Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Seleção brasileira. Volta para um gigante europeu. Final da Copa do Brasil vale mais que título para Dorival e Vítor Pereira

Dorival Júnior e Vítor Pereira sabem. Precisam da vitória na decisão da Copa do Brasil para um grande impulso na carreira. Flamengo e Corinthians chegarão mais que prontos para o duelo

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Vítor Pereira e Dorival Júnior sabem. A decisão da Copa do Brasil vai muito além do título
Vítor Pereira e Dorival Júnior sabem. A decisão da Copa do Brasil vai muito além do título Vítor Pereira e Dorival Júnior sabem. A decisão da Copa do Brasil vai muito além do título

São Paulo, Brasil

Dorival Júnior e Vítor Pereira.

O duelo entre os dois na final da Copa do Brasil terá um peso significativo na carreira dos dois vividos treinadores.

Após as vitórias de Corinthians e Flamengo, ontem, com seus times mistos, os treinadores já deixavam antever a guerra entre os dois clubes mais populares do país, valendo o título da Copa do Brasil, muito dinheiro e prestígio para o futuro. Que pode ser até a seleção brasileira para Dorival e o retorno a um grande clube europeu, a Vítor Pereira. 

Publicidade

"Já conversei com o Duilio [Monteiro Alves, presidente do Corinthians]. Ele sabe o timing para voltarmos a conversar. Aí falaremos sobre futuro. Mas no tempo certo. Tem que ser o nosso presidente a falar, não serei eu.

"Enquanto isso, de corpo e alma, com paixão, a dar tudo pelo clube e depois a decisão [de ficar ou não]. A decisão tem a ver com a estabilidade da minha família. Se não estiverem bem, por muito que queira, eu não vou estar bem também. Se sentir essa estabilidade... Eu sei o que quero. Vamos ver se é possível", disse ontem, após a vitória diante do Athletico Paranaense, de Felipão.

Publicidade

Já a preocupação de Dorival Júnior é a sua incrível ascensão com o Flamengo, na lista dos treinadores com chances reais de assumir a seleção brasileira. 

Voltar a conquistar seu torneio mais importante da carreira, a Copa do Brasil, depois de 12 anos, seria fantástico. E mais pontos fundamentais no duelo silencioso que trava com Abel Ferreira pelo lugar de Tite.

Publicidade

"São duas situações bem distintas. Meu foco e minha preocupação é o Flamengo. A seleção está muito bem encaminhada. Está nas mãos de um dos melhores profissionais do nosso país e talvez do futebol mundial. Tudo que venha acontecer na sequência trato com muita naturalidade. Feliz por ser lembrado, mas o meu trabalho e o meu foco é o Flamengo. Nada me tirará do foco até o último jogo do Brasileiro. Depois disso, o que a diretoria quiser, ela fará e vocês vão saber. Nada vai desviar meu foco", prometeu ontem, após sua equipe mista vencer o desesperado Cuiabá.

Os dois preservaram suas principais armas para o confronto que começa na quarta-feira, às 21h45, em Itaquera. O jogo final será no Maracanã, dia 19.

Dorival Júnior entregou o segredo do resgate da competitividade do Flamengo. E o porquê é visto com tanta atenção pela cúpula da CBF: a simplicidade. Passar conforto tático aos jogadores. Para que, nas suas posições, consigam render todo o seu potencial. 

Róger Guedes comemora seu gol contra o Athletico, ontem, em Itaquera. Confiança para a final
Róger Guedes comemora seu gol contra o Athletico, ontem, em Itaquera. Confiança para a final Róger Guedes comemora seu gol contra o Athletico, ontem, em Itaquera. Confiança para a final

"[Nos treinos de preparação para a final] Estamos resgatando alguns comportamentos porque eles vão se perdendo com o tempo. Passa o tempo e você às vezes não dá muita atenção em razão de sequências. Você acaba abrindo mão de um trabalho ou outro que são necessários para que tenhamos em partidas as mesmas condições apresentadas. Para que a equipe crie, como ela busca o gol adversário, e também não corra muitos riscos. Acho que esse foi o principal ponto. Estamos tentando fazer o nosso melhor. Espero que todo o trabalho seja transferido para campo e para que já nesta quarta-feira façamos um grande jogo", aposta.

O planejamento de Dorival é vencer logo esse primeiro confronto. Para garantir a conquista no Rio de Janeiro, uma semana depois. Mas o treinador é precavido.

Perguntado sobre se considera o seu time com o melhor elenco do país, ele é direto, para evitar vexames. Ou dar armas psicológicas ao Corinthians.

"Não, de forma alguma."

Já Vítor Pereira estava extremante feliz com a vitória diante do Athletico. Enaltecia nesta madrugada que o confronto foi diante de um finalista da Libertadores.

"Jogamos contra uma equipe que está na final da Libertadores. Fizemos um primeiro tempo de grande nível. No segundo, a gente começa a pisar um pouco no freio. Mesmo tentando manter o foco. O nível da segunda parte não foi igual. Baixamos em situação de bola. Muito satisfeito como equipe, com os jogadores, com os que jogaram."

O treinador corintiano sabe que, na comparação técnica, o Flamengo é muito superior como equipe. Mas tentará fazer com que seu time supere o rival nas finais da Copa do Brasil na entrega.

Na "fome"...

"Acredito que a equipe vai estar no melhor nível, com possibilidade de título. Temos que ter muita fome. Não vamos almoçar. Para chegar com muita fome [na quarta-feira]", ironizou.

Tanto Dorival e Vítor Pereira sabem.

Esta decisão valerá muito para a carreira dos dois.

Vidal. O poderoso Flamengo de Dorival venceu o desesperado Cuiabá. Titulares esperaram o Corinthians
Vidal. O poderoso Flamengo de Dorival venceu o desesperado Cuiabá. Titulares esperaram o Corinthians Vidal. O poderoso Flamengo de Dorival venceu o desesperado Cuiabá. Titulares esperaram o Corinthians

Ser campeão de um título nacional no Brasil é algo importante para Vítor Pereira, que segue ainda pensando muito sério em voltar para a Europa. Só se houver a certeza de que o Corinthians montará uma equipe do nível do Flamengo e Palmeiras, em 2023, para que fique.

Já Dorival Júnior quer voltar a ganhar um título importante depois de 12 anos. E mostrar que está pronto para ganhar a Libertadores.

E assumir o lugar de Tite.

Embora vão negar: Dorival e Vítor Pereira travarão um duelo particular.

Com grandes consequências não só para suas carreiras.

Para suas vidas...

Goleiro Bruno quer se aproximar do filho: 'Chegou a hora de lutar pelo garoto'

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.