Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Palmeiras faz melhor campanha e o Flamengo se salva na Libertadores

Os times brasileiros não têm do que reclamar. De oito participantes, apenas São Paulo e Atlético Mineiro estão eliminados.

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

O Palmeiras jogou feio, mas foi pragmático. Acabou como a melhor campanha
O Palmeiras jogou feio, mas foi pragmático. Acabou como a melhor campanha O Palmeiras jogou feio, mas foi pragmático. Acabou como a melhor campanha

São Paulo, Brasil

"Nós tínhamos três objetivos: classificar, classificar em primeiro, e ser o melhor no geral para definirmos sempre em casa até a final. Hoje, nos vimos um Ajax abrindo 2 a 0 contra o Tottenham, e o futebol bonito do Ajax perdeu.

De repente, se eles estivessem mudado o sistema de jogo, e parassem de fazer um futebol bonito, e sim, um futebol tático, recuassem um pouquinho mais [...]

Porque faz parte, no futebol, depois que você abre vantagem, recuar e sair no contra-ataque. Fizemos 1 a 0 e soubemos nos defender."

Publicidade

Esta a explicação surreal de Felipe Melo sobre a vitória do Palmeiras sobre o San Lorenzo por 1 a 0, gol de Gustavo Scarpa, em uma partida desanimadora, tamanho o desinteresse dos times, já classificados para as oitavas da Libertadores, ontem à noite na arena palmeirense.

"Vocês tem que analisar o que outro time propôs. O outro time tinha cinco zagueiros. Os jogadores tudo jogando do meio para trás. O que faltou foi um pouco de espaço e criatividade.

Publicidade

Mas, dificilmente, quando se joga contra essas equipes, vamos encontras espaços para organizar tudo o que quer. Eram oito jogadores do meio para trás, e dificultava muito.

Tivemos três oportunidades e fizemos um gol", disse Luiz Felipe Scolari, repasse a feiura do jogo ao rival argentino.

Publicidade

Felipão não queria se aprofundar, demonstrar.

Mas ele estava muito contente.

A sorte bafejou o Palmeiras.

O improvável aconteceu.

O Cruzeiro perdeu para o Emelec em pleno Mineirão por 2 a 1.

Com o resultado, o time de Scolari ficou com a melhor campanha na fase de grupos da Libertadores.

O que significa?

Que o Palmeiras terá o direito de jogar em casa todas as partidas eliminatórias da Libertadores. A primeira, na casa do adversário.

Menos a final, marcada para Santiago do Chile, dia 23 de novembro.

Era algo que Felipão e seus atletas queriam.

A última rodada da fase de grupos está sendo amplamente favorável aos brasileiros. 

O Flamengo conseguiu segurar o 0 a 0 contra o Peñarol, no Uruguai, e está classificado. Quase Pará sabota o time, sendo expulso aos 19 minutos do segundo tempo. 

Everton Ribeiro um dos melhores do Flamengo. Time carioca se salvou
Everton Ribeiro um dos melhores do Flamengo. Time carioca se salvou Everton Ribeiro um dos melhores do Flamengo. Time carioca se salvou

O domínio que era brasileiro, com direito a perder vários gols, virou um sufoco, com os uruguaios tomando a posse de bola e tentando marcar de qualquer maneira, para não serem eliminados. Só que o time se mostrou fraco demais.

Mesmo com dez, o Peñarol escapou da derrota, quando Vitinho, em um contragolpe veloz, ficou cara a cara com Dawson e chutou em cima do goleiro.

No final, o 0 a 0, classificação e o alívio de Abel Braga. 

Emprego mantido.

Outro grande resultado foi o do Grêmio.

O time que havia começado muito mal a Libertadores, se recuperou. E conseguiu a classificação vencendo em uma partida de 'vida ou morte', a Universidad Católica por 2 a 0, gols de Alisson e Thaciano, em Porto Alegre.

O time chileno não teve força e nem técnica para conseguir superar a competitiva equipe de Renato Gaúcho.

O grande detalhe dessa classificação é que o time terminou em segundo no grupo H.

Grêmio é o adversário temido pelos brasileiros no sorteio das oitavas
Grêmio é o adversário temido pelos brasileiros no sorteio das oitavas Grêmio é o adversário temido pelos brasileiros no sorteio das oitavas

E, no sorteio da próxima fase, ficará enfrentar um time brasileiro classificado em primeiro. Jogos importantes como contra o Internacional, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e, possivelmente, o Athletico Paranaense, se conseguir sair vivo da Bombonera, contra o Boca Juniors.

Dos brasileiros que começaram a competição, São Paulo e Atlético Mineiro estão eliminados.

Daí, o ótimo resultado nacional.

De oito equipes, seis estão nas oitavas de final.

Resultado do dinheiro.

O Brasil tem mais condições financeiras que os rivais...

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.