Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bayern e Barcelona praticamente nas quartas-de-final da Champions

Os 3 X 0 dos bávaros, em Londres, tornam inviável a volta do Chelsea em Munique. E o 1 X 1, dos catalães, em Nápoles, tranquiliza o seu retorno.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Bayern, impressionantes 3 X 0 no Chelsea, em Londres
Bayern, impressionantes 3 X 0 no Chelsea, em Londres Bayern, impressionantes 3 X 0 no Chelsea, em Londres

Recomeçou nesta terça-feira, 25 de Fevereiro, com mais dois dos seus oito combates, a fase das oitavas-de-final da Champions League 2019/2020 da UEFA. Em Londres, Chelsea 0 X 3 Bayern de Munique. Na Terra da Pizza, Napoli 1 X 1 Barcelona. Nesta quarta, dia 26, haverá outros dois combates. Daí, entre 10 e 18 de Março, sempre de dois em dois, na terça e na quarta, ocorrerão os retornos, de mandos invertidos. Por enquanto, a disseminação do Covid-19, o Coronavírus, ainda não afetou a competição. Espera-se que, até as quatro datas da volta, a praga nefasta esteja controlada.

Barcelona, o alívio do empate, 1 X 1, em Nápoles
Barcelona, o alívio do empate, 1 X 1, em Nápoles Barcelona, o alívio do empate, 1 X 1, em Nápoles

Hoje na sua edição 65, a CL se inaugurou em 1955/1956 sob o nome de Champions Cup. Daí, em 1993, recebeu o batismo atual e assumiu uma formatação bem diferente, agora na sua temporada 28. Modernizou-se e incorporou clubes além daqueles ganhadores dos seus respectivos certames nacionais. Trata-se de agremiações selecionadas segundo um ranking que acumula os desempenhos, nos cinco anos recentes, das 55 afiliadas da UEFA e das suas equipes, até determinar a quantidade que cada nação inscreverá.

Imagem do sorteio dos emparceiramentos das oitavas-de-final
Imagem do sorteio dos emparceiramentos das oitavas-de-final Imagem do sorteio dos emparceiramentos das oitavas-de-final

Iniciada em 25 de Junho, esta CL principiou com 79 times, 26 pré-qualificados à sua fase de grupos e mais 53 outros envolvidos em uma série de eliminatórias, um total de 91 prélios, 240 gols anotados, média de 2,64. Sobreviveram seis, que se acumularam aos 26. Ou, os melhores 32, em oito chaves, desafios de turno e returno e ida e volta. Dos grupos até aqui já se desenrolaram 102 partidas, com 323 tentos anotados, média 3,17. Exatas 4.531.035 pessoas, a média excelente de 44.422, viram essas porfias.

Todos os confrontos das oitavas
Todos os confrontos das oitavas Todos os confrontos das oitavas

Participam das oitavas-de-final os clubes que ficaram no primeiro e no segundo lugares dos grupos. Um sorteio dirigido decidiu os mata-matas. O bingo evitou a possibilidade de duelos entre equipes de um mesmo país. E coube aos oito líderes o privilégio da volta em casa. No caso de igualdade em pontos ganhos, e também no saldo de tentos, contarão em dobro aqueles gols registrados no campo do inimigo. Caso permaneça o empate, prorrogação de 30’. De novo, valerão em dobro os tentos eventuais do quadro visitante. E caso o empate ainda suceda, haverá a disputa de penais, alternadamente.

Publicidade

Jogos deste 25 de Fevereiro, retorno em 18 de Março

CHELSEA 0 X 3 BAYERN DE MUNIQUE

Publicidade

Stamford Bridge Stadium, Londres, 36.671 espectadores

Árbitro: Clément Turpin (Fra)

Publicidade

Gols: Gnabry/2, Lewandowski

A testada de Muller no travessão
A testada de Muller no travessão A testada de Muller no travessão

Durante os 45’ e mais os acréscimos da etapa inicial, foi integral, embora estéril, o predomínio dos bávaros, que em três ocasiões esbarraram no impressionante reflexo do arqueiro Caballero e ainda desperdiçaram uma testada de Thomas Muller no travessão. Um resultado de 0 X 0 que preservava o equilíbrio dos quatro prélios anteriores, uma vitória para cada time e 9 tentos a 8 pró Chelsea. O papo do intervalo, porém, mudaria tudo. E, logo no princípio do segundo tempo, uma alteração tática de Hans-Dieter Flick se revelaria dramaticamente desastrosa para os donos da casa.

Gnabry, dois dos três tentos do Bayern
Gnabry, dois dos três tentos do Bayern Gnabry, dois dos três tentos do Bayern

O treinador do Bayern abriu os seus alas. E, aos 51, numa investida veloz de Tiago Alcântara, ao invés de tentar, ele mesmo, um arremate, Lewandowski entregou a chance a Gnabry, 1 X 0. Depressa, aos 54, os bávaros duplicariam, em um novo presente de Lewandowski a Gnabry, 2 X 0 e o Chelsea de Frank Lampard absolutamente desalentado. Então, aos 76’, Lewandowski praticamente determinaria a eliminação precoce do Chelsea ao anotar 3 X 0 e subir a 12 gols como o artilheiro solitário desta CL. Uma tabela linda de Alphonso Davies com o recém-entrado Philippe Coutinho que deixou o polonês absolutamente livre sobre a linha da área pequena. Evidentemente inviável reverter esse placar no desafio de volta, na Allianz de Munique.

NAPOLI 1 X 1 BARCELONA

Stadio San Paolo, 44.388 espectadores

Árbitro: Felix Brych (Ale)

Gols: Mertens X Griezmann

Napoli, a ilusão do 1 X 0
Napoli, a ilusão do 1 X 0 Napoli, a ilusão do 1 X 0

No primeiro confronto direto, na Europa, entre as duas equipes pelas quais, nos anos 80/90, fulgurou um certo Dieguito Maradona, a imagem do “Pibe” até chegou a tremular em bandeirolas alvi-celestes nas arquibancadas do San Paolo repleto. A ironia: do outro lado, também com uma camisa 10, pairava o seu sucessor designado, Lionel Messi, não no seu clássico “blaugrana” mas com o amarelo do fardamento reserva do Barça. Cercadíssimo, Messi demorou a aparecer no prélio. Do espírito distante de Maradona, a apoiar o “Burro” da Terra da Pizza, nem sombra se percebeu. E 0 X 0 se arrastou.

Griezmann, o alívio do empate fora de casa
Griezmann, o alívio do empate fora de casa Griezmann, o alívio do empate fora de casa

Aos 29’, porém, o lateral Júnior Firpo exagerou na firula, Zielinski lhe surrupiou a pelota, invadiu veloz pela direita e cruzou a Dries Mertens, do outro lado. Com um petardo perfeito de destra, o belga perpetrou o seu gol de número 121 e se igualou a Marek Hamsik na relação histórica dos “canonniere” do Napoli. Maradona havia ficado nos 115. Pena, para os seus fãs, que não cessaram de gritar e, mais ainda, de sonhar, no segundo tempo o Napoli de Gennaro Gattuso cedeu muito espaço e o Barça de Quique Setién, atento, se locupletou. Aos 57’ um passe de Busquets encontrou o lateral Semedo atrás de Mário Rui, um seu compatriota de Portugal. E Semedo achou Griezmann livre, na cara de Ospina, oempate dos catalães e o placar de 1 X 1. Na volta da Espanha, claro, ficará praticamente impossível a missão do Napoli.

Jogos de 26 de Fevereiro, retorno em 17 de Março

Zizou Zidane e Pep Guardiola
Zizou Zidane e Pep Guardiola Zizou Zidane e Pep Guardiola

REAL MADRID X MANCHESTER CITY

Em quatro prélios anteriores, duas vitórias do Real e dois empates, 5 tentos a 3. De todo modo, no papel, talvez o duelo mais equilibrado de todos nesta fase de mata-matas da Champions. Um confronto estratégico e tático entre Zizou Zidane, pelos “Merengues”, e Pep Guardiola, pelos “Citizens”. No Real, Zizou ganhou a Champions em três ocasiões, como atleta, e uma outra, como treinador. Com oito galardões em torneios nacionais, três no Barcelona, três no Bayern e dois no City, o Pep ainda levantou a CL em duas temporadas pelo “Blaugrana”. Incômoda ironia, porém. Denunciado por fraudes financeiras, o City acaba de ser suspenso pela UEFA – nem que vença esta edição, poderá participar da CL nas duas próximas temporadas. Claro, cabe recurso.

REAL MADRID (Esp)

Ranking: 1 (134,000)

Grupo A: 3v/2e/1d – 11pts – 14gp/8gc

Artilheiros: Karim Benzema, Rodrygo (4)

Treinador: Zinédine Zidane, desta vez, desde Março

Em 2018/19: oitavas

Títulos: 13 (1956 1957, 1958, 1959, 1960, 1966, 1998, 2000, 2002, 2014, 2016, 2017, 2018)

Ponto forte: em plena reconstrução, por Zidane

MANCHESTER CITY (Ing)

Ranking: 6 (110,000)

Grupo C: 4v/2e/0d – 14pts – 16gp/4gc

Artilheiro: Raheem Sterling (5)

Treinador: Pep Guardiola, desde Fevereiro de 2016

Em 2018/19: quartas

Títulos: nenhum

Ponto forte: a firmeza e a segurança da retaguarda

Memphis Depay e Cristiano Ronaldo
Memphis Depay e Cristiano Ronaldo Memphis Depay e Cristiano Ronaldo

OLYMPIQUE LYONNAIS X JUVENTUS

Em quatro prélios anteriores, três vitórias da Juventus e uma igualdade, 5 tentos a 2. Francês mesmo, apesar do sobrenome de pai ibérico, Rudi García recém-assumiu o lugar do brasileiro Sylvinho e pererecou até conseguir a sua vaga nestas oitavas. Também na primeira “stagione” com a Juventus, Maurizio Sarri alterna momentos ótimos e porfias medíocres. Mas, no papel e pela história, parece lógico um farto favoritismo da “Zebra” sobre o “Leão”.

OLYMPIQUE LYONNAIS (Fra)

Ranking: 17 (75,000)

Grupo G: 2v/2e/2d – 8pts – 9gp/8gc

Artilheiro: Memphis Depay (5)

Treinador: Rudi Garcia, desde Outubro

Em 2018/19: oitavas

Títulos: nenhum

Ponto forte: a velocidade nos contra-ataques

JUVENTUS (Ita)

Ranking: 5 (115,000)

Grupo D: 5v/1e/0d – 16pts – 12gp/4gc

Artilheiro: Paulo Dybala (3)

Treinador: Maurizio Sarri, desde Junho

Em 2018/19: quartas

Títulos: 2 (1985, 1996)

Ponto forte: de volta à boa forma, Cristiano Ronaldo

Realizados em 18 de Fevereiro, retorno em 11 de Março

Haaland, do Borussia
Haaland, do Borussia Haaland, do Borussia

BORUSSIA DORTMUND 2 X 1 PARIS SAINT-GERMAIN

Westfalenstadion, 66.099 espectadores

Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Esp)

Gols: Haaland/2 X Neymar

ATLÉTICO DE MADRID 1 X 0 LIVERPOOL

Wanda Metropolitan, 67.443 espectadores

Árbitro: Szymon Marciniak (Pol)

Gol: Saúl Ñiguez

Realizados em 19 de Fevereiro, retorno em 10 de Março

Hateboer, da Atalanta
Hateboer, da Atalanta Hateboer, da Atalanta

ATALANTA 4 X 1 VALENCIA

San Siro, 44.236 espectadores

Árbitro: Michael Oliver (Ing)

Gols: Hateboer/2, Ilicic e Freuler X Cheryshev

TOTTENHAM 0 X 1 RB LEIPZIG

Hotspur Stadium, Londres, 60.095 espectadores

Árbitro: Cuneyt Çaqir (Tur)

Gol: Werner/pen

A bola oficial da decisão, em Istambul
A bola oficial da decisão, em Istambul A bola oficial da decisão, em Istambul

Em 20 de Março a UEFA realizará um novo sorteio, que definirá as quartas-de-final, programadas para os dias 7/8 e 14/15 de Abril. No caso, sem cabeças-de-chave e com a possibilidade de prélios entre times de uma mesma nação. Daí, os mata-matas seguirão até restarem os dois elencos que se digladiarão na decisão de 30 de Maio de 2020, no Olímpico de Ataturk, Istambul, Turquia.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, ou em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.