Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Até quarta a definição dos finalistas da Champions League em 2018

Em Madrid, o Bayern tenta sobrepujar o Real bicampeão da competição, e na Itália a Roma tenta mais um "miracolo", reverter os 2 X 5 de Liverpool

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Kiev, a sede da final da CL: "A Mãe de Todas as Cidades"
Kiev, a sede da final da CL: "A Mãe de Todas as Cidades" Kiev, a sede da final da CL: "A Mãe de Todas as Cidades"

Faltam apenas 72 horas para se conhecerem as equipes que, no dia 25 de Maio, no Estádio NSC Olympiyskiy de Kiev, “A Mãe de Todas as Cidades do Império da Rússia”, atual capital da Ucrânia, decidirão o título da 63ª edição da Champions League da Europa, anos 2017/2018. Depois de uma coleção de 216 partidas presenciadas por 9,19 milhões de espectadores, depois de 625 tentos anotados, as médias respectivas de 2,89 gols e de 42.532 pessoas por cotejo, ocorrem nesta terça-feira, dia 1º de Maio, e nesta quarta-feira, dia 25, os dois empolgantes combates de retorno das semifinais.

O Estádio Olímpico de Kiev
O Estádio Olímpico de Kiev O Estádio Olímpico de Kiev

A competição se iniciou, em 27 de Junho, com 79 clubes de 54 nações, e se desdobrou, até aqui, em três etapas de desafios pré-eliminatórios, uma fase de playoffs, uma de oito grupos de quatro times cada, e daí os mata-matas das oitavas, das quartas e das semis. Nas duas pugnas de ida, o Real Madrid sobrepujou o Bayern em plena Munique, 2 X 1, de virada. E o Liverpool, na sua casa, chegou a fazer 5 X 0 na Roma mas concedeu dois gols. Os “Merengues” da Espanha já acumulam 12 títulos. O “Urso Berni”, da Bavária, e os “Reds”, da Terra dos Beatles, reúnem 5. E a “Loba” se empenha em se tornar a quarta agremiação da Velha Bota e a 23ª do continente a levantar o troféu.

O Bernabéu de Madrid
O Bernabéu de Madrid O Bernabéu de Madrid

Dia 1º de Maio

REAL MADRID/ESP X BAYERN/ALE

Publicidade

Santiago Bernabéu, Madrid, 81.044 lugares

Em 25 confrontos anteriores, 12 vitórias do Real para 11 do Bayern, placar nos tentos de 38 X 38. Nos números, o maior desafio de toda a história da CL. Aliás, nas últimas seis contendas, os bávaros alcançaram as semis em cinco, de 2012 a 2016. Só fracassaram em 2017. E, desde 2011, o Real atingiu as semis pela oitava vez seguida. Levantou a taça em 2014, 2016 e 2017. Busca um tri inédito desde a façanha do “Urso Berni” em 1974/75/76. Ironia: o Jupp Heynckes que, em 2017, abandonou os seus confortos de aposentado para se incumbir do Bayern, era o treinador dos “Merengues” na crucial conquista de 1997/98. E nunca sofreu uma única e escassa eliminação em semifinais.

Publicidade
O CR7 e a celebração do Real pelo triunfo em Munique
O CR7 e a celebração do Real pelo triunfo em Munique O CR7 e a celebração do Real pelo triunfo em Munique

Em Munique, o “Berni” saíu à frente graças a Kimmich. Daí, desperdiçou ao menos três chances de duplicar. Até de eventualmente triplicar. E ainda padeceu com falhas da sua defesa nos tentos de Marcelo e de Asensio. Agora, necessita se desvencilhar das estatísticas negativas. Só em uma das semis anteriores na CL o derrotado dentro de sua casa se recuperou no retorno: o Ajax da Holanda, 0 X 1 e 3 X 0 sobre o Panathinaikos da Grécia em 1996. E o Real de Zinedine Zizou Zidane provém de seis vitórias sobre o Bayern, 15 tentos a 5. E, desses 15, a bagatela de 9 anotados pelo CR7.

O Olímpico de Roma
O Olímpico de Roma O Olímpico de Roma

Dia 2 de Maio

Publicidade

ROMA/ITA X LIVERPOOL/ING

Stadio Olìmpico, 72.698 lugares

Em 6 disputas anteriores, vantagem dos “Reds”, 3 X 1 nos sucessos e 10 X 4 nos gols. E os fãs da “Gialorossa” não se esquecem daquele 30 de Maio de 1984, quando o tempo normal e a prorrogação se esgotaram em 1 X 1 e o Liverpool detonou a Roma nos penais, 4 X 2. Pois é, aquela Roma de Paulo Roberto Falcão e de Toninho Cerezo. E o cotejo no mesmo Olímpico da capital da Bota. Reverter os 5 X 2 da Inglaterra? Bem, os tifosi da “Loba” sonham com um milagre equivalente ao das quartas, um tombaço em Barcelona, 1 X 4, e depois uma revolução em casa, 3 X 0. Um miracolo, mesmo, convenhamos, pespegar um outro placar de 3 X 0, e no único invicto desta CL.

Salah: um ex, dois gols nos 5 X 2 de Liverpool
Salah: um ex, dois gols nos 5 X 2 de Liverpool Salah: um ex, dois gols nos 5 X 2 de Liverpool

No seu gramado de Anfield Road o elenco dirigido por Juergen Klopp passeou até os 80’, dois gols de Firmino e dois de Salah, mais Sadio Mané. Uma folga que parecia consolidada até que os rapazes de Eusebio Di Francesco se inflamassem, estóicos, tentos de Dzeko e de Perotti. Só que, em seis mata-matas diante de clubes da Inglaterra a Roma sucumbiu em todos. Salah já amealhou 48 tentos na temporada, 10 na CL, ele que, em duas stagioni com a Roma, apenas havia registrado 29. E Dzeko, hoje na Roma, em quatro anos de Manchester City jamais superou o Liverpool na Premier League.

PS: Curiosidade em saber quais são os árbitros e os assistentes que a FIFA já designou para a próxima Copa? Copie e cole. Resposta em:

http://resources.fifa.com/image/upload/list-of-match-officials-for-the-2018-fifa-world-cuptm.pdf?cloudid=ygppy1zdhjaxituykarn

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tuitar”, ou deixe a sua importante opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.