Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Palmeiras enfrenta Bragantino no duelo dos técnicos mais longevos do Brasileirão

|

Abel Ferreira e Mauricio Barbieri são os técnicos mais longevos do Campeonato Brasileiro. Comandando Palmeiras (há 18 meses) e Red Bull Bragantino (há 20 meses), respectivamente, os dois treinadores voltam a se enfrentar, neste sábado, às 16h30, no Allianz Parque, pela 6ª rodada do torneio nacional. Para além das estatísticas e curiosidades em comum, Abel e Barbieri guardam diferenças táticas que tornam cada encontro uma oportunidade de confronto de ideias e bom futebol.

A comissão técnica portuguesa desembarcou no Brasil em novembro de 2020 e fez sua estreia no comando do Palmeiras justamente em um duelo com o Red Bull Bragantino, em partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O lado alviverde venceu, por 1 a 0, e avançou rumo ao quarto troféu do torneio mata-mata.

Dois meses antes, em setembro de 2020, foi Maurício Barbieri quem fez sua partida inaugural à frente do Red Bull Bragantino. O adversário? O Palmeiras, treinado até então por Vanderlei Luxemburgo. Aquele jogo pelo Brasileirão terminou com triunfo palestrino em Bragança Paulista, por 2 a 1.

Ao lado do Corinthians, o Red Bull Bragantino é o segundo time que Abel Ferreira mais enfrentou em sua jornada no Palmeiras. Foram sete partidas. Só o São Paulo foi adversário mais frequente, com 11 duelos. Nesses sete encontros, Abel saiu vitorioso em quatro oportunidades. Os times também empataram uma vez. A equipe de Bragança Paulista ganhou outros dois jogos.

Publicidade

Uma dessas vitórias do Red Bull Bragantino sobre o Palmeiras foi no reencontro da torcida palestrina com o time após quase dois anos afastados por causa da pandemia de covid-19. No Allianz Parque, a derrota por 4 a 2 aumentou o volume das cornetas, à época. Por isso, o jogo deste sábado é tratado como uma grande oportunidade do time iniciar uma arrancada e evitar críticas dos palmeirenses pelo mau desempenho nos campeonatos nacionais.

Observador do futebol que é, Abel Ferreira sempre que pode faz elogios ao trabalho de Barbieri no Red Bull Bragantino. Desde a primeira temporada no futebol brasileiro, o comandante português ressalta as virtudes do jogo de posição do Bragantino e diz que Barbieri é um dos melhores técnicos do País.

Publicidade

"O Brasil tem bons treinadores, não sei se tem bons dirigentes. Quando disserem que aqui não há bons treinadores, vou dizer: 'só se não estiverem atentos'. O Barbieri é um bom treinador, assim como sua equipe", destacou Abel após o último jogo entre os times, na semifinal do Paulistão 2022.

Apesar de apenas três pontos separarem Palmeiras e Red Bull Bragantino na tabela de classificação do Brasileirão, as equipes vivem momentos distintos na competição. O time alviverde ainda não conseguiu deslanchar e só obteve uma vitória nos primeiros cinco jogos. Já a equipe do interior pode assumir a vice-liderança ao término da rodada.

No último domingo, o Palmeiras ficou no 1 a 1 com o Fluminense, em casa, e perdeu a chance de somar importantes pontos. O Bragantino fez um confronto direto pela liderança do Brasileirão com o Corinthians, mas perdeu por 1 a 0. Diante do Atlético-MG, no meio de semana, um empate atrapalhou as ambições da equipe.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.