Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maior vitória na noite de confrontos foi do Grêmio, de Felipão

Tricolor venceu a LDU, na altitude de Quito, pelas oitavas, na Sul-Americana.  Na Libertadores, o Flu ganhou do fraco Cerro Porteño. O Atlético empatou com o Boca. E o São Paulo ficou no 1 a 1, no Morumbi, contra o Racing

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

O Grêmio, de Felipão, conseguiu o grande resultado da terça-feira da volta do futebol sul-americano
O Grêmio, de Felipão, conseguiu o grande resultado da terça-feira da volta do futebol sul-americano O Grêmio, de Felipão, conseguiu o grande resultado da terça-feira da volta do futebol sul-americano

São Paulo, Brasil

A Sul-Americana e a Libertadores voltaram.

E o balanço dos quatro brasileiros envolvidos na primeira partida das oitavas-de-final foi favorável. 

Com destaque todo especial para um senhor de 72 anos.

Publicidade

Felipão.

Ele foi o responsável pelo melhor, e inesperado, resultado. Depois de nove partidas, o Grêmio voltou a vencer. Na altitude de 2.800 metros de Quito, Scolari pôde colocar em prática o que melhor aprendeu nos seus 39 anos como técnico: a montar uma equipe defensiva, competitiva, vibrante especialista em contragolpes.

Publicidade

E com grandes defesas do goleiro. Desta vez, Gabriel Chapecó. Léo Pereira marcou o desejado gol, depois de arrancada do recuperado Jean Pyerre.

A vitória por 1 a 0 contra a LDU, dá grande vantagem ao time gaúcho. 

Publicidade

A estratégia foi clara, muito bem executada. Ao contrário do que acontecia com os 'modernismos' sem rumo de Tiago Nunes, que levou o clube para a última colocação no Brasileiro.

"Foi importante vencer, mas o mais importante é ter um grupo com uma mentalidade que supera algumas dificuldades que estamos passando e que são grandes no momento. É o que estamos tentando, foi muito bom o resultado, mas temos um longo caminho para conseguirmos alguma coisa", disse Felipão.

Dois 11 titulares, apenas dois não saíram da base gremista, Bruno Cortez e Kanemman, o que mostra a filosofia econômica gremista.

Está claro que, se Felipão estivesse no lugar de Tiago Nunes, o Grêmio estaria disputando ainda a Libertadores. E não buscando compensação na Sul-Americana.

O Fluminense também não tem do que reclamar, pelo contrário até. 

Nenê comemora o primeiro gol do Fluminense, contra o enfraquecido Cerro Porteño
Nenê comemora o primeiro gol do Fluminense, contra o enfraquecido Cerro Porteño Nenê comemora o primeiro gol do Fluminense, contra o enfraquecido Cerro Porteño

Ganhou do Cerro Porteño de Arce, por 2 a 0, em Assunção. O time de Roger Machado segue sem perder fora de casa, nesta Libertadores. Futebol compacto, com muita objetividade no ataque.

Mas teve grande auxílio do VAR. Quando o jogo estava empatado em 0 a 0, no primeiro tempo, aos 40 minutos, Boselli, ex-Corinthians, marcou, em posição legal. Só que como o bandeira levantou a bandeira e o árbitro assinalou o impedimento, o VAR não pôde ser usado.

No segundo tempo, o Fluminense de jogadores técnicos e muito jogo coletivo, conseguiu. O eterno Nenê e Egídio marcaram. Nos 15 minutos do segundo tempo, a partida estava decidida. O Cerro Porteño perdeu muito potencial financeiro para ter um grande time.

O Atlético Mineiro foi até a Bombonera e conseguiu travar o Boca Juniors, enfraquecido. A imprensa argentina reclama muito do VAR, que anulou gol de Diego González. A alegação é que houve falta.

Mas na maior parte da partida, o Atlético teve o domínio do jogo. O Boca Juniors perdeu oito jogadores, da fase de grupo. O 0 a 0 foi uma desejável vantagem para o jogo decisivo, em Belo Horizonte. Mas se Cuca tivesse mais ambição, poderia ter vencido o confronto.

São Paulo perdido em campo. Mal distribuído em campo. Missão do Racing facilitada
São Paulo perdido em campo. Mal distribuído em campo. Missão do Racing facilitada São Paulo perdido em campo. Mal distribuído em campo. Missão do Racing facilitada

Já o São Paulo empatou com o Racing no Morumbi. 1 a 1, mas jogando muito mal. Tinha desfalques importantes, como Daniel Alves, Luciano, Miranda, só que a equipe de Hernán Crespo teve sérios problemas de criatividade. Por vezes cruzava a bola na área, sem ter um jogador mais adiantado. A falta de um homem de conclusão também pesou.

O resultado é ruim, porque o time paulista terá de vencer na Argentina. E não está mostrando futebol confiável. É incrível o quanto se desdobrar para ganhar o Paulista afetou o elenco.

A noite foi animadora para o Fluminense.

Mas empolgante ao Grêmio, de Felipão...

Federer de fora! Veja atletas que não estarão nos Jogos Olímpicos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.