Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vitória do coração, da vibração, histórica, frenética. Palmeiras campeão da Supercopa do Brasil. 4 a 3 no favorito Flamengo

O Palmeiras se superou. Entrou em um ritmo alucinante, surpreendeu o Flamengo de Vítor Pereira. Vitória por 4 a 3, com direito a dois gols de Gabriel Menino. Abel Pereira se impõe como melhor técnico do Brasil

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Gabriel Menino roubou a cena. Marcou dois gols na histórica vitória do Palmeiras
Gabriel Menino roubou a cena. Marcou dois gols na histórica vitória do Palmeiras Gabriel Menino roubou a cena. Marcou dois gols na histórica vitória do Palmeiras

Brasília, Brasil

A primeira decisão do futebol brasileiro de 2023 frenética.

O Palmeiras foi campeão, na melhor decisão de um torneio no Brasil em muitos anos. O time de Abel Ferreira venceu o Flamengo por 4 a 3, em uma partida inesquecível.

Venceu a vibração, a entrega, a garra, o coração de um time assumidamente inferior.

Publicidade

Que foi muito mais intenso, com atitude, do que o favorito Flamengo.

Em uma partida que subverteu a lógica, Gabriel Menino foi o artilheiro palmeirense, marcando dois gols.

Publicidade

Gabigol fez excelente jogo, apesar de provocações desnecessárias à torcida paulista.

Até porque ficou vexatório, depois com a derrota, o seu gesto prematuro de mostrar sua camisa após marcar o primeiro gol, de pênalti, como Messi fez diante da torcida do Real Madrid, respondendo ao que Cristiano Ronaldo havia feito com os adeptos do Barcelona. Nos dois jogos, ambos venceram. Gabigol, não.

Publicidade

Abel Ferreira comprou o duelo com Vítor Pereira. Mesmo com elenco de menor potencial, tratou adiantar o Palmeiras, brigando para ter a iniciativa do jogo.

A intenção era fazer com que o ritmo da partida fosse rápido, corrido, evitando o toque de bola mais cadenciado, que evidenciaria a maior técnica do Flamengo.

Estava evidente, no começo da partida, que Vítor Pereira não esperava tamanha ousadia. Seu time sofria com a vibração do time paulista. O Flamengo, que vendeu João Gomes, tinha em Gerson e Thiago Maia uma saída de bola mais lenta, o que facilitava a marcação.

O Palmeiras foi se empolgando. Marcos Rocha e Gabriel Menino, apostas contestadas de Abel Ferreira, se adiantando, ajudando a encurralar o Flamengo, mas abriam espaços para os contragolpes.

A preferência de Abel era fazer seu time aproveitar o fraco poder de marcação de Varela e a lentidão de David Luiz. Dudu estava inspirado, aproveitando o sacrifício de Endrick, que outra vez jogava fora de posição, centralizado, para segurar David Luiz.

Dudu celebra com o jogador que surpreendeu nesta final história. Gabriel Menino
Dudu celebra com o jogador que surpreendeu nesta final história. Gabriel Menino Dudu celebra com o jogador que surpreendeu nesta final história. Gabriel Menino

O jogo estava emocionante, com divididas fortes, deixando claro o clima de rivalidade entre os dois times. A marcação do Flamengo era mais frouxa, permitia a saída de bola palmeirense. 

Mas entre os jogadores, sem dúvida, o que estava mais querendo se impor era Gabigol. Disputava rispidamente cada bola. Provocava os rivais e também a torcida do time paulista, que o xingava quando se aproximar da linha de fundo.

Zé Rafael se deixou levar por esse clima. E, quando o Palmeiras, estava melhor, cometeu uma infantilidade.

Eram 22 minutos do primeiro tempo, quando ele perdeu uma bola dividida para Gabigol na entrada da área, o atacante partiu para o gol, ainda havia tempo para a cobertura da zaga, quando Zé Rafael decidiu cortar a bola com um carrinho.

Gabriel Menino foi muito contestado. E quase saiu do Palmeiras. Hoje fez o time esquecer Danilo
Gabriel Menino foi muito contestado. E quase saiu do Palmeiras. Hoje fez o time esquecer Danilo Gabriel Menino foi muito contestado. E quase saiu do Palmeiras. Hoje fez o time esquecer Danilo

Acertou a perna do flamenguista, pênalti claro, que Wilton Pereira Sampaio marcou com acerto. 

Gabigol cobrou no canto direito de Weverton, deslocando o goleiro.

1 a 0, Palmeiras.

Aí chegou sua vez de se vingar da torcida que o xingava.

Ele marcou, tirou sua camisa, e a mostrou para os palmeirenses atrás do gol de Weverton. A reação foi automática: palavrões e tênis e copos atirados em direção ao flamenguista.

O gol dava uma injusta, imerecida vantagem para o time de Vítor Pereira. O Palmeiras não teve outra saída a não ser adiantar ainda mais as suas linhas.

Foi forçando pela esquerda que o Palmeiras conseguiu empatar. Endrick chutou para o gol, David Luiz cortou, a bola sobrou para Raphael Veiga bater sem chance para Santos. 1 a 1, aos 37 minutos.

O Palmeiras voltou a tomar as rédeas do jogo. A lentidão flamenguista facilitava as ações. Encorajava a equipe palmeirense. E a virada não demorou.

Aos 48 minutos, Gabriel Menino dominou a bola da entrada da área. Gerson, sem ritmo de jogo, demorou para tentar cortar. O chute foi perfeito, no ângulo de Santos, 2 a 1.

Resultado mais do que justo no primeiro tempo.

No segundo tempo, Vítor Pereira reagiu. Sabia o quanto o time do Palmeiras gosta de contra-golpes. E tratou de fazer o Flamengo sufocar o Palmeiras. E cobrou seus jogadores para que tocassem mais rápido a bola, e tivessem mais responsabilidade na recomposição.

O Flamengo voltou muito melhor.

E bastaram cinco minutos para o empate. Everton Ribeiro deu um passe maravilhoso para Gabigol só deslocar Weverton. 2 a 2.

Sete títulos desde outubro de 2020. O melhor treinador no Brasil. Disparado. Merece a Seleção
Sete títulos desde outubro de 2020. O melhor treinador no Brasil. Disparado. Merece a Seleção Sete títulos desde outubro de 2020. O melhor treinador no Brasil. Disparado. Merece a Seleção

O Flamengo seguiu ensandecido, parecia que iria golear o Palmeiras.

E com lances infantis, em uma disputa boba, dentro da grande área, Everton Ribeiro deu inesperado tapa na bola. Pênalti. Raphael Veiga bateu firme no cando direito de Santos. 3 a 2.

Ayrton Lucas deu um cruzamento rasante para Pedro completar de calcanhar, gol belíssimo, de puro talento e sangue frio em uma final vibrante. 3 a 3.

O jogo seguia alucinante.

E com lances infantis, em uma disputa boba, dentro da grande área, Everton Ribeiro deu inesperado tapa na bola. Pênalti. Raphael Scarpa bateu firme no cando direito de Santos. 3 a 3.

Ninguém conseguia respirar aqui no Mané Garrincha.

A tarde frenética continuava. Aos 28 minutos, Raphael Veiga cruzou da direita, a bola desviou em Léo Pereira. E procurou Gabriel Menino. O chute saiu mascado, mas foi o suficente para a bola fugir de Santos e morrer no fundo do gol flamenguista.

Palmeiras 4 a 3, na histórica decisão da Supercopa do Brasil.

No futebol, a entrega, a alma, a vibração são capazes de dobrar a lógica.

Abel Ferreira chega a seu sétimo título desde que chegou em outubro de 2020.

É o melhor treinador do país, sem comparação.

Não adiantou seu compatriota ter o melhor elenco.

O Palmeiras leva mais uma taça para sua lotada sala de troféus...

Deu Verdão! Palmeiras vence o Flamengo e é campeão da Supercopa do Brasil; veja

" gallery_id="63d55f41cd77c0f2a40025a2" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/prisma/cosme-rimoli/vitoria-do-coracao-da-vibracao-historica-frenetica-palmeiras-campeao-da-supercopa-do-brasil-4-a-3-no-favorito-flamengo-29012023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.