Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tite deixa claro. Brasil não admitirá, contra a Suíça, rodízio de pontapés nos seus jogadores. Como a Sérvia fez com Neymar

Neymar foi o jogador que mais recebeu faltas em toda a primeira rodada da Copa. Foram nove. Não está com o tornozelo inchado e fora da fase de grupos à toa. Brasil vai tocar a bola mais rápido e pressionar arbitragem

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Sérvia fez rodízio de faltas sobre Neymar. Foram nove. Ligamentos do tornozelo rompidos
Sérvia fez rodízio de faltas sobre Neymar. Foram nove. Ligamentos do tornozelo rompidos Sérvia fez rodízio de faltas sobre Neymar. Foram nove. Ligamentos do tornozelo rompidos

Doha, Catar

Mais do que preocupado com as substituições de Danilo e Neymar, para a partida de amanhã, contra a Suíça, Tite está revoltado com algo muito antigo no futebol.

O rodízio de faltas que a Sérvia fez sobre Neymar. E que outras seleções podem fazer sobre os atacantes talentosos, velozes da seleção brasileira, como Vinícius Júnior, Raphinha, Rodrygo.

O rodízio significa vários jogadores fazendo, cada um deles, falta dura sobre um determinado atleta. Eles acabam escapando de cartões dos árbitros, mas prejudicando fisicamente o jogador adversário.

Publicidade

Foi o que Neymar sofreu diante da Sérvia.

Nove faltas.

Publicidade

E uma entorse violenta, com direito a rompimento dos ligamentos, que vai tirá-lo pelo menos das partidas contra Suíça e Camarões.

"Quero falar para todas as pessoas envolvidas no futebol. Se queremos premiar o espetáculo, temos de tomar cuidado com o rodízio de faltas.

Publicidade

"Não só contra o Neymar. Mas contra os grandes astros. 

"Há, sim, um rodízio de faltas. 

"Isso é fato e precisa ser proibido!"

Neymar publicou uma foto para tentar tranquilizar os seus mais de 240 milhões de seguidores nas redes sociais. Mostrou seu tornozelo direito. Mas a fotografia só trouxe mais insegurança. Seu tornozelo está muito inchado.

Tite inclusive não quis se comprometer com as palavras que disse após a partida diante da Sérvia, que Neymar ainda jogaria esta Copa. Se foi estratégia ou não, o fato é que o departamento médico da seleção segue preocupado com a situação do jogador.

Tite mostrou toda a sua ira contra a estratégia sérvia que acabou tirando Neymar da fase de grupos
Tite mostrou toda a sua ira contra a estratégia sérvia que acabou tirando Neymar da fase de grupos Tite mostrou toda a sua ira contra a estratégia sérvia que acabou tirando Neymar da fase de grupos

E com Danilo, que também sofreu entorse. Mas no tornozelo esquerdo.

Tite chegou até a se desculpar dos atletas por não tê-los substituídos. Ambos ficaram jogando, mesmo depois das entorses. Neymar, por 11 minutos. E Danilo, cerca de 28 minutos, até o fim da partida.

Há duas soluções para evitar o rodízio.

E que o Brasil adotará.

Os mais talentosos seguirão tentando os dribles, as infiltrações, as tabelas inesperadas.

Mas Tite cobrará que soltem a bola muito mais rápido. Sem prendê-la a ponto de facilitar os choques como aconteceu com Neymar contra a Sérvia. Principalmente Vinícius Júnior e Raphinha.

A segunda maneira para evitar esse rodízio caberá à pressão que o time fará sobre Ivan Barton, árbitro de El Salvador, que trabalhará amanhã. Thiago Silva usará toda a sua experiência, aos 38 anos, para evitar nova sucessão de pontapés sobre um jogador da seleção.

A tristeza de Tite por não ter percebido a gravidade da contusão de Neymar foi real.

E ele não a escondeu.

"Ele estava lesionado, eu não vi que ele estava lesionado, não tivemos essa informação e reafirmo o que foi feito pós-jogo. Não reparei que estava lesionado. A informação não chegou, e ele procurou seguir no jogo até o momento que cai e relata que sentiu o tornozelo.

"Ele já estava fazia11 minutos sofrendo com o impacto, que não foi maldoso, foi do jogo. Teve um lance de uma falta frontal que foi dura, que eu fiquei avaliando", lamentava.

Neymar e Danilo estão fazendo exercícios, com os pés imobilizados, para não perder a forma física. A recuperação dos ligamentos rompidos depende do organismo de cada um. E da intensidade das contusões, que o médico Rodrigo Lasmar fez questão de não deixar clara.

A possibilidade de retorno de Danilo é mais rápida do que a de Neymar.

Tite disfarça, mas segue muito preocupado.

Sabe que não depende de Neymar, como em 2018.

Mas tem noção de quanto ele ainda é importante para a seleção.

O time com ele tem muito mais respeito dos adversários.

Veja como ficou tornozelo de Neymar após estreia do Brasil na Copa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.