial, mesmo sem Mbappé, a virada da França, 2 X 1 na Croácia

França 4 X 2 Croácia

Stade de France, Saint-Denis

Árbitro: Ovidiu Hategan (Rom)

Gols: Griezmann, Livkovic/com, Upamecano, Giroud X Lovren, Brekalo

Sem Kilyan Mbappé, acometido pela Covid-19, a equipe campeã do universo demoraria a perfurar a retaguarda da sua vice na Copa da Rússia/2018. Pior, aos 17’, cedeu um gol num lance de fato magistral do zagueiro Lovren, que aparou um corner alçado por Brozovic, cortou o rival Hernandez com um drible seco, de destra, e fulminou de canhota. A França, todavia, soube esperar e reagir, já nos estertores do primeiro tempo. Aos 43, o arremate fatal de Griezmann depois de uma linda tabela com Martial e Ben Yedder, o substituto de Mbappè – o gol de número 31 de Griezmann, que se igualou a Zidane no topo da lista dos artilheiros da França. Daí, logo em seguida, num chute de Martial que atingiu o poste, voltou no corpo do arqueiro Livkovic e, azar da Croácia, desastradamente invadiu a sua própria meta.

Upamecano, a comemoração dos 3 X 2
Upamecano, a comemoração dos 3 X 2 Upamecano, a comemoração dos 3 X 2

Digno das saudades da decisão do Mundial de 2018, na etapa derradeira o prélio se tornou empolgante, mesmo. Aos 55’, o esperto Brekalo, recém-entrado no lugar de Rebic, desfrutou uma distração da bequeira da França e igualou, 2 X 2. Os dois esquemas se escancararam e o cotejo virou lá-e-cá. Então, aos 65’, Griezmann cobrou um escanteio precisamente na testa de Dayotchanculle Oswald Upamecano, 1m86. Desdequilibrado, Livkovic quase chegou a conter a pelota, 3 X 2 para os “Bleus”. O elenco dos “Vatrani”, os “Pioneiros”, se destemperou e desandou a provocar advertências. Aos 77, também um recém-entrado, mas no elenco da França, no lugar de Ben Yedder, o tranqüilo Giroud cravou 4 X 2, num penal, originado por um toque de mão de Lovren. A França nos 6 pontos, como Portugal. Porém, um saldo de três tentos, contra cinco dos lusos. A Croácia na rabeira da turma.

Cristiano Ronaldo: definitivamente na História do Futebol da Europa
Cristiano Ronaldo: definitivamente na História do Futebol da Europa Cristiano Ronaldo: definitivamente na História do Futebol da Europa

Suécia 0 X 2 Portugal

Friends Arena, Solna

Árbitro: Danny Makkelie (Hol)

Gols: Cristiano Ronaldo/2

Num mesmo lance, já nos acréscimos do primeiro tempo, se superpuseram o infortúnio e a majestade. Num carrinho imprevidente, Gustav Svensson derrubou João Moutinho, recebeu o segundo amarelo e acabou excluído. Concentrado, Cristiano Ronaldo bateu a falta maravilhosamente, no ângulo de Robin Olsen, o seu gol de número 100 pela “Equipa das Cinco Quinas”.

O momento em que o CR7 criou o seu gol de número 100 na Europa
O momento em que o CR7 criou o seu gol de número 100 na Europa O momento em que o CR7 criou o seu gol de número 100 na Europa

Só? Não. Na verdade, melhor, o CR7 se transformou no primeiro jogador do Futebol da Europa a registrar tantos tentos em combates internacionais. E ele ainda realizaria 2 X 0, outra vez admiravelmente, aos 72’, através de um tiro colocadíssimo, de fora da área, bem no outro ângulo do perplexo arqueiro da Suécia. Bravo Portugal, o líder do Grupo 3, à frente da França no saldo de tentos. Como a Croácia, a Suécia ainda em busca de um pontinho.

OS JOGOS JÁ REALIZADOS:

Alemanha 1 X 1 Espanha

Arena Mercedes-Benz, Stuttgart

Árbitro: Daniele Orsato (Ita)

Gols: Timo Werner X Gayà

Ucrânia 2 X 1 Suíça

Arena Lviv, Lviv

Árbitro: Andreas Ekberg (Sue)

Gols: Yarmolenko, Zinchenko X Seferovic

Neerlândia 1 X 0 Polônia

ArenA Johan Cruijff, Amsterdam

Árbitro: Georgi Kabakov (Bulgária)

Gol: Bergwijn

Itália 1 X 1 Bósnia-Herzegovina

Stadio Artemio Franchi, Florença

Árbitro: Anastasios Sidiropulos (Grècia)

Gols: Sensi X Dzeko

Raheen Sterling, da Inglaterra
Raheen Sterling, da Inglaterra Raheen Sterling, da Inglaterra

Islândia 0 X 1 Inglaterra

Laugardalsvoellur, Reykjavyk

Árbitro: Srdan Jovanovic (Ser)

Gol: Sterling

Dinamarca 0 X 2 Bélgica

Parken Stadium, Copenhague

Árbitro: Sandro Schaerer (Sui)

Gols: Denayer, Mertens

Suécia 0 X 1 França

Friends Arena, Solna

Árbitro: Szymon Marciniak (Pol)

Gol: Mbappé

Portugal 4 X 1 Croácia

Estádio do Dragão, Porto

Árbitro: Dàvide Massa (Ita)

Gols: João Cancelo, Diego Jota, João Felix, André Silva X Petkovic

Ilkay Gundogan, da Alemanha
Ilkay Gundogan, da Alemanha Ilkay Gundogan, da Alemanha

Suíça 1 X 1 Alemanha

St.Jakob-Park, Basiléia

Árbitro: Michael Oliver (Ing)

Gols: Widner X Gundogan

Espanha 4 X 0 Ucrânia

Estádio Alfredo Di Stefano, Madrid

Árbitro: Benoît Bastien (Fra)

Gols: Sérgio Ramos 2/1pen, Ansu Fati, Ferrán Torres

Neerlândia 0 X 1 Itália

Johan Cruijff ArenA, Amsterdam

Árbitro: Felix Brych (Ale)

Gol: Barella

Bósnia-Herzegovina 1 X 2 Polônia

Stadion Bilino Polje, Zenica

Árbitro: Cunyet Çakir (Tur)

Gols: Hajdarinovic/pen X Gilk, Grosicki

Detalhe da bela taça da Liga das Nações
Detalhe da bela taça da Liga das Nações Detalhe da bela taça da Liga das Nações

Depois das duas etapas de Outubro, ainda haverá as duas últimas, nesta fase de chaves, entre 14 e 18 de Novembro. Em Junho de 2021, com as datas ainda não estabelecidas, os ganhadores de cada Grupo disputarão as semifinais em mata-matas de cotejo único, emparceiramentos decididos em sorteio. Daí se realizará a decisão. Todos esses combates se desenrolarão em um único país, escolhido pela UEFA dentre os quatro participantes das semis. Os últimos de cada Grupo serão rebaixados à Série B, que promoverá à Série A os quatro melhores. E igualmente acontecerá o decenso da Série B para a Série C, da C para a D, assim como as subidas da D para a C e da C para a B.

Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.