Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Neymar rouba todas as atenções. Já é o personagem da Copa da Rússia

Midiático, o atacante chama mais atenção do que Messi e Cristiano Ronaldo. Estimula o leilão entre Real e PSG. Estrela do time, vai ter Bruna Marquezine nas folgas

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Neymar já é o grande personagem, antes mesmo da Copa do Mundo começar
Neymar já é o grande personagem, antes mesmo da Copa do Mundo começar Neymar já é o grande personagem, antes mesmo da Copa do Mundo começar

Não adianta.

Neymar será o grande catalizador de notícias no Brasil.

Curta a página R7 Esportes no Facebook

Na falta de contato direto com o jogador, valem as observações dos mais de 300 jornalistas que acompanharão a Seleção na Copa. Desde as caretas que faz ao colocar as chuteiras, à visita de membros da direção do Real Madrid, no amistoso contra a Croácia, ida repentina do novo treinador do PSG à concentração brasileira, até à campanha sensual que fez com sua namorada, a atriz Bruna Marquezine.

Publicidade

Neymar é sinônimo de notícia a ser consumida.

E ele alimenta essa voracidade midiática.

Publicidade

Ele deveria dar entrevista pouco antes da estreia do Brasil no Mundial, daqui nove dias, contra a Suíça. Mas ele se aproveitou do embarque do time para o período de preparação na Inglaterra, na sede da CBF, quando havia cerca de 100 jornalistas,e se livrou dessa obrigação.

Não estava previsto entre os jogadores escolhidos pela assessoria de imprensa, que controla as entrevistas da Seleção. Neymar quebrou o script. E ainda foi esperto. Posou ao lado do réplica da troféu da Copa do Mundo, conquistada em 2002. 

Publicidade

Sabia que suas frases superficiais estariam nas manchetes. Mas, narcisista, ele queria a sua foto que postou no Instagram, dizendo que iria em busca do troféu que representaria o hexa. Acertou em cheio, o mundo todo publicou a imagem que cuidadosamente posou para o fotógrafo oficial da CBF.

Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes

Como terceiro melhor jogador do mundo, Neymar capitalizou os olhares, os textos e as imagens em cada treino. Sempre entrando em último para os treinamentos e com um detalhe diferente no uniforme, truque que aprendeu com Ronaldo Fenômeno, que tinha aprendido com Romário. 

Leia também

Os dez anos na alça de mira dos fotógrafos e câmeras ensinaram o que fazer e o que não fazer. Naturalidade, só quando Tite fecha os treinos. E aí, costuma cobrar, orientar os companheiros. Trocar ideias com o técnico. A passagem pelo Barcelona foi fundamental para começar a valorizar a parte tática do jogo, que detestava no Brasil.

E um jogador tem sido o alvo de muitas conversas reservadas da estrela do PSG. Philippe Coutinho. Companheiros desde os tempos de garotos na Seleção, Neymar estrela mirim do Santos e Coutinho, mimado candidato a ídolo pelo Vasco. Os dois são muito próximos. E desde há muito se acostumaram a coordenar a movimentação pelo campo. Ambos são habilidosos, destros e adoram atacar pela esquerda, para driblar e procurar chutar a gol pelo meio.

Tite não só dá essa liberdade, como estimula.

A parceria desde os tempos de meninos
A parceria desde os tempos de meninos A parceria desde os tempos de meninos

Pelo talento e antropofagia mercadológica, os dois são os jogadores mais caros do futebol mundial, : Neymar (222 milhões de euros, em valores de hoje, R$ 1 bilhão) e Coutinho (160 milhões, R$ 731 milhões). E está depositada na dupla as principais jogadas de ataque, que deverão acabar em arremate dos dois ou conclusão de Gabriel Jesus.

Veja a tabela completa da Copa do Mundo 2018

Com a confirmação de que, depois de 109 dias, começará uma partida, justo o último amistoso antes da Copa, contra a Áustria, no domingo, é a certeza de reboliço entre os jornalistas que estão acompanhando a Seleção na Europa.

Tite detestou a movimentação do time no primeiro tempo contra a Croácia, quando o Brasil foi subjulgado. Não conseguia sair do seu campo. Casemiro, Fernandinho e Paulinho não são especialistas na saída de bola. Na segunda etapa, com a entrada de Neymar, tudo mudou. Além de a Seleção ficar mais ofensiva, ele marcou o primeiro gol e desorientou o sistema de marcação croata.

Por isso, a Seleção jogará com o time que Tite considera ideal para começar o Mundial. Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Paulinho, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

Neymar terá liberdade de flutuar na intermediária adversária e trocar de posição com Philippe Coutinho e Willian, que vive excelente fase. O camisa 10 do PSG só deverá jogar entre 45 e 60 minutos. Por estar sem ritmo, depois de três meses parado. O importante é que tem deixado claro nos treinamentos que está superando o medo nas divididas, comum para atletas com fraturas no pé.

Veja os horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo

Fora do campo, Neymar tem estimulado os rumores que dão conta que possa ir para o Real Madrid. Ele simplesmente se nega a garantir que continuará no PSG. Essa postura dúbia que fez o novo técnico alemão Thomas Tuchel ir até a Inglaterra. Para se encontrar com o jogador e tentar garantir sua sequência em Paris, para a próxima temporada. E, de novo, fazer de tudo para tentar conquistar a Champions League.

O alemão Thomas Tuchel foi até a Inglaterra para tentar convencer Neymar a ficar
O alemão Thomas Tuchel foi até a Inglaterra para tentar convencer Neymar a ficar O alemão Thomas Tuchel foi até a Inglaterra para tentar convencer Neymar a ficar

Jornalistas espanhóis garantem que não será fácil. A incerteza que domina o clube com a saída de Zidane e a busca do novo treinador, que pode ser o ex-jogado Guti, só aumentou com a declaração de Marcelo, ontem.

"Cristiano Ronaldo não é dono do Real Madrid. Se o presidente quiser contratar alguém, o presidente vai contratar. Mas porque Cristiano Ronaldo está não pode vir Neymar? Todo o vestiário do Real quer que Cristiano fique. E Neymar tem sempre as portas abertas no Real Madrid", garantiu o lateral, deixando claro que deseja o reforço.

Neymar, de propósito, não se posiciona.

Ele que já deixou o Barcelona pelo PSG, pode forçar sua ida ao Real Madrid. 

Ninguém estranharia.

Neymar e Bruna em campanha publicitária. Às vésperas da Copa do Mundo
Neymar e Bruna em campanha publicitária. Às vésperas da Copa do Mundo Neymar e Bruna em campanha publicitária. Às vésperas da Copa do Mundo

E já está confirmado que sua namorada, Bruna Marquezine estará na Rússia.

Tite autorizou que os jogadores levassem seus parentes e o instalassem perto da concentração brasileira. Estão previstas folgas no período da Copa do Mundo. E Bruna estará com Neymar, o que é garantia de fotos pelo mundo todo.

Você conhece as bandeiras dos países da Copa?

Ao mesmo tempo, no Brasil e no mundo, começam as inúmeras campanhas publicitárias envolvendo a Copa. E Neymar é um dos atletas mais concorridos, ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo.

Na França, o cartunista Maurício de Souza lança três gibis com histórias em quadrinhos do atacante.

Gibi na França. Popularidade
Gibi na França. Popularidade Gibi na França. Popularidade

Mesmo que o Brasil não seja campeão, há a garantia de que sua popularidade não para de crescer. Assim como sua conta bancária.

Neymar já é o grande personagem do Mundial na Rússia...

Até na guerra? Neymar improvisa futebol em jogo e Alisson é servido

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.