Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com dois gols de penal, Cristiano Ronaldo salva a líder Juventus

Por duas vezes a ótima Atalanta assumiu a vantagem. E em duas ocasiões cometeu bobamente a infração que permitiu a "Senhora" chegar a 2 X 2.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Cristiano Ronaldo, o solitário que salvou a "Senhora"
Cristiano Ronaldo, o solitário que salvou a "Senhora" Cristiano Ronaldo, o solitário que salvou a "Senhora"

Na temporada de 1999/2000, quando completou os seus cem anos e o Campeonato Italiano tinha dezoito clubes, a três jornadas do desfecho a Lazio de Roma estava cinco pontos atrás da Juventus de Turim, 63 a 68. Então, numa reviravolta empolgante, acumulou nove pontos em três partidas enquanto a líder desabava, somente três, a Lazio com o seu segundo “scudetto”.

A Lazio campeã de 1999/2000
A Lazio campeã de 1999/2000 A Lazio campeã de 1999/2000

Neste sábado, dia 11 de Julho, na rodada 32 do Campeonato Italiano de 2019/20, que ostenta vinte agremiações e vai seguir até a de número 38, no seu Olímpico da capital a Lazio perdeu do Sassuolo, de virada, 1 X 2, a sua terceira derrota consecutiva, e permaneceu empacada no patamar dos 68 pontos, desta vez sete atrás da mesma Juventus. E a “Velha Senhora” do Piemonte ainda entraria em campo, no seu Allianz Stadium, horas depois, para duelar com a Atalanta, uma visitante perigosíssima, na cota dos 66.

Raspadori, um gol logo na sua estréia na Série A
Raspadori, um gol logo na sua estréia na Série A Raspadori, um gol logo na sua estréia na Série A

Qualquer placar seria horroroso para a “Águia” de Roma, dirigida pelo cada vez mais perplexo e mais desalentado Simone Inzaghi. O seu time havia aberto o marcador aos 33’, Luís Alberto. Sofreria 1 X 1 aos 52’, Raspadori, um estreante de meros vinte anos de idade. E amargaria uma “sconfitta” impactante, nos acréscimos da partida, graças a Caputo, um veterano de quase 33. Pior, Ciro Immobile, o principal atacante da Lazio, o artilheiro do campeonato, 29 tentos nas primeiras 29 pugnas, já não fazia mais nada.

Caputo, o autor do gol da vitória sobre a Lazio
Caputo, o autor do gol da vitória sobre a Lazio Caputo, o autor do gol da vitória sobre a Lazio

Ocorresse um empate no combate Juventus X Atalanta, a Lazio preservaria a sua vice-colocação na tabela com 68 pontos mas a “Senhora” ampliaria a folga para oito. E, no caso de um sucesso da “Dea”, a “Deusa” da Lombardia, a diferença se manteria nos sete mas a Atalanta assumiria a segunda posição com 69 pontos. Claro, impensável, para a “Águia”, uma vitória da Juventus, também apelidada de “Zebra”, que escalaria o degrau dos 78 e desembestaria, de galopinho, no rumo direto ao seu nono título em sequência.

Publicidade
A Juventus campeã de 2018/19
A Juventus campeã de 2018/19 A Juventus campeã de 2018/19

Embora invicta nos seus últimos onze jogos, a Atalanta necessitava quebrar um tabu absurdo. Não suplantava a “Senhora”, em Turim, pela Série A, desde um triunfo por 3 X 1 em 23 de Setembro de 1962, 92 confrontos atrás. E não vencia em qualquer campo, dentro ou fora de casa, já fazia 29 pugnas, 2 X 0 em Bérgamo, 19 de Novembro de 2004. Nesta ocasião, insolitamente com o seu fardamento “verdenero”, nada a ver com as suas cores habituais, azul e preto, a Atalanta mereceu a vitória, foi muito melhor do que a Juve, fez 1 X 0 e depois fez 2 X 1, mas entregou o empate, quase nos acréscimos, 2 X 2.

Gasperini, apesar do empate, um treinador feliz
Gasperini, apesar do empate, um treinador feliz Gasperini, apesar do empate, um treinador feliz

Gian Piero Gasperini ignorou o fato de a “Deusa” dispor da melhor ofensiva do certame, 85 tentos até ali. E optou por um sistema cautelosíssimo, 3-4-2-1, o que significava criar uma muralha de nove atletas à frente da meia-lua da meta de Gollini. Maurizio Sarri, humilhado pelo Milan, o tombo de 2 X 4 na sua porfia anterior, deixou no banco o seu volante Pjanic e montou uma linha de contenção com três homens, Rabiot, Bentancur e Matuidi. A Atalanta, de todo modo, mandou nas ações e, aos 16’, cravou 1 X 0 com Zapata.

Publicidade
Zapata, Atalanta 1 X 0
Zapata, Atalanta 1 X 0 Zapata, Atalanta 1 X 0

Irreconhecível a Juve que, a cada nova pugna, sabe-se lá como, Sarri mais parece desmontar do que reestruturar. Uma equipe sem meio-de-campo, sem criatividade e sem aquela centelha que inflama um elenco de fato campeão. Houve momentos em que, pateticamente, se acumularam os passes errados de poucos metros de distância. E a bola insistia em chegar rombuda aos pés de Cristiano Ronaldo e Paulo Dybala, os seus dois melhores arrematadores. Na etapa inicial, um justíssimo resultado, 1 X 0 pró “Dea”.

O momento da primeira cobrança do CR7
O momento da primeira cobrança do CR7 O momento da primeira cobrança do CR7

Obviamente não foi agradável o intervalo “bianconero”. O CR7 voltou do suposto repouso visivelmente irritado. Aos 54’, porém, num lance desafortunado de De Roon, o panorama se alterou. Dybala cruzou e a pelota se desviou no braço do nederlandês, penal claro que o árbitro Piero Giacomelli não hesitou em apontar. Cobrança perfeita do CR7, no lado oposto do arqueiro Gollini 1 X 1 e o gol 27 do lusitano, no encalço de Immobile.

Publicidade
Sarri, apesar do resultado útil, um treinador preocupado
Sarri, apesar do resultado útil, um treinador preocupado Sarri, apesar do resultado útil, um treinador preocupado

Temeroso da reanimação da rival, Gasperini fortaleceu a sua intermediária. Sarri, porém, ao invés de se aproveitar do recuo da Atalanta, trocou Dybala por Higuaín. E daí a “Senhora” ficou mesmo sem quem passasse a pelota ao CR7. Pior, numa distração terrível da sua retaguarda, a Juve permitiu que Malinovskiy acertasse um petardo de 20 metros, sem qualquer chance para Szczesny, a “Dea” nos 2 X 1 aos 80’. Um outro penal claro porém idiota, o toque de mão de Muriel longe da zona de perigo, salvou a “Zebra”, o gol 28 do CR7, final 2 X 2. Alívio. Mas, uma atuação absolutamente medíocre;

CR7, agora só um gol atrás de Immobile
CR7, agora só um gol atrás de Immobile CR7, agora só um gol atrás de Immobile

Juventus ainda a líder, agora com folga de oito pontos. Na rodada 33, que começará na terça, dia 14, a Atalanta, praticamente com certeza crescerá aos 70 pontos. Em seu Gewiss Stadium, aquele antigo Atleti Azzurri d’Italia, pegará um Brescia basicamente rebaixado, 21 pontos e a penúltima colocação. Caberá à Juventus, ironicamente, o seu grande aliado deste sábado, o Sassuolo, no gramado do inimigo. A Lázio tentará se reabilitar em viagem até Ùdine, na magnífica Dacia Arena da Udinese. Bem difícil, uma pedreira.

Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com meu abração virtual! Obrigadíssimo! 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.