Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pressão dos jornalistas e de tribunal alivia punição a Pussy Riot

Os 15 dias de prisão aos invasores da final da Copa do Mundo acabaram sendo leve demais. A punição não foi o que Putin e a Fifa desejavam

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

15 dias de prisão foi um alívio ao Pussy Riot à invasão na final da Copa do Mundo
15 dias de prisão foi um alívio ao Pussy Riot à invasão na final da Copa do Mundo 15 dias de prisão foi um alívio ao Pussy Riot à invasão na final da Copa do Mundo (CARL RECINE/REUTERS)

São Paulo, Brasil

"Há uma chance de a punição não ser forte, como costumam ser as manifestações políticas, aqui na Rússia. A opinião pública está muito forte a favor deles, por causa dos jornalistas que cobriram a Copa. A divulgação do vídeo dos manifestantes indo fumar algemados é forte.

Veja 10 contratações de destaques das Copas que deram errado

"A pressão internacional vai pesar na hora de decisão sobre a punição", dizia, com convicção, ao blog, o secretário de Direitos Humanos, Ivan Melnikov. "Mas sigo preocupado." 

Publicidade

E foi a pressão internacional, ao lado da Corte Europeia dos Direitos Humanos que acabaram superando a vontade do governo Putin e da Fifa pela punição exemplar.

Afinal, Pyoter Verzilov, Olga Kuracheva, Olga Pakhtusova e Nika Nikulshina invadiram a final da Copa do Mundo. Enquanto França e Croácia duelavam no segundo tempo, os quatro, que se vestiram de policiais para conseguir o acesso ao estádio, invadiram o gramado. 

Publicidade

Nas redes socias, o grupo Pussy Riot assumiu a autoria do protesto. Fez várias alegações, deixando claro que não há um comando central. Mas a maioria enfatizou o fim das detenções ilegais em manifestações, libertação de prisoneiros políticos. O principal deles é Oleg Sentsov, cineasta ucraniano, que reclama publicamente sobre a anexação da Crimeia pela Rússia. 

Ele está preso, acusado de tramar atentados contra o governo russo. Segundo o grupo, sem prova alguma.

Publicidade

Vinicius Jr. foi apresentado com festa no Real Madrid; veja as fotos

A pressão foi imediata. Ainda mais depois da divulgação pelo mundo do vídeo feito, com exclusividade pelo portal, às três da manhã do domingo, da final. Só o R7 foi até a delegacia Lujniki naquela madrugada. O repórter André Avelar acompanhava este jornalista.

Depois da transferência em camburão da delegacia para a Corte Khamovnichesky. Lá o quarteto foi acusado de dois crimes. O primeiro, usar uniforme oficial da polícia e o segundo, invadir o gramado.

A Croácia perdia o jogo. Os atletas ficaram revoltados com os manifestantes
A Croácia perdia o jogo. Os atletas ficaram revoltados com os manifestantes A Croácia perdia o jogo. Os atletas ficaram revoltados com os manifestantes

Todos os detalhes foram acompanhados pela imprensa internacional.

"É impossível prever a sentença. Impossível", dizia o advogado Vasilev Nikolay. Muito assustado com a repercussão, depois do primeiro dia na prisão, ele passou a não falar mais, não atender os telefonemas da reportagem.

A sentença foi divulgada ontem.

E acabou pesando a imagem da Rússia para o mundo.

Lista de jovens mais caros do mundo tem Mbappé no topo e 4 brasileiros

Apenas 15 dias de cadeia para os manifestantes.

A pena foi ridicularmente baixa para quem acompanhou o que aconteceu em fevereiro de 2012. 

O grupo invadiu uma igreja no centro de Moscou e gravou três canções de protesto contra Putin.

Todos as três integrantes foram condenados a dois anos de prisão.

Alisson vai se tornar a maior venda da história da Roma: veja o Top 10

Só que, o Tribunal de Direitos Humanos da Europa, acabou de condenar a ação da Rússia. E obrigou que o governo pagasse indenização a Mariya Alekhina, Nadezhda Tolokonnikova e Yekaterina Samutsevich. Elas ficaram presas cinco meses antes da senteça definitiva.

A postura do tribunal saiu horas antes da sentença aos invasores da final da Copa.

A pressão da imprensa e mais o tribunal europeu foi a salvação ao Pussy Riot
A pressão da imprensa e mais o tribunal europeu foi a salvação ao Pussy Riot A pressão da imprensa e mais o tribunal europeu foi a salvação ao Pussy Riot

Evidente que acabou pesando a favor do quarteto. 

O Pussy Riot se aproveitou dos holofotes durante e depois do Mundial.

Mas agora seguirá suas lutas sem auxílio importante.

Dos milhares de jornalistas que foram à Rússia cobrir a Copa...

Mercado da Bola: as novidades dos clubes na retomada do Brasileirão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.