Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Piadas, promessas, corte de cabelo 'Zeca Urubu'. Richarlison foi mestre em disfarçar a preocupação com sua panturrilha

O jogador se recuperou de forma incrível de distensão na panturilha. Tite o considera fundamental no time. Sua entrevista foi muito divertida. Mas inteligente. Quase não falou da sua lesão

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Richarlison é o definidor de confiança de Tite. E está sob observação médica todos os dias. Medo da panturilha
Richarlison é o definidor de confiança de Tite. E está sob observação médica todos os dias. Medo da panturilha Richarlison é o definidor de confiança de Tite. E está sob observação médica todos os dias. Medo da panturilha

Doha, Catar

"Já (querem me aposentar)? Acho que nunca pensei nisso.

"Sei lá, vou comprar uma ilha e ficar sozinho lá com um monte de mulheres."

As frases de efeito que divertiram a imprensa inglesa, semanas antes da Copa, foram repetidas hoje no Centro de Treinamento da Seleção, em Doha.

Publicidade

O jogador do Tottenham se diz pronto para acabar com a "maldição" da camisa nove da Seleção Brasileira. Bem explicado, desde 2014, com Fred, que começou o Mundial como esperança de gols, afinal, tinha jogado excelente Copa das Confederações, em 2013. E acabou com o apelido de "Cone".

Fez um gol apenas.

Publicidade

Gabriel Jesus, pior ainda.

Correu por ele, por Neymar, não fez um gol sequer.

Publicidade

Os dois, tanto Fred quanto Gabriel Jesus, confessaram que tiveram de enfrentar um período de depressão, diante de tantas críticas e cobranças pelo fraco futebol nas duas últimas Copas do Mundo.

"Quando você veste a camisa 9, a primeira coisa que vem na cabeça é fazer gols. Graças a Deus eu tenho bastante gols com a camisa da Seleção, jogando como 9. Acho que... com esses companheiros que tenho ali no ataque, creio que os gols vão sair naturalmente.

"Claro que na última Copa a gente viu o esforço do Gabriel Jesus, o papel importante que ele fez na equipe, mas a cobrança vem porque ele é o 9, e o 9 tem que marcar gols. Essa cobrança é normal, acontece aqui, acontece no meu clube."

Richarlison, na coletiva mais verdadeira, divertida e inteligente, destes primeiros dias de Copa, ficou empolgado ao saber que jamais houve um artilheiro de Olimpíada e de Mundial, em seguida. Sorriu, colocou como um dos "objetivos". 

Brincou em relação ao cabelo, disse que manterá seu corte de cabelo durante toda a Copa do Mundo.

"Vou manter o Zeca Urubu."

Zeca Urubu é um personagem do desenho Pica-Pau.

Brincou mas falou sério.

Defendeu Neymar com unhas e dentes do ataque do jornal alemão Bild, que criticou o jogador por ter postado a foto de um calção com seis estrelas, como se o Brasil já fosse hexacampeão. Cada uma das estrelas vale um título.

"Arrogantes são eles [os jornalistas alemães que escreveram a matéria]. Somos apenas sonhadores. Estamos sonhando com essa sexta estrela e vamos buscar, eles querendo ou não. Esse cara aí é um babaca por chamar o Neymar de egoísta. Também não conheço ele, não quero saber dele."

A contusão de Richarlison. Na mesma panturilha esquerda, que o tirou de campo por dois meses
A contusão de Richarlison. Na mesma panturilha esquerda, que o tirou de campo por dois meses A contusão de Richarlison. Na mesma panturilha esquerda, que o tirou de campo por dois meses

Richarlison fez rir, riu.

Disse que não viu muita diferença entre o Catar e o Rio, por conta do "calor", driblando espertamente os graves problemas sociais de Doha. Muito participativo nas redes sociais, ele disse que encamparia a causa que a CBF decidisse. 

Mas a principal questão ele trouxe decorada.

"Eu estou bem. Não estou 100%, estou 200%. Acho que temos tudo para fazer um início de Copa muito bem."

Mas a verdade é que o jogador teve de enfrentar um susto muito grande. Ao sofrer uma distensão na panturilha esquerda, no Tottenham. Essa mesma contusão levou dois meses para ser curada em 2021. 

Ele chorou, acreditou, em um primeiro momento, que havia perdido a Copa. Mas foi apenas um susto. Foram 20 dias de tratamento intensivo e a recuperação.

Será o titular na Copa.

O homem de movimentação na frente. 

Tite precisa da recuperação, da força dos seus arranques, da explosão muscular para definir as jogadas criadas por Neymar, Raphinha, Vinicius Júnior.

Fazendo piada, brincando, protegendo os jogadores mais jovens, Richarlison tem passado muita confiança.

Mas, discretamente, o departamento médico da Seleção tem acompanhado o jogador no dia a dia. Há muito medo de sua panturilha esquerda.

Por mais que Pedro seja artilheiro e jogador de definição.

Ele quer um jogador veloz, capaz de trocar de posição tanto com Neymar quanto Raphinha, pelos lados do campo.

E ele se chama Richarlison...

De Willie a La'eeb: relembre mascotes das Copas do Mundo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.