Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Portela perde para lenda francesa e fica sem medalha no Mundial

|

A brasileira Maria Portela ficou de fora do pódio da categoria até 70 kg do Mundial de Judô do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira no Maracanãzinho, ao ser derrotada na repescagem para a francesa Lucie Decosse, tricampeã mundial e atual campeã olímpica.

A luta foi muita travada, com ambas as judocas levando três 'shidos' no tempo normal, só sendo decidida no 'Golden Score', a prorrogação do judô.

Visivelmente exausta depois de mais de sete minutos de luta, a gaúcha de 25 anos foi derrubada por um soto gari (golpe com o qual a judoca desequilibra a perna da adversária com a própria perna), o que valeu um ippon para a francesa.

"A Decosse é uma das atletas mais fortes, fico feliz sim de ter feito uma luta parelha com ela. Você pode ver que ela cansou depois de lutar por quase 9 minutos comigo, e só ganhou num pequeno detalhe. Mas é por isso que eu amo o judô", declarou a brasileira após a luta.

Publicidade

Aos 32 anos, Decosse, uma das judocas mais vitoriosas da história do esporte, disputará sua última luta diante da sul-coreana Seongyeon Kim, com a possibilidade de se aposentar com uma medalha de bronze.

Nas quartas de final, Maria Portela havia sido derrotada por outra sul-coreana, Hwang Ye-Sul, que também disputará o bronze, com a holandesa Kim Polling, número um do mundo.

Publicidade

Numa luta muita truncada, Maria teve dificuldade para encaixar um golpe contra a bem mais alta sul-coreana, que venceu com um yuko a 40 segundos do fim do combate.

Em sua estreia na competição, a gaúcha de 25 anos superou a dinamarquesa Emilie Sook graças a um wazari faltando um minuto e meio para o fim do combate.

Publicidade

Mesmo com a boa vantagem no placar, Maria se mostrou muito agressiva e não deu chances à adversária, que acabou levando 3 shidos (punições) por falta de combatividade.

Na segunda luta, a brasileira eliminou a cazaque Dinara Kudarova numa luta muita dura, na qual precisou virar o placar após sofrer um wazari a dois minutos do fim.

Após o golpe, Maria foi pra cima da cazaque sabendo da urgência do momento e, apenas 15 segundos depois, conseguiu encaixar um lindo golpe que contou como um wazari, seguido de ippon por imobilização.

am/lg

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.