Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Barça quer volta de Neymar, por vê-lo como sucessor de Messi"

Cristina Cubero, uma das principais jornalistas espanholas, desvenda. O motivo da obsessão do Barcelona por Neymar. E de Neymar pelo Barcelona

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

"Neymar e Barcelona perderam com a ida do brasileiro para o Paris Saint-Germain"
"Neymar e Barcelona perderam com a ida do brasileiro para o Paris Saint-Germain" "Neymar e Barcelona perderam com a ida do brasileiro para o Paris Saint-Germain"

São Paulo, Brasil

O Mundo Deportivo é uma referência na Espanha. 

Jornal catalão que respira o Barcelona.

Informações de bastidores, entrevistas exclusivas, matérias opinativas marcantes, que repercutem mundialmente.

Publicidade

Cristina Cubero Alcaide trabalha no Mundo Deportivo há 33 anos. Já cobriu sete Copas do Mundo, cinco Olimpíadas, seis Eurocopas, nove finais de Champions.

É subdiretora do jornal.

Publicidade

Leia também

E Cristina tem uma relação muito próxima com o Brasil. Acompanhou Romário, Ronaldo, Ronaldinho e Neymar no dia-a-dia na Catalunha. A relação é tão próxima que costuma cobrir a Seleção nos Mundiais.

Desde que Neymar sênior negociou em silêncio com o PSG e levou seu filho para o PSG, em 2017, se comenta sobre o seu retorno ao Barcelona. 

Publicidade

No último ano, a situação cresceu de maneira intensa. Messi desejaria o companheiro de volta. E Neymar tão empolgado em voltar que, colocaria dinheiro do próprio bolso para deixar Paris e retornar à Catalunha.

Mesmo com a pandemia, essa negociação é a mais comentada, a mais provável, quando for aberta a janela de verão europeu.

Que fixação é essa? 

Cristina Cubero pode ajudar a traduzir a estranha relação.

Por que essa obsessão do Barcelona pela volta do Neymar?

O Barcelona considera que o Neymar é o sucessor do Messi. Que será o jogador mais importante da próxima década. Que não tomou uma boa decisão indo para o Paris Saint-Germain. Mas que poderá contribuir para o sucesso do Barcelona por, pelo menos, nos próximos cinco anos.

Essa insistência em contratá-lo de volta é um pedido do Messi?

Messi o considera imprescindível. Porque ele se sente muito sozinho. Juntos fizeram partidas incríveis. Ter Neymar de volta será uma libertação. Messi, Neymar e Suárez têm um grupo de whatsapp e conversam sempre. A relação dos três é muito boa dentro e fora de campo.

A decepção com Griezmann colabora com o desejo por Neymar?

O primeiro ano de Griezmann não foi tão excelente como nós (imprensa espanhola) acreditávamos. Mas no Barcelona se acredita muito ainda no Griezmann. Não é Griezmann ou Neymar. Os dois podem se complementar. 

"O primeiro ano de Griezmann não foi excelente como acreditávamos"
"O primeiro ano de Griezmann não foi excelente como acreditávamos" "O primeiro ano de Griezmann não foi excelente como acreditávamos"

Mas como Neymar pode voltar se há uma briga judicial com o Barcelona?

Para o Neymar voltar, ele tem de retirar os processos contra os dirigentes do Barcelona (são três). Pede dinheiro da renovação de contrato que não recebeu. Essa condição é imprescindível para ele voltar.

Não ficou uma mágoa na torcida e na diretoria do Barcelona, pela maneira com que ele deixou o clube?

Óbvio que ninguém ficou feliz. Porque Neymar acabou ficando como um traidor, que preferiu o dinheiro à grandeza do Barcelona. Mas já se passaram três anos e é mais importante a gente entender o que necessita o time, o que precisa Messi que o rancor.

Veja mais: Ele foi vítima de uma das primeiras 'fake news' em Copas; saiba qual

Porque é verdade que Neymar saiu mal do clube. Mas deixou no caixa 222 milhões de euros. Ele já reconheceu que não teria de ter abandonado o Barcelona, que foi muito feliz aqui. Volta aqui quase todos os meses. Se sente muito bem aqui.

A imprensa catalã insiste que a chance de retorno de Neymar é enorme na próxima janela. A francesa nega. É um reflexo evidente da postura do Barcelona e do PSG, que não quer a negociação?

Nós (imprensa catalã) acreditamos que o destino do Neymar é voltar ao Barcelona. Neste verão, com a crise do coronavírus é muito mais complicado. O clube está perdendo 80 milhões de euros, cerca de R$ 504 milhões, a cada mês com a pandemia. Se não fosse o coronavírus, o negócio sairia agora. Mas talvez fique para o próximo ano, quando faltar apenas um ano para terminar seu contrato. Mas acreditamos: o destino do Neymar é o Barcelona.

"A vida do Neymar está exposta. O Barcelona sabe lidar com brasileiros"
"A vida do Neymar está exposta. O Barcelona sabe lidar com brasileiros" "A vida do Neymar está exposta. O Barcelona sabe lidar com brasileiros"

O atual comportamento fora de campo do Neymar não se choca com os valores do Barcelona?

O problema do Neymar é que passou a ter a vida muito exposta desde que saiu do Barcelona. Tudo o que acontece, as pessoas sabem. O Barcelona já teve Romário, Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo. E sabe muito bem como tratar os brasileiros. ( No Barcelona, a vida pessoal não é exposta. O clube tem uma 'cartilha' que exige discrição dos seus contratados. Com direito à multa e até rescisão.

Duas fraturas no mesmo quinto metatarso direito, 28 anos. Multimilionário. Neymar perde tempo na França?

Desde que saiu do Barcelona só aconteceu coisas más. Fraturas, foi jogar em uma liga menor, como a francesa. Ele já tem 28 anos, mas ainda tem cinco anos de bom futebol. Que serão muito útil não só para o Barcelona como também para a Seleção Brasileira.

Os fracassos de Neymar com a Seleção, as simulações na Rússia, as confusões, como agressão a um torcedor, não desgastaram sua imagem na Espanha?

O Mundial da Rússia foi ruim para o Neymar, é verdade. Mas também foi ruim para a Seleção Espanhola. Neymar não chegou com a cabeça boa para a Copa. Se equivocou. Quis ser outra pessoa. Ele tem de ser alegre dentro do campo.

Veja mais: Ex-Real Madrid é detido em operação contra o tráfico de drogas

Eu acredito que ele não é feliz no Paris Saint-Germain. Ele era muito feliz com o Messi. O Barcelona possibilitava que ele jogasse alegre. Se ele redescobre essa alegria no Barcelona será muito bom para ele e para a Seleçao Brasileira.

"Neymar quis ser outra pessoa no Mundial da Rússia. Não estava feliz"
"Neymar quis ser outra pessoa no Mundial da Rússia. Não estava feliz" "Neymar quis ser outra pessoa no Mundial da Rússia. Não estava feliz"

Quem perdeu mais com o rompimento? Neymar ou o Barcelona?

Muito difícil responder. Perderam os dois. Neymar perdeu muito porque foi para uma liga menor. Perdeu a possibilidade de estar entre os melhores do mundo. Se tivesse ficado no Barcelona estaria entre os três melhores do mundo todos os anos. Ele caiu nas avaliações. Está fora de tudo.

Cristina Cubero entrevista Messi para o Mundo Deportivo
Cristina Cubero entrevista Messi para o Mundo Deportivo Cristina Cubero entrevista Messi para o Mundo Deportivo

O Neymar perdeu muito. Mas também o Barcelona. Messi ficou sozinho. Como nas partidas contra a Roma (eliminação na Champions de 2017/2018) e contra o Liverpool (eliminação da Champions 2018/2019).

Se Neymar estivesse, tudo poderia ter sido muito melhor para o Barcelona nestes anos.

Com a ida para o PSG perderam os dois...

Curta a página do R7 Esportes no Facebook

Quem são as 'moedas de troca' para o Barcelona tirar Neymar do PSG?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.